segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Talibã Paquistanês escolhe comandante linha-dura como novo líder



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O maior grupo extremista islâmico do Paquistão selecionou um comandante de linha-dura como seu novo líder.

O conselho de liderança do grupo Talibã Paquistanês escolheu, na quinta-feira, Mulah Fazlullah como seu novo chefe.

Sua indicação ocorreu após o ex-líder do grupo ter sido assassinado em um ataque de um drone dos Estados Unidos no início deste mês, um pouco antes do início das conversações de paz com o governo paquistanês.

Fazlullah é conhecido como um membro particularmente linha-dura do grupo. Ele colocou parte da região noroeste do Paquistão sob controle, de fato, do Talibã, por dois anos, desde 2007. Durante o período, ele proibiu as mulheres de saírem e, supostamente matou seus oponentes.

Ainda segundo informes, Fazlullah é tido como o mentor do ataque a tiros, no ano passado, contra Malala Yousafzai, uma adolescente que faz campanha pelos direitos das mulheres receberem educação.

O governo do Paquistão espera continuar com o processo de paz com o referido grupo Talibã. Contudo, alguns especialistas dizem que as conversações se deparam com dificuldades uma vez que Fazlullah estaria relutante em realizar as negociações.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...