cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Premiê japonês nega que legislação de segurança nacional conduzirá à introdução do serviço militar obrigatório


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, refutou a ideia de que a legislação de segurança patrocinada pelo governo conduzirá à introdução do serviço militar obrigatório no país.
Na quinta-feira, Abe falou diante de um comitê da Câmara Alta do Parlamento japonês que delibera a respeito dos projetos de lei sobre segurança nacional.
Uma integrante do situacionista Partido Liberal Democrático (PLD) afirmou que mães de crianças pequenas disseram a ela que compreendem a importância da defesa nacional, mas não querem que seus filhos sejam convocados. Segundo a legisladora do PLD, a população compartilha dessa preocupação.
Shinzo Abe, por sua vez, disse que o serviço militar obrigatório poderia ser considerado como servidão involuntária, que é proibida pela Constituição japonesa.
Abe acrescentou que não há como o governo mudar essa interpretação da Constituição. De acordo com ele, o Japão jamais introduzirá o serviço militar obrigatório mesmo sob futuros primeiros-ministros ou governos.
Outro legislador do Partido Liberal Democrático perguntou como o Japão vai garantir a segurança dos cidadãos japoneses sequestrados na Coreia do Norte, em caso de um confronto na Península Coreana.
Shinzo Abe respondeu que a cooperação com o aliado do Japão - no caso, os Estados Unidos - será muito importante nessas circunstâncias. Abe acrescentou que o Japão tem fornecido informações a respeito dos sequestrados ao lado americano e que pediria a ajuda de Washington no caso de uma emergência desse tipo.
fonte: Nhk

FC Porto está perto de fechar acordo com o atacante Takashi Usami


O FC Porto acredita que Takashi Usami pode ser o substituto de Jackson Martinez, que se transferiu para o Atlético de Madrid (ESP). O jornal português Multi Desportos informou nesta quarta-feira (29) que o clube português está perto de anunciar o jogador japonês de 23 anos que defende o Gamba Osaka.
Com 16 gols, Usami é o artilheiro da J. League e além de integrar a seleção nacional, teve uma breve passagem pelo Bayern de Munich e Hoffenheim (ALE) na carreira. O Porto está à procura de um ponta de lança para suprir a falta do colombiano Martinez.
Embora a liga portuguesa seja considerada de pouca expressão na Europa ofuscada pelo campeonato espanhol, inglês e italiano, grandes jogadores surgiram para o mundo através do time azul e branco. O brasileiro Hulk era desconhecido até brilhar com a camisa do Porto assim como os colombianos Radamel Falcão Garcia e Jackson Martinez. Hoje, Falcão Garcia está no Chelsea (ING) e Martinez foi apresentado recentemente pelo Atlético de Madrid.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Professores no Japão trabalham até 15 horas por dia


Um estudo realizado pelo Ministério da Educação do Japão revelou que profissionais da área educacional trabalham de 10 a 13 horas diárias em média na escola, informou a Jiji Press. Além disso, dedicam outras duas horas ao trabalho em casa. Ou seja, acumulam uma carga horária de 15 horas por dia.
Por isso, o Ministério da Educação pediu aos conselhos locais para reorganizar seu sistema de trabalho e reduzir a carga horária dos funcionários para que possam dedicar mais tempo aos estudantes. E, talvez, evitar casos de bullying.
Em média, os professores do ensino fundamental passam 11 horas e 35 minutos na escola, enquanto que no caso do ensino médio o tempo aumenta para 12 horas e seis minutos. Já os diretores adjuntos passam cerca de 12 horas e 50 minutos na escola, enquanto funcionários da secretaria trabalham por aproximadamente 10 horas.
A pesquisa do governo japonês abrangeu 10 mil trabalhadores (diretores, diretores adjuntos, professores e funcionários de secretaria de 451 escolas do ensino fundamental e médio).

