Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Os chefes dos executivos de municípios de Okinawa, a província mais meridional do Japão, realizaram ato público domingo em Tóquio. Eles pediram o cancelamento do plano militar dos Estados Unidos para utilização de aeronaves de transporte Osprey em Okinawa.
Além disso, exigiram que seja retirada da província a Base Aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais americano.
Mais de 140 autoridades da província participaram da passeata no centro da capital japonesa. O organizador do ato público informou que havia mais de 4 mil manifestantes, inclusive ex-habitantes de Okinawa radicados em Tóquio.
O prefeito da cidade de Naha, Takeshi Onaga, afirmou que o governo nacional vem impondo a Okinawa o fardo das bases militares americanas desde que a administração da província foi devolvida pelos Estados Unidos ao Japão e que a indignação da população local está chegando ao limite.
Portando faixas com os dizeres "Não às aeronaves Osprey", os manifestantes fizeram um percurso de aproximadamente 1,5 quilômetro.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.