cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Japão adota novas diretrizes nucleares


Por Uehara Yuu                         
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão adotou novas diretrizes para expandir as áreas de evacuação ao redor de usinas nucleares em caso de acidentes.

Acredita-se que o governo peça que as municipalidades sigam as diretrizes para a criação, até março do próximo ano, de planos para lidar com acidentes nucleares.

A autoridade nuclear finalizou a criação das regras depois de considerar a opinião de especialistas e de governos locais.

De acordo com as novas diretrizes, as áreas de evacuação em volta de usinas nucleares serão aumentadas dos atuais 10 para 30 quilômetros.

A autoridade nuclear planeja direcionar a medição de níveis de radiação durante acidentes e tomar a decisão de instruir as pessoas a tomarem ou não tabletes de iodo para evitar danos à tireoide.

No entanto, a agência adiou para o fim do ano algumas considerações relativas a vários assuntos que foram requisitadas por governos locais. Ela não decidiu sobre os níveis mínimos que requerem medidas de evacuação, o uso do sistema Speedi para a previsão da propagação de substâncias radioativas ou as áreas que já devem contar com estoques de tabletes de iodo.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hitachi vai comprar companhia de energia nuclear do Reino Unido

Por Uehara Yuu                         
fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A fabricante japonesa de eletrônicos Hitachi informou que vai comprar uma companhia de energia elétrica britânica para fortalecer seus negócios relacionados a usinas nucleares no exterior.

A Hitachi informou, na terça-feira, que vai comprar as ações da Horizon Nuclear Power pertencentes a duas companhias de energia da Alemanha no próximo mês por pouco mais de 1 bilhão de dólares.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cidade de Ginowan adota resolução protestando contra estupro de japonesa por marinheiros norte-americanos em Okinawa

Por Uehara Yuu                       
fonte:NHK World Press All Rights Reserved 


A cidade japonesa que hospeda a base aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos adotou uma resolução em protesto após dois membros das forças armadas norte-americanas terem sido detidos em razão do estupro de uma jovem japonesa.

A assembleia municipal de Ginowan, Okinawa, aprovou a resolução unanimemente na segunda-feira. A sessão de emergência foi realizada após a detenção de 2 membros da Marinha dos Estados Unidos no dia 16 de outubro.

A resolução em questão dispõe que a demanda de Okinawa por maior disciplina e mais medidas preventivas após os incidentes e acidentes criminais envolvendo militares americanos não surtiu efeito.

Na resolução, afirma-se que o recente incidente ocorreu em um momento em que os residentes da área estão expressando seu sentimento de raiva em relação ao posicionamento, contra a sua vontade, da aeronave de transporte Osprey em Futenma.

Também afirma-se que a raiva e a falta de confiança do povo de Okinawa em relação às forças armadas norte-americanas alcançaram o ponto máximo. 

A resolução clama os governos dos dois países a pedirem desculpas às vítimas, a tomarem medidas preventivas e a devolverem o local da base de Futenma ao povo de Okinawa.

A assembleia submeteu a resolução ao Consulado Geral dos Estados Unidos em Okinawa e ao Ministério da Defesa do Japão.

Falha geológica sob usina nuclear no oeste japonês pode não ser ativa

Por Uehara Yuu                        
fonte:NHK World Press All Rights Reserved 
A Companhia de Energia Elétrica de Kansai vai submeter seu relatório interino nesta semana, para esclarecer se a Usina Nuclear de Ooi está ou não localizada sobre uma falha geológica ativa.

O governo japonês ordenou que a empresa localizada no oeste do Japão conduza um estudo geológico a respeito da única usina nuclear do país em atividade. A usina de Ooi está localizada na província de Fukui. A empresa começou a fazer uma avaliação em agosto para determinar se uma fissura subterrânea sob a usina é ou não é uma falha ativa.

Ela deverá submeter seu relatório à Autoridade de Regulamentação Nuclear até quarta-feira. O relatório vai dizer que a falha subterrânea pode não ser uma falha ativa que resulte num terremoto.