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Japão: Homem finge ser deficiente para molestar menina em banheiro público


A policia da província de Osaka prendeu neste sábado (11) um homem que fingiu ser deficiente físico para atrair e molestar uma menina na cidade de Sakai, Osaka, informou o jornal Sankei.
No dia 13 de junho, Masato Okuno, 39, teria atraído a menina para um banheiro público de dentro de uma loja de eletrônicos, alegando precisar de ajuda devido a um problema físico no braço e na região lombar. Ele se trancou com a menina dentro da cabine do banheiro designado para deficientes físicos e a molestou sexualmente.
O nome e a idade exata da menina não foram revelados, mas a polícia informou que a vitima tinha entre 11 e 19 anos.
Okuno negou as acusações: “Nós estávamos dentro do banheiro mas eu não fiz nada obsceno”, disse o acusado à polícia. Após a agressão, ele fugiu do local em uma moto.
A polícia identificou Okuno através das informações fornecidas pela vítima e também pelas imagens da câmera de segurança do estabelecimento.
A polícia investiga se ele também é o autor de outros crimes semelhantes que ocorreram na região. Okuno é enfermeiro e trabalhava em um asilo de Sakai.

domingo, 26 de julho de 2015

Sabonete “japonês” é a nova aposta de mulher melão para perder gordura


Renata Frisson, mais conhecida como Mulher Melão, apostou numa dieta bastante incomum para manter a boa forma. Ela concedeu entrevista ao site Ego e contou que está seguindo uma dieta que ela apelidou de “dieta do banho“.
A famosa, que pretende ser a musa do fio dental de 2016,  diz que o sabão foi presente de uma amiga que o trouxe diretamente do Japão. Ela explica que já está usando o produto há cerca de um mês. “Não sei se funciona, mas tomo banho várias vezes ao dia e uso“, disse ela.
O sabão, que na verdade é fabricado na China à base de algas japonesas, chama-se Aoqili. Segundo Renata, ele deve ser usado sob o chuveiro e esfregado na pele com firmeza, para que penetre na pele e destrua as células de gordura. “Tudo pela beleza!”, explicou a mulher-fruta.
Porém, a dermatologista Sílvia de Mello, da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, diz que não, não funciona! “O Aoqili é composto por algas que podem sim melhorar o aspecto da pele pela hidratação, mas não tem esse poder emagrecedor, pois ainda não descobriram nada tópico que consiga penetrar na pele e dissolver a gordura”, afirma.
Segundo ela, existem alguns produtos feitos à base de centella asiática, que podem auxiliar na drenagem linfática, já que ajudam a diminuir o inchaço do corpo. Mas… não fazem emagrecer.

Após caso de estupro, Usp vai adotar modelo de policiamento japonês


A Universidade de São Paulo – USP vai contar, a partir de setembro, com um novo modelo de policiamento dentro do Campus. Atuando em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, o patrulhamento da cidade universitária será realizado por uma patrulha comunitária, inspirada em modelo japonês.
O secretário de segurança pública, Alexandre de Moraes, diz que o modelo de polícia comunitária do Japão, conhecido como Koban, já foi implantado de forma gradual no estado, no final da década de 1990. O modelo deve ser estendido a outras duas universidades – Unesp e Unicamp.
“A companhia já está em fase de treinamento e terá entre 80 e 120 homens que vão ficar responsáveis pela área total do campus, equivalente a 470 campos de futebol”, afirmou Moraes ao jornal Folha. Hoje, 22 policiais militares circulam pelo campus até as 23 horas e há somente 59 câmeras para monitoramento.
No modelo Koban, além do aumento do efetivo, a ação dos policiais será concentrada na prevenção e não apenas no atendimento das chamadas de ocorrências. Os agentes ficarão mais próximos da comunidade de alunos, atuando em diferentes horários, conhecendo melhor a rotina e as necessidades da população.
Desde o início deste ano, a Secretaria de Segurança e a USP vêm desenvolvendo tratativas para solucionar o problema de violência no campus. A USP, inclusive, montou um grupo de trabalho coordenado por José Gregori, que foi ministro do governo FHC e presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP.
A necessidade mencionada pelo coordenador dos trabalhos ficou ainda mais evidente depois do último caso de violência registrado no campus. No dia 15 de junho, uma estudante de economia da USP, de 17 anos, foi estuprada nos arredores da praça do relógio, próximo à reitoria. Ela teria sido abordada quando se dirigia ao refeitório do campus, no início da noite. O suspeito, armado com uma faca, é um jovem que, a princípio, não seria aluno da USP.
O fato do criminoso suspeito não possuir ligação com a universidade, reforça os argumentos de que a USP não é mais uma Universidade isolada e foi, literalmente, invadida pela cidade. “Levou-se em conta que o campus, em alguns trechos, é um pedaço da cidade de São Paulo. A USP não é mais o lugar isolado que foi no passado. Tem características de um pedaço da cidade”, afirmou Gregori.O debate sobre policiamento dentro das universidades é antigo e delicado. Existe uma resistência das entidades estudantis à presença ostensiva das policias no campus, justificada pelos fatos ocorridos na história recente das atuações policiais em universidades. Um dos motivos dessa resistência, de acordo com as agremiações, é que a polícia pode reprimir atividades de cunho político e social com o pretexto de oferecer segurança à população.
Os funcionários e alunos do campus, ao contrário das agremiações estudantis que insistem em ver a medida sob a ótica político-social, reclamam da escuridão em alguns pontos e da falta de segurança que gera registros frequentes de furto, roubo e violência sexual.
As agremiações estudantis também não sugeriram qualquer modelo que pudesse ser contraposto ao que será implantado pela secretaria e pela USP, como forma de se resolver a violência crescente nas dependências das universidades.
Por estas razões, Gregori acredita que já exista um entendimento entre a classe estudantil de que o policiamento no campus é necessário e inadiável. Ele admite, porém, que a proposta ainda precisa ser apresentada aos funcionários e aos alunos da instituição.
O governo paulista, porém, segue com as providências necessárias à implementação do projeto e já fez um estudo para mapear o melhor local para instalar a base fixa da Polícia Militar dentro do campus. Os policiais deverão utilizar no uniforme uma braçadeira diferente da usual, para sinalizar que fazem parte da polícia comunitária do campus.

