quarta-feira, 26 de junho de 2013

A proteção do meio ambiente no Monte Fuji




Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco decidiu numa reunião no Camboja, no sábado, acrescentar o Monte Fuji do Japão à Lista do Patrimônio Mundial. Antes do início da temporada oficial de escalada do Monte Fuji, em primeiro de julho, falamos com o comentarista da NHK Isao Yanagisawa sobre o que significa ter o sítio reconhecido pela Unesco.

Algumas pessoas diziam que o Monte Fuji deveria ter sido listado como Patrimônio Mundial muito antes.

O comentarista diz que o Japão já tem 16 sítios listados como Patrimônio Mundial, sendo 12 culturais e 4 naturais. O registro do Monte Fuji como sítio de patrimônio cultural eleva o número total no Japão para 17.

O Japão iniciou seus esforços para registrar a montanha quando o país ratificou a Convenção do Patrimônio Mundial, mais de 20 anos atrás.

Inicialmente, o Japão tentou registrar a montanha como patrimônio natural. Contudo, os banheiros para os montanhistas e o lixo que eles deixavam eram problemas para a preservação do meio ambiente da montanha. O Japão mudou de curso e tentou registrar a montanha como patrimônio cultural, e é por isso que levou tanto tempo.

O desafio mais imediato é como lidar com o provável aumento no número de visitantes. Nos últimos anos, o Monte Fuji recebeu cerca de 300 mil pessoas por ano. No ano passado, certos dias chegaram a registrar mais de 10 mil visitantes. Mais visitantes ainda são esperados neste ano devido ao reconhecimento como patrimônio mundial.

Um outro desafio é manter a saúde tanto dos montanhistas como da própria montanha. Há receios quanto à prática do bate e volta, que seria subir ao ponto mais alto possível de ônibus ou outro veículo e depois escalar o pico e descer a montanha sem qualquer intervalo.

A maioria dos que fazem o bate e volta sobem a montanha durante a noite, o que aumenta o risco de quedas e outros acidentes, bem como o Mal da Montanha.

Quanto à gestão da saúde do Monte Fuji, existe a necessidade de se preservar a sua paisagem e meio ambiente. Alguns têm a preocupação de que o aumento do número de visitantes possa fazer voltar os problemas dos banheiros e lixo, afetando negativamente os esforços de proteção.

A Unesco afirmou que o plano de gestão e preservação do governo japonês para o Monte Fuji era insuficiente e pediu melhorias. O Japão precisa submeter um relatório sobre as benfeitorias em 3 anos. O pedido incomum da Unesco pode indicar o grande nível de atenção que este órgão das Nações Unidas dedica ao Monte Fuji.

Os governos central e locais do Japão precisam satisfazer as expectativas internacionais e trabalhar duro para proteger a montanha.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...