Por Uehara Yuu
fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O governador da província japonesa de Okinawa, situada no sudoeste do país, falou sobre a questão da transferência de uma base militar americana na província, num simpósio realizado em Washington.
O governador Hirokazu Nakaima, falou, na terça-feira, em dito simpósio, organizado pelo governo de Okinawa. Esta é a primeira vez que o governo daquela província patrocina um evento sobre o assunto na capital americana. Cerca de 100 pesquisadores americanos e pessoas do setor militar estiveram presentes.
Os tópicos incluíam a questão de segurança em volta de Okinawa e a planejada transferência da Base de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, para outro local dentro de Okinawa.
Nakaima alegou que a transferência da base aérea para outro local dentro da província, segundo o atual acordo nipo-americano, levaria tempo, por causa da forte oposição vinda da população local.
Ele sugeriu que uma solução mais rápida seria transferir a base para fora da província de Okinawa, e fora das principais ilhas do arquipélago japonês, onde existam um certo número de aeroportos.
Um comentarista americano no simpósio concordou que o atual plano de transferência é um passo difícil de ser implementado, levando-se em conta a situação política local. Outro especialista disse que o atual plano poderá não ser a única solução, mas ressaltou a importância de manter uma força de dissuasão contra a China e a Coreia do Norte no território japonês.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.