sábado, 25 de julho de 2015

Pesquisadores encontram uma boa razão para diabéticos deixarem de fumar


Fumantes são mais suscetíveis a desenvolver diabetes, mas podem diminuir o risco abstendo-se de acender um cigarro por pelo menos 10 anos, de acordo com pesquisadores japoneses.
A pesquisa do Centro Nacional de Medicina e Saúde Global, em Tóquio é apenas um punhado de estudos em larga escala que confirmaram uma ligação entre quebrar o hábito de fumar e prevenir o aparecimento da diabetes.
Por cerca de quatro anos, os pesquisadores do centro monitoraram as condições de saúde de cerca de 54.000 homens e mulheres que trabalham em empresas sediadas na região de Kanto e arredores.
Dos 54 mil, cerca de 2.400 desenvolveram diabetes do tipo 2 no período de acompanhamento.
A diabetes tipo 2 é uma doença progressiva, na qual o corpo torna-se resistente aos efeitos normais de insulina e gradualmente perde a capacidade de produzir insulina suficiente no pâncreas. A doença é em partes, associada com o estilo de vida dos pacientes.
O estudo descobriu que as pessoas que fumam de 11 a 20 cigarros por dia, aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 36%, em comparação com aqueles que nunca fumaram.
Fumantes que passaram de 21 cigarros por dia, levantou o risco de diabetes em 50%, em comparação com não fumantes.
Indivíduos que pararam de fumar há menos de cinco anos, o risco de diabetes tipo 2 não se alterou. Se tivessem deixado de fumar há 10 anos ou mais, havia chances de igualar os níveis com quem nunca tinha fumado, de acordo com o estudo.
Os pesquisadores disseram que suas análises levaram em conta outros fatores que podem levar a diabetes tipo 2. Acreditam que a fumaça do cigarro interfere com as atividades de insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue, ou com as funções das células que produzem insulina.
Os resultados do estudo foram divulgados em 22 de julho na edição online da revista científica ‘Plos US One’.

Fonte: The Asahi Shimbun

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Trading japonesa Mitsui faz oferta de compra de empresa brasileira de gás


A trading japonesa Mitsui está negociando a compra de parte da maior empresa brasileira do setor de gás. Segundo fontes, a Mitsui apresentou uma oferta de compra de ações da Gaspetro.
A empresa é subsidiária integral da Petrobras. Ações que valem 49% do patrimônio da unidade de gás da companhia foram colocadas à venda.
A Gaspetro tem quase 8 mil quilômetros de gasodutos e fornece gás para residências e empresas em 19 estados.
As principais tradings japonesas enfrentam dificuldades em meio à queda no preços de recursos como minério de ferro e petróleo. A Mitsui opera seu negócio de recursos naturais em uma proporção maior que outras tradings. Analistas dizem que a entrada da Mitsui nesse setor no Brasil representa uma tentativa de melhorar seus ganhos.
Fonte: Nhk

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Homem é preso por molestar menina de 14 anos


