segunda-feira, 14 de julho de 2014

Remoção de destroços pode ter causado contaminação de arroz em Fukushima




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Campos de arroz situados a cerca de 20 km da danificada usina nuclear Fukushima 1 foram constatados como tendo sido contaminados com césio radioativo que ali chegou por meio dos ventos.

O Ministério da Agricultura conclamou a companhia operadora da usina, a TEPCO, a tomar medidas necessárias.

O governo provincial de Fukushima revelou que a colheita de arroz do ano passado, proveniente de 14 localidades, na cidade de Minami Soma, continha mais de 100 becquerels de césio por quilograma. Isto é um nível superior ao limite de segurança fixado pelo governo. O arroz contaminado foi recolhido.

O ministério disse que o césio foi detectado na parte externa da casca. O trabalho de remoção de destroços realizado no mês de agosto passado, no reator No.3, pode ser uma das razões da contaminação.

Nem o ministério nem a operadora da usina disseram aos funcionários municipais da cidade de Minami Soma que o trabalho de remoção de destroços poderia ter contaminado o arroz.

O ministério disse que não comunicou porque iria fazer um relatório a respeito da situação depois que as causas da contaminação fossem esclarecidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...