sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Equipe japonesa cria linfócitos T usando tecnologia de células iPS
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Pesquisadores japoneses afirmam ter conseguido usar a tecnologia de células-tronco pluripotentes induzidas, conhecidas como iPS, para produzir as chamadas células T, um tipo de glóbulos brancos que desempenha um grande papel na luta contra o câncer. A pesquisa aumenta a esperança de que células regeneradas possam ser utilizadas no tratamento de câncer e AIDS.
Uma equipe do Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Tóquio, liderada pelo professor Hiromitsu Nakauchi, reprogramou células T, ou linfócitos T, em células iPS. As células-tronco criadas artificialmente têm potencial para se desenvolverem em qualquer tecido do organismo.
As células T foram extraídas do sangue de pessoas infectadas com HIV. Elas desempenham um grande papel no sistema imunológico.
Os cientistas cultivaram as células iPS por 10 semanas com outros glóbulos brancos do sangue para criar novas células T.
Eles afirmam que células regeneradas mantêm sua capacidade de reconhecer o vírus HIV como um corpo estranho. Eles descobriram também que as novas células T são capazes de multiplicar a uma velocidade 10 a 100 vezes mais rápido do que na sua forma original, além de ter um período de vida mais longo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cada vez mais a medicina japonesa descobre novas formas de combate ao câncer.
ResponderExcluirIsso sim que eh uma noticia boa!!
ResponderExcluirTaí, isso sim seria útil pro mundo!!!
ResponderExcluirSeria esse o caminho pra cura?!
ResponderExcluir