A policia de Tóquio prendeu um homem de 34 anos de idade, suspeito de molestar uma menina de 14 anos, no mês passado. Acredita-se que o suspeito, Hiroshi Kamata, pode ser o responsável por outros 20 casos semelhantes ocorridos nos últimos meses.
Segundo a polícia, o suspeito abordou a menina quando ela estava voltando para casa, por volta das 19h do dia  23 de junho, em Katsushika Ward, informou o Sports Nippon. Ele supostamente agarrou-a por trás e, segundo a menina, também lambeu seu rosto.
A polícia disse que Kamata, identificado através das imagens de câmeras de segurança da rua, confessou o crime, assim como pelo menos outros 20 casos similares de agressão sexual ocorridos desde março, perto de sua casa.
Ele disse à polícia que após escolher a vítima, imaginava-se tocando em seu corpo e, em seguida a seguia por cerca de três meses, antes de fazer a abordagem.
A polícia disse que Kamata ia com sua bicicleta atrás das meninas, e então esperava que as mesmas virassem em uma rua estreita, antes de atacá-las.
Fonte: Japan Today

terça-feira, 21 de julho de 2015

Ponteiro japonês será a novidade na apresentação do Maringá Vôlei para a temporada 2015/2016


O Maringá Vôlei fará a apresentação oficial da equipe para a temporada 2015/2016 na próxima sexta-feira (24) perante à imprensa, patrocinadores, empresários, autoridades e convidados. A cerimônia será realizada na Associação Comercial de Maringá (PR).
A novidade no time é a contratação do ponteiro japonês Tatsuya Fukuzawa (28) que estava no Panasonic Panthers, de Osaka. Fukuzawa possui no currículo três campeonatos nacionais (2009/2010, 2011/2012, 2013/2014) e mais de 100 partidas pela seleção nipônica incluindo a disputa dos Jogos Olímpicos de 2008.
Segundo o diário Lancenet, o ponteiro de 1,89m tem como principais características a regularidade no passe, colabora com a defesa e possui habilidade para enfrentar bloqueios altos.
Além do japonês, chegaram ao elenco os centrais Aureliano (ex-Voleisul) e Ualas (ex-UPCN), o oposto Edinho (ex-Monte Claros) e o ponteiro Thiago Sens (ex-Funvic/Taubaté). A equipe é treinada pelo argentino Horacio Dileo.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Japão vai compartilhar com AIEA lições aprendidas no desastre nuclear de Fukushima



O conselho de administração da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizou uma reunião, na quarta-feira, para discutir um relatório abrangente sobre o acidente na usina nuclear Fukushima 1, ocorrido em 2011.

O documento responsabiliza a falta de preparo do Japão à crença excessivamente firme do país no tocante a segurança de suas usinas nucleares pelo desastre de 2011.

O governo japonês expressou prontidão para compartilhar com os membros da AIEA as lições aprendidas pelo país no desastre em Fukushima.
Fonte: NHK

Setor de serviços esforça-se para atender turistas estrangeiros no Japão


Varejistas e restaurantes no Japão ampliam a sua variedade de produtos e oferecem serviços adicionais para tirar proveito da vinda de turistas estrangeiros no verão japonês.
A loja de departamentos Isetan Mitsukoshi, uma das maiores do país, colocou pela primeira vez à venda yukata especialmente desenhados para estrangeiros.
Normalmente o comprimento dos quimonos de verão é ajustável por meio da dobra do tecido na cintura, mas muitos turistas consideram difícil fazer o ajuste.
O novo produto pode ser vestido como um roupão de banho, sem o ajuste do comprimento. Há instruções em inglês e chinês.
O provedor de informações on-line sobre restaurantes Gurunavi e a Tokyo Metro — a maior empresa privada de metrô da capital japonesa — estão distribuindo um guia grátis em aproximadamente 140 estações de Tóquio.
A publicação apresenta dicas sobre restaurantes e informa os períodos de realização de festas populares. Quando escaneiam com o celular códigos QR nas páginas do guia, os leitores podem obter informações detalhadas e mapas em inglês e chinês.

domingo, 19 de julho de 2015

Dica indispensável para ter bom relacionamento com seu chefe japonês


Existe uma diversidade de pessoas em nosso meio de convívio, algumas calmas, outras explosivas, algumas piadistas, outras sérias, principalmente entre os brasileiros. No entanto, isso tem pouco que ver ao lidar com os líderes japoneses, principalmente quando se trata de ambientes escolares e profissionais. Portanto, pessoas alegres podem não se sair muito bem com seu ânimo todo diante de um chefe aparentemente rabugento.
O que está em jogo na verdade não é a personalidade de uma ou outra pessoa, mas a compreensão de um único fator cultural: o respeito às hierarquias. Certamente todos os dekasseguis conhecem alguém que já brigou com um chefe japonês, seja com um do alto escalão ou um subchefe. Alguns desses desentendimentos poderiam ter sido evitados se essa questão fosse bem compreendida.

