quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pesquisadora japonesa defende estudo sobre células Stap




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Na quarta-feira, em Osaka, Obokata, que pertence ao instituto Riken, declarou à imprensa que não pretende se retratar a respeito dos papers que ela e sua equipe publicaram na revista britânica Nature, em janeiro. A pesquisadora afirmou que só fará isso quando as descobertas provarem ser falsas.

Esta foi a primeira aparição de Haruko Obokata em público desde o surgimento da alegação de falsidade sobre o estudo de sua equipe envolvendo a chamada aquisição de pluripotência desencadeada por estímulo.

A equipe de Obokata reivindica a descoberta de um método rápido para reprogramar células maduras até um estado similar ao embrionário, tornando-as capazes de se transformar em quaisquer tipos de tecidos.

A pesquisadora se defendeu contra a investigação interna conduzida pelo Riken. Na semana passada, o comitê do instituto afirmou que um grupo de fotos que mostram a suposta capacidade das células Stap de se transformarem em quaisquer tipos de tecidos foi retirado de um outro experimento científico desvinculado e que isso consistia em falsificação.

Haruko Obokata argumentou ter utilizado fotos equivocadas. Ela disse estar de posse das imagens corretas e que não falsificou qualquer uma das fotos em questão.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...