Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
No Comentário de hoje, o jornalista econômico Aiichiro Mizushima nos fala sobre as perspectivas para os carros japoneses e se eles serão capazes de recuperar o mercado.
Perguntamos a ele por que a Toyota Motor conseguiu voltar a ser a montadora que mais vende carros no mundo.
Mizushima diz que um motivo é que a produtividade da Toyota teve uma recuperação acentuada. Ela havia sido afetada por conta dos recalls nos Estados Unidos e pela catástrofe que atingiu o Japão em março de 2011, além da piora nas relações entre o Japão e a China.
Outro fator é a rápida recuperação nas vendas domésticas, graças ao corte nos impostos para os compradores de carros ecológicos.
O problema do recall da Toyota na América do Norte, que foi revelado ao público em 2009, afetou a empresa por vários anos. Mas desde o ano passado, a Toyota reconquistou a confiança do consumidor, o que ajudou a aumentar as vendas de forma notável na América do Norte.
Os modelos da Toyota que mais vendem são os carros ecológicos, principalmente os híbridos. Os carros ecológicos da Toyota chegaram ao mercado há mais de 10 anos. E durante a próxima década, os híbridos deverão ser o produto principal no mercado global de carros ecológicos.
A preferência dos consumidores americanos, que passou dos carros convencionais com grandes motores para os carros ecológicos que consomem menos combustível, também ajudou a popularizar os híbridos.
Dentre os fatores importantes para aumentar ainda mais as vendas de carros japoneses, a tecnologia de carros ecológicos, principalmente a notável eficiência em termos de consumo de combustível, são a fonte da força das marcas japonesas no mercado global, enquanto a funcionalidade e os designs são o ponto forte das marcas estrangeiras.
Os híbridos requerem tecnologias complexas e usam metais raros em várias peças. A piora das relações entre o Japão e a China afetou seriamente o fornecimento de tais metais, e isso prejudicou a produção. Contudo a Toyota conseguiu desenvolver híbridos que não dependem desses metais, e hoje chegou num estágio de colocá-los em uso.
O declínio do iene após o início do governo do premiê japonês Shinzo Abe também impulsionou os carros japoneses. A Toyota poderia revisar para cima a sua meta de vendas para esse ano que foi estimada em 9.91 milhões de unidades. Este é um número sem precedentes e representa um aumento de mais de 160 mil unidades em relação a 2012, mas essa meta poderia ser elevada para 10 milhões de unidades.
Este foi o Comentário.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.