sexta-feira, 25 de julho de 2014

Escola de Nagoya começa a ajudar interessados em recolocação profissional no Brasil.




Fonte:http://br.ipcdigital.com/

Laércio e a mulher Edna Sanada vivem no Japão desde 2000. Moram em Gifu, Minokamo. Dentro de cinco meses, em dezembro, o casal pretende voltar ao Brasil em definitivo. E faz algum tempo que os dois investiram em capacitação profissional. Culinária japonesa é a área escolhida por Laércio e Edna. Ele, sushiman. Ela, na especialidade em pratos quentes e frios, doces e sobremesas.

¨A intenção é a gente chegar e trabalhar com alguém, ver como está o mercado e depois abrir um negócio nosso…tudo que a gente está podendo levar, vamos levando daqui…para chegar lá não ficar perdido¨, conta a aluna de culinária, Edna Sanada para o JPTV.

Assim como o casal de Gifu, duas dezenas de alunos de culinária da escola All Japan Sushi Academy participaram no domingo de um workshop que ensinou o manuseio de peixe com quase duas arrobas.

Daisuke Takakagi, o sushiman japonês, explicou a diferença entre as cinco espécies de atum existentes e mostrou como processar um maguro grande.

O interesse por esse ramo de sushi atrai gente de longe, como este aluno que mora em Shikoku e enfrenta até sete horas de ônibus para as aulas em Nagoya.

¨Para mim está valendo a pena. É uma profissão que eu estou aprendendo né…tentar montar uma coisa no Brasil…depois de 18 anos. Na teoria sim, agora falta a prática, que tem muito que aprender ainda, afirma o aluno de sushi¨, Claudinei Dokan.

O presidente da Associação de Sushi de Aichi destaca o potencial dos brasileiros e se revela satisfeito em saber que a culinária japonesa faz sucesso no Brasil.

Chikao Otani lembra que desde o ano passado o sushi e outros pratos do Japão são considerados patrimônio cultural. E disse que os brasileiros estão aprendendo sobretudo a ter cuidados com a higiene.

O manuseio de peixe cru requer atenção especial com bactérias, reafirma o presidente da entidade. Já o diretor da escola brasileira revela uma boa notícia para quem está aprendendo uma profissão nessa área e pretende fazer o caminho de volta ao Brasil.



¨O sushi está em alta. O mercado está aquecido, está faltando mão de obra especializada…brasileiro tem um pique da cultura, disciplina. É muito valorizado lá…estamos mantendo contato com empresas de colocação em hotéis…já sai empregado daqui¨, afirma Jorge Enomoto, da All Japan Sushi Academy.

Jorge Enomoto foi nomeado secretário da Associação de Sushi de Aichi para assuntos relacionados ao Brasil. O objetivo é estreitar as relações com os restaurantes e entidades brasileiras de culinária.

E também ajudar os alunos na escolha de equipamentos e utensílios para cozinhas industriais. Os alunos de sushi já estão investindo na aquisição de facas e acessórios em geral.

¨Porque é muito caro no Brasil, chegando a ser três vezes mais caro. Uma vez que você tem um bom equipamento e afia uma vez, poderemos trabalhar tranquilamente sem gastar muito na nossa terra¨, comenta Ednei Nakiri Ferreira.

¨ Todo bom profissional tem que ter um equipamento bom para trabalhar…para que você tenha um serviço de qualidade…essencial também¨, disse Marcelo Ohashi.

O workshop de maguro da escola All Japan Sushi Academy terminou em confraternização com os alunos e professores exercitando cortes do peixe e preparo. E claro, com a degustação do sushi.

Apenas em Nagoya pelo menos três escolas aplicam cursos de culinária japonesa – o que comprova o interesse por esse segmento de capacitação profissional. ( Edson Xavier/ IPCTV)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...