segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cientista japonês laureado com Prêmio Nobel

Cientista japonês laureado com Prêmio Nobel
Por Uehara Yuu     
fonte:NHK World Press All Rights Reserved



O cientista japonês Shinya Yamanaka ganhou o Premio Nobel voltado para a área de Fisiologia ou Medicina de 2012 por criar células tronco pluripotentes induzidas, conhecidas por iPS, a partir de tecido da pele humana. Ele divide o prêmio com o cientista britânico Sir John Gurdon.

As células iPS podem se desenvolver em diversos tecidos ou órgãos do corpo humano. Yamanaka conseguiu pela primeira vez no mundo criar estas células ao fazer uma inserção de 4 tipos de genes em células da pele humana.

A competição nas pesquisas das células iPs se intensifica no mundo após Yamanaka conseguir reproduzir e cultivar as mesmas células que foram danificadas por uma lesão, levantando a possibilidade de tratamento para doenças incuráveis e de criação de novos medicamentos.

Em 1962 Gurdon descobriu que o DNA no núcleo de uma célula de um sapo adulto continha a informação para se desenvolver em qualquer tipo de célula. Isto significou na prática que uma célula adulta poderia ser reprogramada. A descoberta de Gurdon teria pavimentado o caminho para a pesquisa de Yamanaka.

Yamanaka, que tem 50 anos de idade, nasceu na cidade de Osaka. Após se formar na Escola de Medicina da Universidade de Kobe, ele iniciou uma pesquisa sobre farmacologia na escola de pós-graduação da Universidade Municipal de Osaka.
Ele foi aos Estados Unidos em 1993 para estudar os papéis das tecnologias que usam genes para a modificação genética e análise.

Em 2004 ele se tornou professor na Universidade de Kyoto. Atualmente ele lidera o Centro de Aplicação e Pesquisa de Células iPS da Universidade de Kyoto.

Yamanaka é o décimo nono japonês laureado com o Prêmio Nobel, e o segundo a ganhar o prêmio destinado à Fisiologia ou Medicina.

4 comentários:

  1. Essa descoberta é um grande passo para regeneração humana! Logo iremos trocar as peças do corpo como uma oficina mecânica!

    ResponderExcluir
  2. Mais um grande passo. Pro mundo e não só. Mas para um salto para o japão também. Mais um.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...