segunda-feira, 13 de julho de 2015
Estrangeiros lotam departamento de imigração no último dia para a emissão do Zairyu Card
Os residentes estrangeiros empreenderam hoje (8) uma corrida de última hora para substituir os certificados do, agora extinto, registro de estrangeiro pelos novos cartões d
O Departamento Regional de Imigração em Shinagawa/Tóquio, ficou lotado nesta quarta-feira (8), último dia do prazo para efetuar a troca.
Houve um aumento tão acentuado nesta semana que o departamento de imigração precisou alocar funcionários de outros setores, disse o porta-voz Ken Saito. Apesar do aumento de servidores a espera pelo atendimento era mais longa do que o habitual.
Martin Koos, residente permanente que trabalha para a Embaixada da Suécia em Tóquio, reconheceu que foi sua culpa ter deixado a troca para a última hora. Koos disse que antes de efetuar a troca do cartão, precisou renovar o passaporte que já estava vencendo e, por isso, acabou se atrasando.
A troca era obrigatória para residentes estrangeiros com vistos de médio ou longo prazo, como aqueles casados com cidadãos japoneses ou trabalhando para empresas japonesas, estudantes de intercâmbio, estagiários técnicos estrangeiros e residentes permanentes.
Segundo o Ministério da Justiça, a maioria dos residentes permanentes que não conseguiram fazer a troca dentro do prazo, pareciam estar sob a noção equivocada de que não precisavam adquirir o novo cartão porque, ao contrário dos residentes temporários, seu cartão de registro de estrangeiro estaria válido por até sete anos.
Esse foi o caso do consultor Martin Skye que trabalha em Tóquio. O canadense de 40 anos, disse que sabia sobre a necessidade da troca do cartão há muito tempo, mas pensava que ele estaria isento porque a data de expiração do seu documento era só no próximo ano. Ele disse que um de seus colegas de escritório corrigiu o equívoco.
“Meus colegas de trabalho me disseram que não importa quando o cartão de estrangeiro expira e que eu tinha que vir hoje”, acrescentando que precisou tirar o dia de folga do trabalho para providenciar a troca.
Apesar do longo tempo de espera, ele disse que o processo foi muito eficiente, observando que os funcionários da imigração pareciam estar preparados para o fluxo incomum. “Eles estão fazendo tudo que podem para facilitar para todos. Isso é uma coisa boa “, disse o canadense.
Embora concordando que a imigração lidou com a situação razoavelmente bem, o jornalista freelancer Jake Adelstein disse que não havia espaço para acomodar a todos. Ele disse que esteve no Departamento de Imigração em Shinagawa na terça-feira para fazer a troca de seu ID e que levou nove horas para concluir o processo.
Aqueles que perderam o prazo de 08 de julho podem enfrentar sanções penais, como até um ano de prisão ou uma multa máxima de ¥ 200.000. Mas o Ministério da Justiça diz que tais sanções são aplicadas em casos extremos e que os retardatários não devem hesitar em procurar a imigração para obter o novo cartão de identificação (zairyu card) mesmo após o decurso do prazo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.