Hierarquia é coisa séria
É necessário saber que respeitar as hierarquias no Japão é um sinal de educação e bom senso. Não importa se o buchoo (diretor), kachoo (gerente) ou kakarichoo (supervisor) é altivo e gosta de pisar nos funcionários. Ele é autoridade. Ponto final. Não sou eu quem diz isso, mas os próprios japoneses. Você pode até achar injusto e dizer que ele não passa de um cara chato, arrogante etc., mas ele vai continuar sendo autoridade e vai continuar pisando em todos nós até que saibamos lidar com isso sabiamente.
Estudos sociológicos do Japão apontam que essa característica tão forte de hierarquia é herança da era feudal, que gerou ascensões e quedas de autoridades, guerras civis, e muitas mudanças internas, que afetaram principalmente na formação social. Em última análise, esse movimento dentro da história nipônica passou a moldar a sociedade para essa mentalidade verticalizada, estendendo-se até os dias de hoje.
Basicamente, não podemos pensar como brasileiros. Devemos pensar como japoneses e lidar como japoneses. Afinal, estamos no país deles, no sistema social deles. Caso contrário, criaremos um mal-estar muito grande no ambiente e também para a imagem do brasileiro como um todo.
Uma experiência escolar
Quando eu estudava no Chuugakkou (equivalente ao ensino fundamental no Brasil), todos nós, alunos, tínhamos o dever de dar bom dia aos professores, em qualquer momento, seja em sala ou quando estivéssemos passando pelos corredores da escola. Em classe, quando ele entrava antes de iniciar a aula, o líder de classe se levantava e mandava a sala toda ficar de pé para que todos cumprimentassem o professor formalmente, abaixando em 45 graus e dizendo: “ohayougozaimasu!” (Bom dia!). Além disso, quando fôssemos entrar na sala dos professores, era necessário dizer: “shitsureishimasu” (com licença), em respeito a todas as autoridades (professores) presentes.

Aprendendo a lidar
Entenda que o buchoo e outras autoridades não têm nada contra nós pessoalmente (na maioria das vezes). Geralmente só estão expressando a sua autoridade baseada na premissa cultural de que eles são os chefes, e nós, os subordinados. E para que não haja uma úlcera em nosso estômago, basta pensarmos como japonês e agir como tal: “Hai! Wakarimashita!” (Sim! Entendido!) ou “Sumimasen! Gomennasai!” (Desculpe-me!).
Certamente eles não querem nossas justificativas, mas querem que reconheçamos que estamos abaixo de sua autoridade, estejamos com a razão ou não. Às vezes podemos até pensar que é um tanto pueril da parte deles, mas é assim que funciona, é assim que a história os conduziu. Não quero dizer que eles sempre estão certos e coisa e tal, mas que sempre temos de ter em mente que estamos diante de um conflito cultural e não pessoal.
Essa compreensão talvez possa ser mais evidente nas famílias de descendentes de japoneses, como no meu caso. Quando meu pai dava bronca em mim e em meus irmãos (quando pequenos, claro), ele nunca aceitava que respondêssemos suas perguntas, uma vez que eram perguntas retóricas. Mas era o jeito de ele afirmar que estávamos diante de sua autoridade paterna. Certamente ele herdou esse hábito de meu avô, que herdou do bisavô, que herdou do pai do avô samurai…
A nossa compreensão cultural ocidental gera um grande atrito à compreensão cultural oriental, e é aqui que devemos ponderar seriamente: que a nossa razão e formas de pensar nem sempre são corretas e funcionais para lidar com os chefes japoneses.

