segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Economia japonesa registra crescimento pelo quarto trimestre consecutivo



Por Uehara Yuu Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A economia do Japão cresceu no período de julho a setembro pelo quarto trimestre consecutivo. No entanto, o crescimento foi menor do que o registrado no trimestre anterior.

Índices preliminares divulgados pelo Escritório do Gabinete japonês, na quinta-feira, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do país subiu 0,5% em termos reais, em relação ao trimestre anterior. Isso significa um crescimento de 1,9% em termos anualizados.

Porém, o ritmo de expansão desacelerou em comparação aos 3,8%, em termos anualizados, no período de abril a junho.

Os investimentos públicos tiveram um crescimento de 6,5%, resultante do robusto orçamento suplementar compilado como parte do pacote de estímulo econômico do primeiro-ministro Shinzo Abe.

Já os investimentos imobiliários subiram 2,7% devido, sobretudo, à elevada demanda em antecipação ao aumento do imposto sobre o consumo, a partir de abril do próximo ano. Os gastos de capital, por sua vez, cresceram 0,2%.

Os gastos pessoais, que têm sido uma das forças-motrizes por trás da recente expansão, acabaram se enfraquecendo e registraram uma elevação de somente 0,1%.

As exportações, por sua vez, tiveram uma queda de 0,6% devido, principalmente, à desaceleração das economias emergentes da Ásia.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...