sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Principais fatores para uma adoção dos trens-bala japoneses pela Índia





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Com a posse de seu novo governo, a Índia está na expectativa de vislumbrar uma nova era de desenvolvimento da infraestrutura nacional. Neste Comentário, o editor-associado do jornal indiano Financial Chronicle, K. A. Badrinath, fala do contexto e dos principais fatores para uma adoção de trens-bala japoneses pela Índia.

- Por que a Índia considera tão necessário dispor de trens-bala?

"O desenvolvimento da infraestrutura é a grande prioridade da Índia com vistas a realizar plenamente o seu potencial econômico.

Nos últimos dez anos o país tem tido êxito em aprimorar a sua imensa malha rodoviária dentro do ambicioso projeto chamado 'Quadrilátero Dourado'. Recentemente, o governo de Narendra Modi apresentou um plano de construção de uma rede de ferrovias de alta velocidade intitulado 'Quadrilátero de Diamante'. É um projeto de conexão de quatro grandes cidades - entre elas Nova Déli e Mumbai - por ferrovias de alta velocidade.

Hoje, a companhia ferroviária estatal Indian Railways opera mais de 12.600 trens, que transportam a cada dia mais de 23 milhões de passageiros para mais de 7 mil destinos. O sistema tem mais de um século de existência. A empresa estatal dispõe de cerca de 7.400 trens para o transporte exclusivo de mercadorias. A Índia está entre as nações que lidam com mais de 1 bilhão de toneladas de cargas por ano, grupo em que se incluem os Estados Unidos, a Rússia e a China.

A Indian Railways esforça-se para ampliar a sua capacidade e se tornar a maior transportadora de cargas do mundo."

- Quais seriam os pontos principais para que o Japão possa vencer a concorrência de trens-bala na Índia?

"Em breve o primeiro-ministro indiano irá o Japão. A visita provavelmente vai pôr em marcha a cooperação indo-japonesa no setor de trens-bala. Não será fácil, porém, a materialização de uma escolha do shinkansen japonês. Quatro grandes operadoras de trens-bala da China, da França, da Alemanha e da Espanha deverão competir com a meta de entrar no mercado da Índia. Um ponto fundamental para uma vitória do shinkansen japonês será o oferecimento de um valor competitivo, visto que o orçamento do projeto estará diretamente ligado ao preço das passagens. Outra questão importante será uma imediata transferência de tecnologia para a Índia. Mais um fator crucial na parceria das duas nações será uma constante cooperação para a realização de melhorias na malha ferroviária da Índia, de modo a dar pleno proveito às linhas de trens de alta velocidade."

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...