quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A questão dos ataques americanos com drones no Paquistão





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Uma equipe de investigação da ONU reportou, neste mês, que um mínimo de 440 civis foram mortos nas operações militares dos Estados Unidos conduzidas por aviões militares não tripulados, também chamados de drones. As operações continuam sendo conduzidas apesar dos apelos do governo do Paquistão para que esses ataques sejam suspensos. No Comentário de hoje, Saleem Safi, analista militar no Paquistão, nos fala sobre os bastidores e o futuro desta questão dos drones.

Apesar da forte oposição popular do Paquistão, o governo paquistanês não conseguiu fazer parar os ataques com drones. Perguntamos quais são as dificuldades existentes.

O comentarista diz que o principal motivo é que o governo paquistanês não conseguiu estabelecer o controle nas áreas tribais do país, onde se escondem militantes procurados. O governo dos Estados Unidos usa este fato como justificativa para os ataques com drones, e o governo do Paquistão ainda não conseguiu invalidar este argumento. Em segundo lugar, ficou claro, recentemente, que as políticas do governo paquistanês no tocante a essa questão é contraditória. De modo geral, a maioria da população paquistanesa é contra esses ataques. Contudo, no começo, o governo do Paquistão não apenas permitiu os ataques com drones, como também determinou o corredor aéreo para este fim. Mesmo que a posição do Paquistão em relação aos drones pareça ser firme aos olhos do mundo, o Paquistão não pode adotar uma posição firme perante os americanos, uma vez que eles sabem da situação real do governo paquistanês.

O premiê paquistanês Mian Nawaz Sharif teria pedido ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, numa reunião realizada na semana passada, que os ataques com drones fossem abolidos.
Como saber se o pedido de Sharif causará uma mudança na política americana sobre os ataques com drones?

Antes de mais nada, acabar com os ataques com drones foi uma promessa de campanha do premiê paquistanês. E ele também sabe que a grande maioria do povo, mais de 90% dos paquistaneses, são contra esses ataques, que também violam a soberania do Paquistão.

Portanto, Sharif tenta seriamente conseguir fazer com que esses ataques tenham fim. Ele falou com a liderança dos Estados Unidos mas não houve um consenso. Os governos do Afeganistão e dos Estados Unidos consideram que a guerra contra o terrorismo no Afeganistão é afetada por invasões de militantes das áreas tribais do Paquistão. Portanto, até que o Paquistão estabeleça o controle dessas áreas e a segurança nas fronteiras, seria difícil convencer os Estados Unidos a interromperem os ataques.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...