sábado, 18 de julho de 2015

japonesa é presa por roubar homens drogando-os com chocolate em encontros


Encontros no escuro, ou “blind dates” como são conhecidos no Japão, são populares entre japoneses de todas as idades à procura de um relacionamento sério ou de um simples encontro amoroso.
Mas a excitação de um encontro com uma pessoa desconhecida pode ter consequências desagradáveis. Este foi um caso de um homem de 52 anos, que não teve sua identidade revelada, morador do distrito de Miyagino, ao encontrar com sua “pretendente” Midori Kohama, de 23 anos.
O “blind date” foi arranjado através de um site de encontros japonês depois de uma troca de mensagens. Kohama, estudante da Universidade Farmacêutica de Tohoku, concordou em se encontrar com o homem para um jantar em um restaurante no distrito de Aoba na noite de 24 de junho.
O restaurante no estilo Izakaya, possui um cardápio vasto em bebidas e petiscos, mas geralmente com poucas opções de sobremesas.
Pensando nisso, Kohama, que possui conhecimentos em remédios e soníferos, articulou seu plano cuidadosamente preparando um chocolate caseiro para dar ao “pretendente” no restaurante e encorajá-lo a experimentar no encontro.
Mesmo que esse gesto gerasse uma certa desconfiança, uma vez que chocolates são dados somente no Valentine’s Day em fevereiro, o homem aceitou e comeu o presente.
Após o homem dormir, Kohama se apossou de dois cartões de crédito e sua carteira. Segundo as autoridades, a estudante roubou 40 mil ienes da carteira da vítima e foi presa em 16 de julho, onde admitiu parcialmente as acusações.

“Não nego que roubei os cartões, mas não me lembro de ter pego nenhum dinheiro”

Esta é a segunda vez que Kohama é presa em menos de um mês, onde foi detida no dia 26 de junho sob acusações idênticas, na cidade de Nagajo, também na província de Miyagi.
No outro crime, Kohama aplicou o mesmo golpe em um homem de 55 anos, roubando 25 mil ienes em dinheiro e quase 1 milhão de ienes do cartão de crédito, já que conseguiu adivinhar a senha através da data de aniversário presente na carteira de motorista da vítima.

“Eu fiz isto para punir homens de meia-idade pervertidos que se gabam de ter dinheiro… Eu fiz com outros homens também. Eu queria o dinheiro”

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Japão premiará restaurantes e hotéis com selos “Omotenashi” de excelência em atendimento aos turistas estrangeiros


O Governo Japonês irá premiar com selos de qualidade aos restaurantes e pousadas que possuírem um certo nível de “omotenashi”, ou hospitalidade, para clientes estrangeiros.
Detalhes do projeto, como as especificações padrões para a aprovação do selo, serão discutidas por um comitê de especialistas que será formado em agosto. É esperado que o programa comece no próximo verão e se torne popular durante a “invasão” de turistas atraídos pelas Olimpíadas de Tóquio em 2020.
Os critérios de qualidade do selo incluem:

  • Funcionários que falem um idioma estrangeiro sempre presentes
  • Procedimentos para reaver pagamentos de impostos
  • Sinalizações em vários idiomas
  • Pagamento de cartão de crédito internacional disponível
  • Segundo o Ministério da Indústria, os critérios serão medidos em vários níveis, permitindo a operadores de hotéis e restaurantes melhorarem seus serviços até chegar ao mais alto padrão de excelência em atendimento.

Polícia de Nagasaki prende dupla por falsificar carteira de habilitação para entrar em show do grupo AKB48


A polícia de Nagasaki prendeu dois homens que falsificaram uma carteira de motorista para que um deles pudesse assistir um show do grupo AKB48 duas vezes no mesmo dia, informou o Mainichi Shimbun.
Eles foram identificados como Takato Yasunari, um funcionário de 37 anos do governo municipal de Shimonoseki (Yamaguchi), e Yuichiro Kamo, de 34 anos, que trabalha num hospital de Fukuoka. Os dois falsificaram o documento no final de 2014.
Kamo usou a licença falsa para tentar entrar num show em Nagasaki no dia 28 de dezembro. Naquele dia, havia duas apresentações do grupo idol, porém cada pessoa só poderia assistir à um único show, motivo pelo qual a organização exigiu a apresentação de documento de identificação.
Na primeira vez, Kamo apresentou sua própria carteira de habilitação. Mas na segunda, mostrou a licença falsificada e foi impedido de entrar. Os fiscais perceberam que o documento era falso e Kamo acabou detido pelo delito.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Governo japonês avança na retomada do militarismo, mesmo contra a vontade da população


