sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estratégia das empresas japonesas no setor de jogos

Estratégia das empresas japonesas no setor de jogos Por Uehara Yuu fonte:NHK World Press All Rights reserved Teve início na quinta-feira o Tokyo Game Show, em que estão sendo mostrados os últimos softwares de jogos e consoles. O evento vai até domingo. Mais de duzentas firmas estão participando, este ano, da maior exibição de games do Japão. O número de participantes é o maior de todos os tempos. No Comentário de hoje, o professor Akinori Nakamura, da Universidade Ritsumeikan, que visitou a exposição, vai falar sobre o evento. Perguntamos a ele qual a principal característica do Tokyo Game Show deste ano. Ele diz que um grande número de fabricantes de games sociais, que funcionam em smartphones, está participando do evento deste ano, ao lado de empresas produtoras de videogames usados em casa. Graças ao crescente número de usuários de smartphones, muitas pessoas podem se divertir com jogos usando dispositivos portáteis hoje em dia. Games sociais são um tipo de jogo online que permite que várias pessoas participem do mesmo jogo, como corrida de carros, ao mesmo tempo em que aguarda as reações de outros jogadores. O uso deste tipo de game tem crescido rapidamente no Japão. No ano passado, o tamanho do mercado era superior a 210 bilhões de ienes, ou aproximadamente 2,7 bilhões de dólares, o dobro do ano anterior. Muitas empresas estão tentando aproveitar este mercado de games sociais. Em relação a esta questão, o professor acha que há uma grande oportunidade de negócios no mercado global, graças à expectativa de um aumento considerável no número de usuários de smartphones em um futuro próximo. Mas o gosto em relação aos jogos difere conforme a região ou país. Como exemplo, os chamados "jogos estratégicos" são bastante populares na China. Nos Estados Unidos, as pessoas tendem a escolher jogos com efeitos sonoros de alta qualidade. Segundo o professor Nakamura, há grande possibilidade de as fabricantes japonesas serem bem-sucedidas se conseguirem compreender as diferenças no gosto dos usuários e aproveitar o seu ponto forte, ou seja, designs e artes gráficas de alta qualidade. Ele continua e diz que a indústria de jogos do Japão tem uma grande experiência e um bom know-how que acumulou por meio de consoles usados em casa. Assim, as empresas poderão subir rapidamente para a liderança do mercado de games sociais através de smartphones. O tamanho do mercado de jogos no Japão é maior do que as rendas de bilheteria em cinema ou da venda de CDs. O professor Nakamura espera que games sociais se tornem uma força poderosa na indústria de software do Japão. Este foi o Comentário.

2 comentários:

  1. Japonês sempre acha uma maneira de se enfiar no mercado, seja de qualquer coisa.

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