segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Assembléia de Okinawa adota resolução contra militares dos Estados Unidos

Por Uehara Yuu                 
fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A província de Okinawa adotou uma resolução condenando o ataque de militares americanos contra uma japonesa da província na semana passada.

A assembléia provincial adotou com unanimidade a resolução na segunda-feira, juntamente com uma declaração que convoca ambos os governos a fazerem uma revisão drástica do acordo bilateral sobre o status das forças armadas dos Estados Unidos. Os documentos também exigem uma disciplina mais rigorosa entre os militares americanos.

Dois militares da Marinha dos Estados Unidos foram presos na terça-feira passada em Okinawa sob suspeita de terem abusado sexualmente de uma mulher. Os documentos adotados manifestam um forte ressentimento. Eles dizem que Okinawa vinha exigindo uma disciplina mais rígida toda vez que incidentes ou acidentes aconteciam envolvendo as forças dos Estados Unidos. Eles dizem que as medidas de prevenção dos militares e a educação sobre direitos humanos para os membros das forças não estão surtindo efeito. 

Enquanto isto, a prefeita de Okinawa, Mitsuko Tomon e líderes políticos e empresariais locais concordaram na segunda-feira em realizar uma passeata no dia 31 de outubro para protestar contra questões envolvendo as forças americanas no Japão, incluindo o recente caso de estupro, e esperam atrair 1.500 participantes. 
A cidade de Okinawa é sede de uma base aérea dos Estados Unidos.

Os líderes concluíram que precisam levantar a voz a respeito dos impactos negativos das bases americanas sobre a vida da população.

1 comentários:

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...