Nesta quarta-feira (15), um comitê da câmara baixa do Parlamento japonês, aprovou uma lei que altera, de maneira significativa, a política de segurança do Japão. Hoje, ela é baseada no princípio de que “o povo japonês renuncia à guerra como direito soberano da nação e ao uso de ameaças ou da força bélica como meio de solução de disputas internacionais”.
A lei que pretende alterar esse princípio, vai permitir que o país envie tropas militares ao exterior, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. A aprovação ocorrida na quarta-feira provocou uma reação vigorosa por parte de populares, que temem uma violação da Constituição Pós-Guerra pacifista.
O artigo 9 determina que as forças militares japonesas devem ter caráter exclusivamente de defesa e são proibidas de realizar operações em outras nações . A oposição teme que, com a aprovação da lei, o Japão passe a se envolver em conflitos liderados pelos Estados Unidos, em várias partes do mundo.
O premiê japonês, Shinzo Abe, empunha a bandeira da “defesa pela força” dizendo que uma postura “mais enfática” seria, também, mais efetiva. Essa postura é elogiada pelos EUA, que se preocupa com as investidas comerciais de uma China cada vez mais ofensiva.
Nesta quarta-feira (15) uma multidão de manifestantes, estimados em 60 mil pessoas, reuniu-se perto do gabinete do primeiro-ministro, carregando cartazes e entoando “Desista das leis de Guerra”, “Proteja o Artigo 9” e “Abe, renuncie”.
A oposição bem que tentou impedir a votação, gritando e levantando cartazes com as palavras “A política de Abe é imperdoável” e “Contra a imposição de leis”. Mas, após um debate longo e tumultuado, os parlamentares da base aliada do governo conseguiram aprovar o projeto de lei.
A expectativa do governo é de que o projeto seja aprovado ainda nesta semana na câmara baixa, onde o bloco governista tem uma maioria absoluta, antes de seguir para a câmara alta.

Lei que proíbe posse de pornografia infantil entra em vigor no Japão mas exclui anime e mangás


A lei revisada que proíbe a posse de pornografia infantil no Japão entrou em vigor ontem, quarta-feira (15). Antes da revisão, somente a produção e a distribuição de material pornográfico de crianças era proibido.
O parlamento japonês promulgou a lei em junho de 2014, mas, para incentivar a eliminação do material, estipulou uma carência de um ano para a aplicação de penas.
Embora a lei proíba a posse de pornografia infantil, imagens gráficas e mangás de crianças em posições sexuais permanecem legais.
Organizações internacionais haviam pressionado o Japão para que endurecesse sua posição contra a pornografia infantil, alegando que o país era uma fonte de material para os mercados globais.
A nova legislação proíbe a posse de fotografias e vídeos retratando menores de 18 anos em posições sexuais ou praticando sexo.
Segundo a nova lei, qualquer pessoa que “possui pornografia infantil com o objetivo de satisfazer seu interesse sexual” pode ser punido com prisão de até um ano ou pagamento de multa de até ¥1 milhão.
Para “proteger a liberdade de expressão”, um grupo que representa as editoras de mangás e livros no Japão, reivindicou o direito de continuar criando imagens sexualmente sugestivas de crianças.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Centro Nacional de Neurologia e Psiquiatria de Tokyo relaciona depressão com hábitos alimentares desequilibrados


Estudos recentes mostraram que as condições psicológicas, tais como a depressão, podem ser causados por hábitos alimentares desequilibrados, que conduzem à obesidade ou falta de nutrientes específicos no organismo.

Para combater isso, os hospitais têm aumentado os esforços para educar os pacientes sobre alimentação e nutrição. O Centro Nacional de Neurologia e Psiquiatria em Kodaira, Tokyo, representado pelo Dr. Imaizumi, é um deles.

Na fala do médico: “Mesmo quando você tem um obento de uma loja de conveniência, você pode facilmente adicionar um prato de legumes, ou ter algum suco de vegetais, sem adição de açúcar, para melhorar o equilíbrio nutricional de sua refeição”, disse Imaizumi. “Muitos de nossos pacientes vivem sozinhos por isso é importante que eles sejam capazes de equilibrar a sua dieta continuamente e com facilidade”.

Pessoas que sofrem de depressão normalmente têm um estilo de vida instável, especialmente quando se trata de refeições e, geralmente tendem a estar acima do peso com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, de acordo com pesquisa feita pelo Centro de Investigação de Transtornos Mentais do Departamento de Hiroshi Kunugi e outros.

A parte do cérebro que regula o nosso desejo de comida e bebida também controla os níveis de estresse, revela o Centro de Estudos. Isso explica por que os pacientes poderiam estar acima do peso devido ao estresse.

