quinta-feira, 9 de junho de 2016

Novo elemento químico criado por pesquisadores japoneses poderá se chamar “nihonium”



Um pesquisador japonês disse estar entusiasmado que o “nihonium” tenha sido endossado como o nome de um novo elemento químico criado por seu grupo.
O professor Kosuke Morita, da Universidade de Kyushu, liderou uma equipe do instituto japonês Riken responsável pela criação do “nihonium”.
Em conversa com a imprensa, na quinta-feira, Morita disse que soube, no dia anterior, que a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês) havia endossado o nome proposto por sua equipe. A organização é responsável pela tabela periódica.
O professor afirmou que a ciência fundamental não é algo capaz de ser imediatamente útil para a vida das pessoas. No entanto, ele disse que sentia uma enorme alegria com a possibilidade de que um elemento químico e um nome criados por um grupo japonês sejam acrescentados à tabela periódica.
O “nihonium” foi criado há doze anos. Em dezembro do ano passado, a IUPAC reconheceu o elemento 113 como um novo elemento sintético e concedeu o direito de batizá-lo aos cientistas japoneses.
O “nihonium” e o símbolo químico “Nh” serão oficialmente acrescentados à tabela periódica após o nome ter sido avaliado pelo público em um processo com cinco meses de duração.
Fonte: NHK

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...