quinta-feira, 6 de junho de 2013

O desempenho da seleção japonesa em preparação para a Copa do Mundo







Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserve

Neste Comentário, o escritor esportivo Nobuya Kobayashi fala do potencial da seleção japonesa de futebol e dos desafios que ela enfrenta para a Copa do Mundo com início em junho do ano que vem.

- Quais são os fatores que asseguraram ao Japão a sua classificação para a Copa do Mundo de Futebol através do empate no jogo de terça-feira?

"A seleção do Japão nunca teve tantos jogadores que atuam fora do país como desta vez. A maioria dos jogadores que compõem a atual equipe atua em clubes estrangeiros. O principal dos fatores que contribuíram para o feito da seleção foi a elevação do nível de seu desempenho, demonstrada pela presença de vários jogadores conhecidos por admiradores do esporte no mundo inteiro.

O resultado de terça-feira foi obtido com a cobrança bem sucedida de um pênalti nos descontos. Keisuke Honda deu o chute decisivo, lançando a bola para o centro do gol. A força mental do jogador serviu de sustentação para dar vigor ao time. Os japoneses, em geral, têm uma grande força mental, mas a sensação é de que Honda tenha despertado aquela parte do ser humano que os japoneses mantém em estado latente.

Também é necessário atribuir a conquista à capacidade de unir a equipe do treinador Alberto Zaccheroni. Muitos dos treinadores estrangeiros que trabalharam anteriormente na seleção japonesa eram individualistas e fortemente assertivos. Já Zaccheroni se mantém quase sempre nos bastidores e usa habilmente jogadores com alta capacidade, mas de caráter individualista, como Shinji Kagawa e Keisuke Honda. Zaccheroni extraiu o que há de melhor na seleção japonesa com o seu jeito próprio de preparar a equipe".

- Quais são os desafios para a Copa do Mundo?

"O Japão é uma das grandes seleções da Ásia. Assim, com exceção de jogos contra a Austrália, a que a seleção japonesa teve de dar prioridade foram os modos de romper a defesa dos adversários. Já nas partidas da Copa do Mundo, em que o Japão vai enfrentar as seleções mais fortes do mundo, a equipe nacional terá de lutar de maneira inteiramente distinta e seus desafios serão modos de se defender contra adversários e como criar chances.

Como é reconhecido mundialmente, o Japão destaca-se em jogadas ensaiadas. Este será um grande recurso também nas partidas no Brasil, mas serão mais necessárias habilidades decisivas para fazer gols em momentos cruciais.

Um fator-chave para conquistar a Copa do Mundo serão meios de desenvolver habilidades para fazer gols, envolvendo também jogadores que não tiveram uma atuação central na partida de terça-feira. Nisso se incluem Ryo Miyaichi, que pode correr 100 metros em menos de 11 segundos - atualmente dispensado por uma lesão - e Mike Havenaar, que entrou em campo na parte final do jogo de terça-feira.

Há no mundo jogadores altamente capacitados em fazer gols, como o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar. A seleção japonesa já criou estratégias, tanto para jogadas de equipe para jogadas individuais, destinadas a marcar esses jogadores e a criar chances de ataque. Se fracassar neste aspecto, o Japão não pode ter esperanças de conquistar a Copa do Mundo. O ano que está pela frente será um período de preparação para a Copa do Mundo no Brasil. Deve ser um ano em que os observadores poderão acompanhar com interesse a evolução da equipe".

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...