Diretrizes nacionais proíbem a construção de instalações importantes de uma usina nuclear sobre uma falha ativa. A autoridade nuclear está planejando conduzir sua própria avaliação da usina de Ooi no dia 2 de novembro. Se a falha subterrânea for constatada como ativa, a usina poderá ser fechada.


Pesquisadores japoneses encontram novos depósitos de hidrato de metano próximo ao Japão

Por Uehara Yuu                       
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved 


Uma equipe japonesa de pesquisadores encontrou novos depósitos de uma prospectiva nova fonte de energia chamada hidrato de metano.

Hidratos de metano são estruturas de três dimensões formadas por lâminas de gelo que bloqueiam gás natural no seu interior. A descoberta foi feita no Mar do Japão e no Mar de Okhotsk, que fica no norte do Japão. A equipe afirma que é muito provável que os depósitos possam ser encontrados em áreas amplas no leito do mar.

domingo, 28 de outubro de 2012

Profissionais do setor privado ajudarão em reconstrução no Japão

Por Uehara Yuu                      
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O governo japonês pretende intensificar esforços para o envio de pessoal especializado do setor privado e ex-funcionários públicos para áreas que foram afetadas pela catástrofe do ano passado na região nordeste do Japão. O objetivo é auxiliar na reconstrução da região.

Governos de municípios das áreas afetadas sofrem de falta de pessoal especializado em engenharia civil e arquitetura com vistas à transferência de moradias para áreas mais elevadas e à readequação dos terrenos. Os governos municipais pediram ao governo nacional que despache mais pessoal, além do quadro que já atua na região.

O governo central planeja enviar pessoal especializado do setor privado, assim como ex-funcionários públicos, para compensar uma falta de aproximadamente 600 profissionais.

Pediu assim a governos provinciais que contratem pessoal em regime temporário.

Gastos para a contratação de funcionários temporários serão cobertos por repasses especiais para os governos municipais afetados pela catástrofe.

Governo japonês pretende revisar plano de pesquisas de terremotos


Por Uehara Yuu                      
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O Japão dará mais ênfase, em futuros estudos sísmicos, a registros históricos e características geológicas de megaterremotos já ocorridos.

Um grupo de especialistas formado pelo governo japonês para tratar de atividades sísmicas e vulcânicas preparou um texto preliminar que propõe uma revisão do plano de pesquisas até o ano fiscal de 2013.

Segundo o painel, contribuíram para a falta de previsão do megaterremoto de 11 de março de 2011 uma ênfase excessiva dada ao mecanismo dos terremotos e uma falta de estudos sobre evidências deixadas por terremotos passados.

O texto propõe a intensificação de pesquisas sobre características geológicas que são alteradas por terremotos e ao mesmo tempo de estudos de sedimentos deixados por maremotos no solo e na água, assim como do estudo de documentos antigos.

Além disso, pede a intensificação do monitoramento de terremotos e de mudanças da crosta terrestre no fundo do mar ao largo da costa japonesa do Oceano Pacífico, onde é provável a ocorrência de megaterremotos.

sábado, 27 de outubro de 2012

Criador de videogames japonês é condecorado na Espanha

Por Uehara Yuu                     
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Um conhecido criador de uma popular série de jogos eletrônicos foi condecorado na Espanha com o prêmio Príncipe das Astúrias para Comunicação e Humanidades deste ano.

Shigeru Miyamoto, diretor executivo da fabricante japonesa de jogos Nintendo, participou de uma cerimônia de entrega de prêmios na cidade de Oviedo, no norte da Espanha na sexta-feira. Ele criou uma grande variedade de jogos eletrônicos, inclusive o bastante popular Super Mario Bros. Muitos acreditam que ele é o pai da era moderna de videogames.

