A empresa ManPowerGroup divulgou, na semana passada, os dados da 10ª edição da pesquisa anual de Escassez de Talentos, que ouviu 41,7 mil profissionais de Recursos Humanos em 42 países, entre eles Brasil e Japão.
O estudo revelou que, em termos mundiais, as áreas de Engenharia e de Tecnologia da Informação estão entre as que apresentam maior demanda. Trabalhadores de Ofício também são muito procurados em quase todos os países e, segundo a pesquisa, podem ser classificados como aqueles que oferecem habilidades manuais específicas, como chefs, açougueiros, confeiteiros, mecânicos e eletricistas, entre outros autônomos.
No Brasil, a lista das profissões mais procuradas obedece a seguinte ordem:
- Técnica
- Trabalhadores de Ofício
- Operadores de Produção e Máquinas
- Pessoal de Apoio de Escritório
- Operários
- Motoristas
- Representante de Vendas
- Engenheiros
- Contadores e profissionais de finanças
- Profissionais de TI
O Japão, no sentido inverso, revelou que 83% dos profissionais de RH tem dificuldades para contratar os seguintes profissionais:
- Engenheiros
- Representante de Vendas
- Profissionais de TI
- Contadores e profissionais de finanças
- Motoristas
- Técnicos
- Gerente de Vendas
- Médicos e profissionais de saúde (exceto enfermeiros)
- Operários
- Trabalhadores de Ofício
Segundo os analistas de Recursos Humanos ouvidos na pesquisa, entre os motivos de tanta dificuldade na contratação estão: pouca quantidade de profissionais interessados, falta de competências técnicas e habilidades comportamentais necessárias e, ainda, altas pretensões salariais.
Confira aqui a pesquisa completa com a lista dos países, e descubra onde a sua profissão está sendo mais requisitada!
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.