terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eleição presidencial da Coreia do Sul e seu impacto no relacionamento com o Japão

Eleição presidencial da Coreia do Sul e seu impacto no relacionamento com o Japão
Por Uehara Yuu
fonte:NHK World Press All Rights reserved


A eleição presidencial da Coreia do Sul vai ser realizada em dezembro desse ano.
No Comentário de hoje, o professor Kan Kimura, da escola de pós-graduação da Universidade de Kobe, nos fala sobre o assunto.

Perguntamos ao professor quais os perfís dos candidatos.

O comentarista informa que a principal característica desta eleição presidencial é a de que ela não é um pleito convencional entre os dois maiores partidos políticos, mas o fato de um terceiro candidato ter entrado na corrida presidencial.

Park Geun-hye, a candidata do partido governista Saenuri, é a filha mais velha do ex-presidente Park Chung-hee, já falecido, que conduziu a Coreia do Sul ao rápido crescimento econômico. Contudo ao mesmo tempo, ele reprimiu o movimento democrático no país. Sua filha enfrenta a grande questão de como ela deve avaliar seu pai como ex-presidente.

Já Moon Jae-in, candidado do maior partido oposicionista, o Partido Democrático Unido, era um assessor próximo do ex-presidente Roh Moo-hyun. Ele segue a linha do ex-presidente e demonstra uma tendência liberal ainda mais acentuada.

E o candidato que mais se destaca entre os 3 é Ahn Cheol-soo, que concorre como independente. Ele é professor na Universidade Nacional de Seul, e também um grande empresário que obteve sucesso no desenvolvimento de softwares para computadores. Sua principal mensagem é a de que ele vai implementar novas políticas e não seguir as políticas antigas. Ele está conquistando popularidade principalmente por ser um amador no cenário político. A questão é como ele vai apresentar suas políticas concretas.

A respeito do Japão, a visão de Moon Jae-in é a mais fácil de se entender. Ele tem fortes queixas contra o Japão tanto na questão territorial como na questão das mulheres coreanas forçadas a trabalhar em bordéis para os militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Ele defende a posição de seguir adiante com as queixas da Coreia do Sul.

Em contraste, entre os 3 candidatos, Park Geun-hye do partido governista seria a que mais valoriza o relacionamento com o Japão. Quanto ao candidato Ahn Cheol-soo, ainda não se tem conhecimento a respeito de seu ponto de vista no tocante ao Japão.

O relacionamento entre o Japão e a Coreia do Sul atualmente está muito tenso devido à questão territorial e os problemas da época da guerra. Se todos os candidatos fizerem promessas públicas de adotar uma posição de linha dura contra o Japão, isto significará que o relacionamento entre os dois países não será bom durante os 5 anos do mandato do próximo presidente. Neste sentido, o resultado da eleição presidencial seria muito importante para o futuro das relações bilaterais.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...