A Fundação Príncipe das Astúrias declarou que Miyamoto transformou o videogame em uma revolução social, criando um meio capaz de aproximar pessoas independente de sexo, idade e condição social ou cultural.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Companhias de energia elétrica do Japão devem adotar diversos cenários para evitar desastre nuclear


Por Uehara Yuu                    
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved 

A Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão irá analisar um escopo ainda maior de possíveis situações de grandes dificuldades ao revisar padrões de segurança para as usinas nucleares em todo o país.

As companhias de energia elétrica tinham elaborado, por iniciativa própria, medidas para lidar com acidentes de grande porte em usinas nucleares. Contudo, o acidente nuclear em Fukushima, no ano passado, deixou clara sua incapacidade de prever possíveis situações de catástrofe.

A Autoridade de Regulamentação Nuclear planeja fazer com que as companhias de energia elétrica adotem novos padrões de segurança.

O comitê iniciou uma reunião na quinta-feira com a participação de 5 especialistas para revisar os atuais padrões. As diretrizes anteriores tinham sido restritas aos terremotos e tsunami. As novas discussões são baseadas em padrões internacionais.

Os membros vão estudar vários tipos de sérios acidentes ou perigos, incluindo ataques terroristas, queda de aviões e atividades vulcânicas.

Um resumo da revisão será divulgado já no início de janeiro.


Novo trem oferece visão mais ampla da torre Tokyo Skytree

    


Por Uehara Yuu          
fonte:NHK World Press All Rights Reserved           


Uma companhia ferroviária em Tóquio introduziu um novo estilo de trem com o objetivo de oferecer a passageiros uma melhor visão da Tokyo Skytree, a torre de transmissão mais alta do mundo.

A empresa Tobu Railway é também responsável pela operação da torre de 634 metros de altura. A firma convidou as pessoas para participarem de uma corrida experimental na sexta-feira.

Os vagões dos trens têm janelas que se estendem até o teto. Alguns assentos estão voltados para a janela.

A Tobu está oferecendo o serviço no novo trem para reservas em grupo a partir de sábado. O mesmo irá operar como trem expresso nos finais de semana a partir de dezembro.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Funcionários de governo do Japão e dos EUA se reúnem após caso de estupro em Okinawa

Por Uehara Yuu                    
fonte:NHK World Press All Rights Reserved  


O Japão insistiu que os Estados Unidos precisam fazer mais do que impor um toque de recolher noturno a seus efetivos após o estupro de uma mulher japonesa em Okinawa.

A exigência foi feita por funcionários dos Ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros a suas contrapartes durante uma reunião da Comissão Conjunta Japão-Estados Unidos, na quinta-feira.

Dois efetivos da Marinha americana foram presos por terem  estuprado uma mulher em 16 de outubro. Desde então, as forças americanas impuseram um toque de recolher noturno para todos os seus efetivos militares no Japão.

Na reunião de quinta-feira, funcionários do governo japonês afirmaram que o incidente era extremamente lamentável e jamais deveria ter ocorrido.

Eles também pediram mais disciplina não somente por parte dos efetivos posicionados no Japão, mas também por aqueles que se encontram no país por curto tempo, como no caso dos dois homens presos.

O Japão pediu ainda que os Estados Unidos conduzam uma profunda revisão das suas regras no tocante às atividades das tropas que se encontram de folga.

Funcionários do governo americano, por sua vez, disseram que o incidente era indesculpável e que seria encarado muito seriamente.

Montadora japonesa Mitsubishi vai cortar exportação de carros novos para a China pela metade

Por Uehara Yuu                  
fonte:NHK World Press All Rights Reserved  


O presidente da Mitsubishi Motors, Osamu Masuko, afirmou que sua empresa vai reduzir pela metade o número de veículos novos que serão exportados para a China.

Masuko fez o anúncio na quinta-feira, durante o lançamento do novo modelo do utilitário esportivo Outlander.

Segundo o presidente da Mitsubishi, a empresa tomou essa decisão devido à piora nas relações sino-japonesas em decorrência da disputa pelas ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental. As ilhas em questão são controladas pelo Japão, mas são reivindicadas pela China e Taiwan.

