Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O governo japonês planeja revisar sua política-base para o descarte de lixo nuclear, de modo que possa ter uma participação mais efetiva no processo de escolha de locais onde os resíduo serão armazenados definitivamente.
O Ministério da Indústria afirmou que a partir do início deste ano a pasta trabalhará em torno de propostas enviadas por um painel de especialistas em novembro do ano passado.
O governo planeja armazenar resíduos de usinas nucleares altamente radioativos em locais subterrâneos a grandes profundidades. A administração tem solicitado a governos locais que indiquem locais candidatos ao armazenamento através de uma lei que entrou em vigor em 2000.
Contudo, nenhuma municipalidade mostrou-se interessada e o governo central ainda não garantiu nenhum local candidato.
Através da nova política, o governo planeja delinear uma lista de locais que seriam considerados cientificamente apropriados para o descarte, e solicitar a municipalidades relacionadas que concordem com o projeto.
O Japão espera pavimentar o caminho para concluir até o fim deste ano a sua busca por locais para o descarte de resíduos radioativos.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.