domingo, 6 de janeiro de 2013
Cientistas japoneses estudam permanência da radiação em pescados
Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved
Uma equipe de cientistas japoneses estuda órgãos de pescados para avaliar o modo como partículas radioativas permanecem em peixes capturados em águas próximas à usina nuclear Fukushima 1.
Os pesquisadores estão vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisa em Ciências da Pesca de Yokohama, próximo a Tóquio.
Eles coletaram otólitos de 30 trutas-de-água-doce e pargos-preto capturados a partir de agosto ao largo das províncias de Fukushima e Miyagi.
Os otólitos dos pescados crescem em camadas. Os cientistas dizem ser possível avaliar o tempo exato em que os peixes absorvem partículas radioativas com a identificação da camada na qual estiverem as partículas.
Os pesquisadores pretendem descobrir se as partículas são resíduos da exposição à radiação ocorrida após o acidente nuclear de março de 2011. Desde o acidente, altos níveis de radiação são continuamente detectados em algumas espécies de peixes capturados ao largo da província de Fukushima.
O chefe do Centro de Oceanografia da Pesca e Ecossistema Marinho, Tomoo Watanabe, do próprio instituto, afirma que os dados coletados pelo estabelecimento provavelmente ajudarão a determinar a época em que será possível um reinício pleno da pesca na região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.