quarta-feira, 24 de julho de 2013

Empresa japonesa vai começar a produzir macarrão instantâneo no Quênia em parceria com universidade local



No Quênia, uma joint venture foi lançada em janeiro para produzir e vender macarrão instantâneo no país. A parceria foi estabelecida entre a universidade nacional do Quênia, de nome Universidade de Agricultura e Tecnologia Jomo Kenyatta (JKUAT), e a principal fabricante de alimentos processados do Japão, a Nissin Foods Holdings.

As duas planejam começar a vender macarrão instantâneo no Quênia usando produtos importados de uma filial da Nissin na Índia a partir de setembro deste ano. O objetivo é dar início à produção doméstica a partir dos últimos meses de 2014 em uma fábrica que está sendo construída no complexo da universidade.

No Comentário de hoje, o professor Simon Njoroge da JKUAT, que também serve como o representante queniano na parceria, nos fala sobre o lançamento dos negócios de macarrão instantâneo em seu país.

Começamos perguntando por que ele teria decidido começar esse tipo de negócio no Quênia.

Ele diz que o povo queniano sofre de fome devido a secas frequentes. Assim, devido ao seu longo prazo de validade, acreditou-se que o macarrão instantâneo ajudaria a garantir segurança no fornecimento de alimentos.

O professor diz que, em 2008, a universidade começou a cooperar com a Nissin Foods Holdings para a introdução de macarrão instantâneo no Quênia como parte de um projeto de responsabilidade social corporativa da empresa. O produto foi fornecido gratuitamente a alunos de escolas primárias de áreas pobres nas proximidades da universidade.

Depois do fim do projeto em 2010, a universidade discutiu com a Nissin a comercialização de macarrão instantâneo em seu país, uma vez que a economia do Quênia está melhorando. No ano passado, o aumento do PIB foi de 4,5% e espera-se que a economia cresça entre 5% e 6% em 2013.

O professor prossegue dizendo que muitas pessoas, especialmente aquelas que vivem nas cidades e trabalham, estão cada vez mais ocupadas. Assim, elas não têm muito tempo para cozinhar, e por isso desejam produtos que podem ser preparados rapidamente.

Também perguntamos o que ele acredita que o produto vai ter de especial.

O professor diz que o seu produto vai ter como alvo o mercado local. Existem dois sabores que são populares entre o povo queniano: frango e carne bovina grelhada. Além disso, o macarrão instantâneo será feito com produtos locais, como sorgo, que é um cereal rico em minerais, tais como o magnésio, e em proteína. Ele é, assim, um importante alimento para crianças e mães que recentemente deram à luz, além de ser bastante conhecido entre os quenianos.

Perguntamos ao professor se ele acredita que o seu negócio vai ser bem-sucedido.

Ele diz que sim, já que os seus produtos serão baratos para muitas pessoas, até mesmo para aquelas categorizadas como de baixa renda. O preço inicial será de aproximadamente 30 xelins quenianos, ou aproximadamente 30 centavos de dólar, o que é mais barato do que uma garrafa de refrigerante ou um pão.

O professor conclui o Comentário dizendo esperar que, em 5 anos, a demanda anual por macarrões instantâneos alcance 200 milhões de unidades no Quênia.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...