Por Uehara Yuu
fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Uma equipe liderada pelo Nobel japonês Shinya Yamanaka constatou que o primeiro protótipo de uma célula-tronco pluripotente induzida (iPS) foi criado apenas três meses após a etapa de planejamento.
Os detalhes da pesquisa de Yamanaka foram revelados em documentos obtidos pela NHK que não haviam sido divulgados antes por preocupações com direitos de propriedade intelectual.
Os resultados dos testes foram compilados por Kazutoshi Takahashi, investigador-chefe do Centro de Pesquisa e Aplicação de Células-tronco Pluripotentes Induzidas.
Segundo o documento, a equipe preparou o plano de reprogramação de células em junho de 2005. Escolheu então um grupo de 24 genes dentre os mais de 20 mil existentes em camundongos.
A equipe não observava nenhum desenvolvimento quando introduzia apenas um gene em células epidérmicas. Em agosto de 2005, criou, porém, os primeiros protótipos de células-tronco pluripotentes com o emprego de todos os 24 genes.
Em aproximdamente um mês, a equipe identificou quatro genes para completar a formação das células iPS. A descoberta rendeu a Yamanaka o Prêmio Nobel de Medicina deste ano.
domingo, 21 de outubro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cada ideias genial desses caras!
ResponderExcluirGenial mesmo! Interessante o post!
ResponderExcluira ciência evoluiu muito rápido nesses ultimos anos.
ResponderExcluir