terça-feira, 9 de outubro de 2012

Entrevista com o professor Shinya Yamanaka, laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2012

Entrevista com o professor Shinya Yamanaka, laureado com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2012

Por Uehara Yuu      
fonte:NHK World Press All Rights

Em segundo lugar, a tecnologia ainda não tem aplicação prática na medicina, e ele acha que depois de ser escolhido para receber o Prêmio Nobel, terá a responsabilidade de desenvolver a tecnologia para que ela possa ajudar pacientes que sofrem de doenças incuráveis, bem como os familiares destes pacientes. Ele diz sentir uma grande responsabilidade e um forte senso de dever para que este objetivo seja atingido.

Em seguida, perguntamos ao professor como ele vê o futuro dos testes clínicos das células iPS, uma vez que pesquisadores do mundo inteiro estão engajados em estudos visando à aplicação prática na medicina.

O professor diz que as perspectivas variam conforme a doença. Estudos clínicos para uma doença ocular chamada degeneração macular da retina deverão ter início no próximo ano. Provavelmente será o início da primeira pesquisa clínica usando as células iPS. Pesquisas clínicas para outras doenças, como lesões do cordão espinhal, Mal de Parkinson e doenças cardíacas, deverão ter início dentro de alguns anos. Espera-se que sejam necessários 10 ou 20 anos antes que a tecnologia seja aplicada em plena escala nos tratamentos.

Os progressos dos pesquisadores estão avançando muito mais rapidamente do que o antecipado. O professor diz que quando conseguiu criar as células iPS pela primeira vez 6 anos atrás, ele não esperava que o processo passasse tão rapidamente para a fase de estudos clínicos. Isto é resultado do apoio obtido do governo e de muitas pessoas no Japão, incluindo todos os que trabalham com afinco em pesquisas relacionadas. Além disso, outros pesquisadores em número muito maior do que o esperado se envolveram na área em todo o mundo.

Como as pesquisas prosseguem em alta velocidade, os trabalhos relacionados a questões éticas e sistemas sociais relevantes precisam ser conduzidos na mesma velocidade. 

Caso contrário, mesmo que os pesquisadores consigam progredir, os pacientes não serão beneficiados com a nova tecnologia. O professor diz acreditar ser necessário um equilíbrio na condução dos preparativos e dos trabalhos necessários.


2 comentários:

  1. São pessoas que valem muito pro Mundo!

    http://www.ziqzira.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, que demais! Espero realmente que a tecnologia evolua mais e trate de doenças como essas. Parabéns para o professor :D

    http://monstroc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...