Por Uehara Yuu
fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Uma companhia de energia elétrica do Japão anunciou que reiniciará a construção de uma usina nuclear. É a primeira medida do gênero a ser tomada desde o acidente nuclear do ano passado em Fukushima.
O presidente da empresa J-Power, Masayoshi Kitamura, anunciou segunda-feira a decisão a respeito das obras da usina nuclear de Oma, na província de Aomori.
Em sessão especial da Câmara Municipal de Oma, o dirigente declarou que a sua empresa decidiu reiniciar as obras após o recente esclarecimento feito pelo governo nacional a respeito de usinas já em construção. Os vereadores do município apoiaram a decisão.
Para explicar a sua decisão, a J-Power também enviou executivos à sede do governo municipal de Hakodate, que se opõe às obras. Localizada na Província de Hokkaido, a cidade dista cerca de 20 quilômetros do complexo.
O prefeito de Hakodate, Toshiki Kudo, disse aos executivos que a sua cidade não aceitará a decisão. O argumento é de que o projeto da usina nuclear de Oma recebeu aprovação do governo nacional com base em critérios estabelecidos anteriormente ao acidente de Fukushima. O prefeito afirmou a jornalistas que o governo municipal tomará medidas legais para fazer cessar a construção.
A companhia J-Power iniciou as obras da usina em 2008, mas interrompeu a construção após o acidente de Fukushima. Cerca de 40% das obras já estão concluídas.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.