Funcionários da Mitsubishi afirmaram que estava planejada a exportação de cerca de 3,5 mil unidades para a China. Porém, eles dizem agora que irão rever o volume de exportações futuras com base nas vendas.

A Mitsubishi não é única montadora japonesa a reduzir suas exportações para a China devido ao embate diplomático envolvendo os dois países.

No entanto, é a primeira fabricante a anunciar um grande corte na exportação de um novo modelo para a China. Normalmente, um novo modelo de veículo representa boas perspectivas de vendas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Membros da assembleia provincial de Okinawa exigem mudanças por parte das Forças Armadas dos EUA


Por Uehara Yuu                  
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved 


Membros da assembleia provincial de Okinawa visitaram o escritório do primeiro-ministro em Tóquio para apresentar uma lista de exigências, seguindo-se à prisão, na semana passada, de dois funcionários das Forças Armadas dos EUA acusados de estupro de uma cidadã japonesa.

Na quarta-feira, seis membros da assembleia provincial, liderados por Seiryo Arakaki, disseram ao vice-secretário-chefe do Gabinete, Tsuyoshi Saito, que o incidente da semana passada, que se seguiu ao posicionamento forçado de aeronaves de transporte Osprey na província, fez o rancor da população de Okinawa passar do limite.

O grupo defendeu uma disciplina mais rigorosa e uma revisão da educação sobre direitos humanos dentro das Forças Armadas dos EUA. Os membros também pediram que haja uma revisão do Acordo Nipo-americano sobre o Status das Forças, além de esforços mais ágeis para a reestruturação, diminuição e devolução das bases dos EUA em Okinawa.

O vice-secretário-chefe do Gabinete disse que recebeu as exigências de forma séria e que vai transmiti-las ao primeiro-ministro Yoshihiko Noda.

Governador de Okinawa pede que base militar americana seja transferida para outra província

Por Uehara Yuu                  
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved 


O governador da província japonesa de Okinawa, situada no sudoeste do país, falou sobre a questão da transferência de uma base militar americana na província, num simpósio realizado em Washington.

O governador Hirokazu Nakaima, falou, na terça-feira, em dito simpósio, organizado pelo governo de Okinawa. Esta é a primeira vez que o governo daquela província patrocina um evento sobre o assunto na capital americana. Cerca de 100 pesquisadores americanos e pessoas do setor militar estiveram presentes.

Os tópicos incluíam a questão de segurança em volta de Okinawa e a planejada transferência da Base de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, para outro local dentro de Okinawa.

Nakaima alegou que a transferência da base aérea para outro local dentro da província, segundo o atual acordo nipo-americano, levaria tempo, por causa da forte oposição vinda da população local.

Ele sugeriu que uma solução mais rápida seria transferir a base para fora da província de Okinawa, e fora das principais ilhas do arquipélago japonês, onde existam um certo número de aeroportos.

Um comentarista americano no simpósio concordou que o atual plano de transferência é um passo difícil de ser implementado, levando-se em conta a situação política local. Outro especialista disse que o atual plano poderá não ser a única solução, mas ressaltou a importância de manter uma força de dissuasão contra a China e a Coreia do Norte no território japonês.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Governador de Okinawa protesta formalmente contra abuso sexual de japonesa por servidores militares americanos

Por Uehara Yuu                 
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, protestou formalmente perante autoridades de alto escalão do governo dos Estados Unidos contra o alegado abuso sexual de uma japonesa por parte de dois militares americanos.Alem disso os miliatres roubaram pertences da vitima.

Nakaima se encontrou com a secretário assistente do Estado para os Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico, Kurt Campbell, e o secretário assistente da Defesa para os Assuntos de Segurança da Ásia e do Pacífico, Mark Lippert, no Departamento de Estado, em Washington, na segunda-feira. O encontro foi realizado a portas fechadas.

Segundo autoridades da província de Okinawa, Campbell disse a Nakaima que o governo americano está profundamente preocupado e triste com o incidente. Nakaima, por sua vez, disse a Campbell que o incidente é extremamente lamentável e que o povo de Okinawa está bastante desgostoso.

