Por Uehara Yuu
fonte:NHK World Press All Rights Reserved
A Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão adotou novas diretrizes para expandir as áreas de evacuação ao redor de usinas nucleares em caso de acidentes.
Acredita-se que o governo peça que as municipalidades sigam as diretrizes para a criação, até março do próximo ano, de planos para lidar com acidentes nucleares.
A autoridade nuclear finalizou a criação das regras depois de considerar a opinião de especialistas e de governos locais.
De acordo com as novas diretrizes, as áreas de evacuação em volta de usinas nucleares serão aumentadas dos atuais 10 para 30 quilômetros.
A autoridade nuclear planeja direcionar a medição de níveis de radiação durante acidentes e tomar a decisão de instruir as pessoas a tomarem ou não tabletes de iodo para evitar danos à tireoide.
No entanto, a agência adiou para o fim do ano algumas considerações relativas a vários assuntos que foram requisitadas por governos locais. Ela não decidiu sobre os níveis mínimos que requerem medidas de evacuação, o uso do sistema Speedi para a previsão da propagação de substâncias radioativas ou as áreas que já devem contar com estoques de tabletes de iodo.