domingo, 28 de outubro de 2012

Governo japonês pretende revisar plano de pesquisas de terremotos


Por Uehara Yuu                      
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O Japão dará mais ênfase, em futuros estudos sísmicos, a registros históricos e características geológicas de megaterremotos já ocorridos.

Um grupo de especialistas formado pelo governo japonês para tratar de atividades sísmicas e vulcânicas preparou um texto preliminar que propõe uma revisão do plano de pesquisas até o ano fiscal de 2013.

Segundo o painel, contribuíram para a falta de previsão do megaterremoto de 11 de março de 2011 uma ênfase excessiva dada ao mecanismo dos terremotos e uma falta de estudos sobre evidências deixadas por terremotos passados.

O texto propõe a intensificação de pesquisas sobre características geológicas que são alteradas por terremotos e ao mesmo tempo de estudos de sedimentos deixados por maremotos no solo e na água, assim como do estudo de documentos antigos.

Além disso, pede a intensificação do monitoramento de terremotos e de mudanças da crosta terrestre no fundo do mar ao largo da costa japonesa do Oceano Pacífico, onde é provável a ocorrência de megaterremotos.

2 comentários:

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...