O governador exigiu disciplina mais rigorosa por parte dos militares americanos e pediu uma revisão drástica do acordo bilateral de status das Forças Armadas dos Estados Unidos.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Assembléia de Okinawa adota resolução contra militares dos Estados Unidos

Por Uehara Yuu                 
fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A província de Okinawa adotou uma resolução condenando o ataque de militares americanos contra uma japonesa da província na semana passada.

A assembléia provincial adotou com unanimidade a resolução na segunda-feira, juntamente com uma declaração que convoca ambos os governos a fazerem uma revisão drástica do acordo bilateral sobre o status das forças armadas dos Estados Unidos. Os documentos também exigem uma disciplina mais rigorosa entre os militares americanos.

Dois militares da Marinha dos Estados Unidos foram presos na terça-feira passada em Okinawa sob suspeita de terem abusado sexualmente de uma mulher. Os documentos adotados manifestam um forte ressentimento. Eles dizem que Okinawa vinha exigindo uma disciplina mais rígida toda vez que incidentes ou acidentes aconteciam envolvendo as forças dos Estados Unidos. Eles dizem que as medidas de prevenção dos militares e a educação sobre direitos humanos para os membros das forças não estão surtindo efeito. 

Enquanto isto, a prefeita de Okinawa, Mitsuko Tomon e líderes políticos e empresariais locais concordaram na segunda-feira em realizar uma passeata no dia 31 de outubro para protestar contra questões envolvendo as forças americanas no Japão, incluindo o recente caso de estupro, e esperam atrair 1.500 participantes. 
A cidade de Okinawa é sede de uma base aérea dos Estados Unidos.

Os líderes concluíram que precisam levantar a voz a respeito dos impactos negativos das bases americanas sobre a vida da população.

Sul-coreanos detidos por venda de itens militares norte-americanos

Por Uehara Yuu                
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Seis sul-coreanos foram abordados por estarem supostamente vendendo itens militares norte-americanos a um negociante japonês.

A polícia de Seul disse na segunda-feira que os suspeitos obtiveram os itens de um soldado de uma base norte-americana no norte da Coreia do Sul. Dentre os itens estão miras a laser para rifles. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos proíbe a circulação de tais miras. A polícia afirma que os suspeitos venderam 6 das 7 miras diretamente a uma loja de produtos militares em Tóquio.

domingo, 21 de outubro de 2012

Equipe de Nobel japonês criou protótipo de células iPS em três meses

Por Uehara Yuu               
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Uma equipe liderada pelo Nobel japonês Shinya Yamanaka constatou que o primeiro protótipo de uma célula-tronco pluripotente induzida (iPS) foi criado apenas três meses após a etapa de planejamento.

Os detalhes da pesquisa de Yamanaka foram revelados em documentos obtidos pela NHK que não haviam sido divulgados antes por preocupações com direitos de propriedade intelectual.

Os resultados dos testes foram compilados por Kazutoshi Takahashi, investigador-chefe do Centro de Pesquisa e Aplicação de Células-tronco Pluripotentes Induzidas.

Segundo o documento, a equipe preparou o plano de reprogramação de células em junho de 2005. Escolheu então um grupo de 24 genes dentre os mais de 20 mil existentes em camundongos.

A equipe não observava nenhum desenvolvimento quando introduzia apenas um gene em células epidérmicas. Em agosto de 2005, criou, porém, os primeiros protótipos de células-tronco pluripotentes com o emprego de todos os 24 genes.

Em aproximdamente um mês, a equipe identificou quatro genes para completar a formação das células iPS. A descoberta rendeu a Yamanaka o Prêmio Nobel de Medicina deste ano.

sábado, 20 de outubro de 2012

Marinheiro americano reconhece que esteve envolvido no alegado assalto sexual contra mulher japonesa em Okinawa


Por Uehara Yuu               
fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A polícia japonesa afirma que um membro da Marinha de Guerra dos Estados Unidos deixou de negar seu envolvimento num alegado estupro de uma mulher japonesa em Okinawa.

