quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Água radioativa pode estar vazando nas proximidades do reator 2 da usina nuclear Fukushima 1



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Um especialista nuclear afirmou que a água subterrânea radioativa na danificada Usina nuclear Fukshima 1 pode estar ainda fluindo em direção ao mar.

As tentativas feitas pela operadora da central geradora, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), objetivando estancar a água, não têm surtido muito efeito.

A Tepco admitiu a existência do vazamento em maio, após detectar altos níveis de radiação em parte dos poços existentes entre as instalações do reator e o mar, e também na água do porto existente em Fukushima 1.

Seiji Takeda, pesquisador-chefe da Agência de Energia Atômica do Japão, diz que os níveis de trítio radioativo em amostras d'água coletadas nos poços e no mar das proximidades sugerem que a causa seja a água subterrânea.

De acordo com Takeda, o trítio, cujas características se assemelham às do hidrogênio, movimenta-se na água e pode ser empregado para acompanhar o fluxo d'água.

O especialista lembrou que as amostras d'água coletadas nesses poços do lado da costa do reator 2 exibem altos níveis de trítio em comparação a outros poços existentes nas áreas ao redor. Os poços em questão se localizam próximos a um túnel subterrâneo, que por sua vez também se situa entre as instalações do reator e o mar.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...