segunda-feira, 3 de março de 2014

Efeitos e medidas em relação à matéria particulada 2,5



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Este ano, no Japão, há, mais uma vez preocupação crescente com o poluente do ar matéria particulada 2,5 - ou PM 2,5 - que chega da China por mar. Na semana passada, dez governos municipais emitiram alerta diante da concentração das minúsculas partículas na atmosfera. Neste Comentário, o professor Shiro Hatakeyama, da Escola de Pós-graduação em Agricultura, da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, fala do impacto das PM 2,5 e das medidas que são tomadas a este respeito. Hatakeyama realiza estudos sobre as partículas com a colaboração de pesquisadores chineses.

- Por que as matérias particuladas 2,5 se originam na China e qual a situação atual deste poluentes?

"Penso que o mecanismo ocasionador das PM 2,5 na China seja quase idêntico à neblina letal que poluía antigamente o ar de Londres. Na capital britânica, carvão era usado em calefação. O gás resultante do processo poluía a atmosfera. O smog londrino eram causado por reações químicas entre o dióxido de enxofre e outros elementos contidos no gás. Quanto à China, o gás emitido pela queima de carvão em calefação e nas fábricas é uma das causas importantes das PM 2,5. Outro fator é a emissão, por veículos, de gás com alto teor de dióxido de enxofre. Atribui-se a causa à gasolina pouco refinada.

Este ano não deverá haver grandes mudanças quanto ao volume efetivo de poluentes do ar. Contudo, dependendo das condições climáticas, haverá uma tendência de aumento do volume. O frio extremo é uma das razões. Quando o solo é aquecido, o fenômeno da convecção - ou propagação - ajuda a dispersar os poluentes para níveis superiores da atmosfera. Quando se resfria o solo, a convecção não ocorre, ou seja, os poluentes se concentram em níveis inferiores. Outro fator é a velocidade dos ventos. É necessário haver cautela em relação a altas concentrações de PM 2,5, que deverão ser observadas mais ou menos até por volta de maio."

- Até que ponto serão observados os efeitos dos poluentes?

"No Japão e regiões próximas, sistemas migratórios de alta e baixa pressão deslocam-se de oeste para leste. Assim, altos níveis de PM 2,5 tendem a ser trazidos por ventos que sopram da China em direção ao Japão. Até mesmo leves deslocamentos de ar podem afetar com rapidez a Coreia do Sul, que fica mais perto da China."

- Que medidas são necessárias para o combate das matérias particuladas 2,5?

"Teme-se que o problema seja persistente enquanto a China permanecer com sua grande dependência do carvão. Uma diretriz do governo chinês prevê uma redução desta dependência para 65%. No entanto, o índice atual é de aproximadamente 67% e, assim, não se pode ter grandes expectativas em relação a esta diretriz. Espera-se que a China venha a tomar medidas para uma mudança para fontes limpas de energia."


0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...