O marinheiro Christopher Browning e um fuzileiro naval, Skyler Dozierwalker, ambos de 23 anos de idade, foram presos na madrugada de terça-feira, sob suspeita de terem realizado um ataque sexual contra uma mulher na faixa etária de 20 anos, quando a mesma regressava à sua casa. Ela teria sofrido ferimentos.

Investigadores adiantam que Browning parou de negar seu envolvimento, depois que a polícia encontrou alguns pertences da moça nos quartos do hotel dos dois oficiais da marinha. Browning anteriormente dissera que estava dormindo em seu quarto quando o incidente ocorreu.

A polícia afirma que Dozierwalker já tinha admitido seu envolvimento no crime e manifestara remorso à vítima.



Yahoo Japan se alia a companhia da Coreia do Sul

Por Uehara Yuu               
fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O portal da internet Yahoo Japan afirmou que irá adquirir 50 por cento das ações de uma subsidiária de uma companhia sul-coreana para entrar com toda a força no promissor mercado de smartphones.

Kakao Japan é uma subsidiária da sul-coreana Kakao Corporation, que fornece aplicativos para smartphones que permitem aos usuários telefonar e enviar textos um ao outro sem taxas. O serviço está disponível em vários países. 

A Yahoo tem como forte os serviços de busca na web para usuários de computadores. Em meio ao rápido crescimento no número de pessoas que usam smartphones para acessar a internet, a Yahoo pretende trabalhar junto com a Kakao Japan para expandir sua base de usuários no Japão. 

Por outro lado, uma outra companhia sul-coreana que fornece aplicativos de ligações gratuitas específicos para smartphones está expandido sua clientela no Japão. A diferenciação dos serviços deverá determinar o sucesso de cada companhia.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Assembleia municipal de Okinawa exige desculpas do Japão e dos Estados Unidos pelo incidente de violência sexual


Por Uehara Yuu                
fonte:NHK World Press All Rights Reserved 



A assembleia da cidade de Okinawa adotou resoluções e declarações exigindo que os governos do Japão e dos Estados Unidos implementem medidas para evitar crimes cometidos por militares americanos.

A assembleia chegou a uma decisão unânime numa sessão extraordinária realizada na sexta-feira, em seguida à prisão de 2 trabalhadores da Marinha de Guerra dos Estados Unidos, suspeitos de terem feito um ataque sexual contra uma mulher japonesa, no início desta semana.

As resoluções e declarações dizem que pessoal militar americano continua a cometer crimes em Okinawa, mesmo 67 anos depois do término da Segunda Grande Guerra. Eles acrescentaram que não seria exagero dizer que Okinawa é uma área onde as leis não existem e, isto, ligado à posição militar americana de acreditar que o território continua ainda sob a ocupação dos Estados Unidos.

A assembleia disse que o alegado ataque desencadeou ainda mais o rancor do povo de Okinawa. Disse que o incidente ocorreu em meio às crescentes críticas contra o deslocamento dos aviões militares Osprey para a base americana de Futenma, dos fuzileiros navais dos Estados Unidos.

A assembleia tenciona entregar as resoluções e as declarações adotadas ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e ao Ministério da Defesa do Japão, bem como aos militares americanos, na terça-feira.


Coreia do Sul diz que cooperação econômica e cultural com o Japão deve continuar

Por Uehara Yuu              
fonte:NHK World Press All Rights Reserved 


O chanceler sul-coreano disse que a Coreia do Sul nunca cederá ao Japão no que diz respeito às questões territoriais e históricas. Contudo, ele citou que a cooperação bilateral em termos econômicos e culturais deverá seguir adiante.

Kim Sung-hwan fez essa declaração à imprensa na sexta-feira. A Coreia do Sul controla as Ilhas Takeshima, no Mar do Japão, mas o Japão reivindica a soberania das mesmas. 

Aparentemente, Kim tentou verificar o recente plano do Japão de levar unilateralmente o caso para a Corte Internacional de Justiça.

Contudo, ele disse que, como o Japão e a Coreia do Sul são vizinhos, poderiam cooperar através de valores comuns. Ele acrescentou que a cooperação econômica entre ambas as nações tem sido boa nos últimos tempos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sistema de radar para tsunami é instalado na costa oeste do Japão

Por Uehara Yuu               
fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Pesquisadores japoneses instalaram um grande sistema de radares no mar ao largo da província de Wakayama, oeste do Japão. Trata-se de uma tentativa de identificar tsunamis mais rapidamente.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Governador de Okinawa protesta sobre ataque sexual de militares americanos contra cidadã japonesa

Governador de Okinawa protesta sobre ataque sexual de militares americanos contra cidadã okinawana
Por Uehara Yuu             
 fonte:NHK World Press All Rights

O governador da província japonesa de Okinawa, Hirokazu Nakaima, teria registrado um forte protesto com o embaixador americano no Japão sobre um alegado ataque sexual contra uma mulher de sua província por parte de dois trabalhadores do serviço militar americano.

O governador de Okinawa se encontrou com o embaixador americano, John Roos, na embaixada dos Estados Unidos em Tóquio, na quarta-feira.

O governo provincial de Okinawa disse que, durante uma reunião particular, Nakaima disse a Roos que o incidente é algo imperdoável.

O governo disse que Nakaima manifestou grande preocupação de que o assunto poderia danificar irremediavelmente a confiança entre Okinawa e os militares americanos sediados na província.

O governo citou Roos como dizendo que irá contatar oficiais militares de alto escalão dos Estados Unidos e vai cooperar em plena escala com a polícia japonesa na investigação do incidente.

Anteriormente, também na quarta-feira, Nakaima se encontrou com o ministro da Defesa do Japão, Satoshi Morimoto, em Tóquio, e manifestou seu forte ressentimento quanto ao alegado ataque sexual.

Morimoto respondeu que está também imensamente irritado com o incidente. Disse ainda que o governo está altamente preocupado, acrescentando que tal ação desumana não pode ser tolerada.

Firma japonesa Mitsubishi tencionar investir em geração de energia geotérmica

Por Uehara Yuu              
fonte:NHK World Press All Rights
A companhia comercial japonesa, Mitsubishi Corporation, tenciona investir num projeto de geração de energia geotérmica na Indonésia.

Fontes bem informadas adiantam que a Mitsubishi vai adquirir uma parcela de 20% da firma Star Energy, operadora da maior estação de energia geotérmica da Indonésia, a um custo de 200 milhões de dólares.

A firma Star Energy tenciona expandir suas instalações na ilha de Java dentro de 5 anos. Sua meta é aumentar sua produção para o nível de 420 mil quilowatts e prover eletricidade para um total de 2,75 milhões de residências na área.

A energia geotérmica é produzida usando vapor de alta temperatura proveniente de regiões profundas do planeta. Esta fonte de energia renovável é popular nos países vulcânicos e não é influenciada pelo tempo meteorológico.

Estima-se que o Japão ocupe o terceiro lugar em todo o mundo no tocante a depósitos desse vapor subterrâneo.

A Mitsubishi vai considerar também o lançamento de projetos similares no Japão.

Fontes de energia não poluentes vêm atraindo uma crescente atenção desde a ocorrência, no ano passado, do acidente na usina nuclear Fukushima 1, no nordeste do Japão.

Militares americanos são suspeitos de terem tomado pertences de vítima de estupro

Militares americanos são suspeitos de terem tomado pertences de vítima de estupro

Por Uehara Yuu             
fonte:NHK World Press All Rights

A polícia japonesa está investigando a suspeita de que os dois militares dos EUA que, de acordo com relatos, estupraram uma mulher teriam tomado alguns dos pertences da vítima.

O marinheiro Christopher Browning e o fuzileiro naval de terceira classe Skyler Dozierwalker, ambos de 23 anos de idade, foram presos nas primeiras horas de terça-feira sob a suspeita de atacarem sexualmente uma mulher na faixa dos 20 anos que caminhava de volta à sua casa.

Os suspeitos foram levados à Promotoria Distrital de Naha na tarde de quarta-feira. De acordo com a polícia, os dois haviam bebido em um bar nas proximidades antes do ataque.

A polícia, pouco depois, descobriu que a bolsa, o telefone celular e algumas roupas da vítima haviam desaparecido.

Os dois militares norte-americanos pertencem à Base Aérea da Marinha de Fort Worth, localizada no Texas. Eles chegaram à Base Aérea de Kadena em Okinawa no domingo, e deveriam ter partido para Guam na terça-feira.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Soldados americanos são presos sob suspeita de atacar mulher em Okinawa

Por Uehara Yuu             
fonte:NHK World Press All Rights


A polícia da província de Okinawa, no extremo sul do Japão, prendeu dois soldados dos Estados Unidos sob a suspeita de atacar uma mulher.

Segundo a polícia, os dois militares americanos em questão são suspeitos de terem atacado uma mulher em uma rua da região central da ilha principal de Okinawa, na manhã de terça-feira. A vítima sofreu ferimentos no pescoço.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Japão tenta estabelecer negociações com a Coreia do Norte

Por Uehara Yuu           
 fonte:NHK World Press All Rights 

O governo japonês está se esforçando para estabelecer um diálogo com a Coreia do Norte a respeito dos sequestros de japoneses e outras questões.

O secretário-chefe do Gabinete do Japão, Osamu Fujimura, reafirmou a determinação do governo de acertar detalhes sobre as negociações na segunda-feira. Esse dia assinala dez anos desde o retorno de cinco japoneses que foram sequestrados pelo regime norte-coreano na década de 1970.

Ainda estão por retornar ao Japão 12 outras pessoas que o governo japonês reconhece como tendo sido sequestradas, sendo que o paradeiro delas permanece desconhecido.

Fujimura afirmou que o governo japonês está se esforçando ao máximo para dialogar com a Coreia do Norte o mais breve possível. Em agosto, ficou acertada entre os governos japonês e norte-coreano a realização de negociações, possivelmente em nível de chefes de departamentos de chancelarias, sobre uma ampla variedade de questões, incluindo os sequestros.

Japonês da província de Kyoto vence o recorde de homem mais velho do mundo pelo 2º ano consecutivo

Por Uehara Yuu           
 fonte:NHK World Press All Rights 


Um homem de 115 anos da província de Kyoto, oeste do Japão, renovou seu recorde de homem mais velho do mundo. Jiroemon Kimura, que é da cidade de Kyotango, ocupou no ano passado e neste ano o lugar de homem mais velho no livro Guiness dos recordes mundiais. Ele nasceu em abril de 1897.

Editores do livro, incluindo o editor britânico, visitaram a residência de Kimura na segunda-feira e deram a ele um certificado do recorde. Kimura aceitou o certificado com alegria e os agradeceu em inglês e japonês.

Kimura passa a maior parte do dia na cama repousando, mas ele não tem nenhum problema de saúde relevante.

domingo, 14 de outubro de 2012

Novo fotocatalisador é ativável por iluminação de recintos fechados

Por Uehara Yuu           
fonte:NHK World Press All Rights 

Uma equipe de cientistas japoneses criou um novo tipo de material fotocatalítico que é ativável pela iluminação de recintos fechados. O material será utilizável de vários modos, como em aparelhos de ar condicionado, para ajudar a proteger moradias e escritórios de bactérias nocivas e vírus.

Os fotocatalisadores dissolvem sujeira e matam bactérias por meio da sua exposição à luz ultravioleta. No entanto, os tipos convencionais têm menor eficácia em recintos fechados, nos quais a luz ultravioleta é comparativamente fraca.

A equipe, que inclui pesquisadores da Universidade de Tóquio, constatou que, quando o novo material é disposto em ambiente iluminado com lâmpadas fluorescentes, mais de 99% dos vírus perdem a sua virulência no decorrer de uma hora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...