Também foi revelado que os distúrbios metabólicos, tais como diabetes, podem causar uma inflamação crônica, aumentando assim o risco de desenvolvimento da depressão ou abaixando a função da insulina, que é conhecida por reduzir os níveis de açúcar no sangue. Este último pode ter um efeito prejudicial no funcionamento do cérebro.

A deficiência na nutrição pode ter outros efeitos psicológicos. Por exemplo, a deficiência de ferro pode causar uma variedade de sintomas incluindo a falta de concentração, fadiga, irritação e, nas mulheres especificamente, a depressão pós-parto.

A deficiência em ácido fólico, que é encontrado em grandes quantidades em vegetais verdes e amarelos e influencia a função de neurotransmissores, pode levar a perda de motivação.

Mas é preciso estar ciente de que há também alguns nutrientes que podem causar danos ao organismo, quando tomado em excesso através de suplementos.

O tratamento médico para depressão tem tido agora 3 aspectos: terapia, aconselhamento de drogas e orientações nutricionais somado ao exercício.

O Centro Nacional de Neurologia e Psiquiatria oferece educação nutricional para os pacientes cujos médicos acham que eles precisam. Um livro intitulado “Utsubyo no Mainichi gohan” (refeições diárias para os doentes que sofrem de depressão) escrito por Imaizumi e Kunugi descreve detalhes de refeições com um bom equilíbrio nutricional.

FONTE: THE JAPAN NEWS

Tóquio: Chefe da Yakuza fere rival no rosto com uma espada


A Polícia Metropolitana de Tóquio, nesta segunda, anunciou a prisão de um líder da Yakuza por ferir um rival de outro grupo com uma espada.
Na manhã do dia 13 de maio, Hiroshi Ono, 46 anos, chefe de uma facção pertencente ao grupo de motociclistas (bosozoku) Dragon, é acusado de ter usado uma espada chinesa para cortar o rosto de outro líder, de 31 anos, dentro de um clube em Kabukicho, distrito de Shinjuku.
De acordo com o Sankei Shimbun, Ono lidera uma facção de 50 membros da “Dragon” localizada em Akabane e a vítima chefia um grupo em Ueno com aproximadamente 100 membros.
A vítima precisará de duas semanas para se recuperar do ataque. Ono nega as acusações.
Em 2013, a Agência Nacional de Polícia começou a classificar as gangues bosozoku como grupos “pseudo-yakuza” para refletir melhor suas atividades atuais.
A Dragon é formada por chineses de segunda e terceira geração que vieram para o Japão após a Segunda Guerra Mundial.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Japonesa responde: por que as mulheres daqui cobrem a boca ao dar risada?


Alguma vez você já se perguntou por que as mulheres japonesas cobrem a boca quando dão risada?
Este é um fenômeno cultural e usualmente vemos acontecendo quando observamos uma japonesa sorrindo. Os homens, por sua vez, não fazem esse gesto.
Instigada pela curiosidade dos estrangeiros, uma mulher japonesa postou em seu blog algumas explicações:
Razão # 1: Ao contrário da cultura ocidental que cuida dos dentes para também ter sorrisos bonitos, os japoneses não têm este hábito. Geralmente os dentes são desalinhados, tortos e muitas mulheres tem vergonha de mostrá-los ao sorrir.
Razão # 2: As mulheres japonesas aprendem a dar risada em voz baixa, sem fazer muito barulho, considerando que as altas gargalhadas são comportamentos vistos como pouco graciosos e pouco femininos na cultura japonesa.
Razão # 3: Porque é isso o que as outras mulheres japonesas fazem. O Japão é uma sociedade coletiva e as pessoas tendem a imitar comportamentos de outras pessoas. Mesmo que, às vezes, não seja consciente, as mulheres naturalmente tendem a seguir o exemplo de outras mulheres. É um comportamento aprendido.
Razão # 4: A sociedade japonesa vê esse comportamento como gracioso e mulheres são incentivadas a sorrir (tampando a boca), porque isso é um sinal atraente e gracioso.
Isso pode não fazer muito sentido aos olhos dos estrangeiros, mas depois de morar no Japão por um tempo você se acostuma sobre esta tradição japonesa.
FONTE: NEWS ON JAPAN

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Estrangeiros lotam departamento de imigração no último dia para a emissão do Zairyu Card


Os residentes estrangeiros empreenderam hoje (8) uma corrida de última hora para substituir os certificados do, agora extinto, registro de estrangeiro pelos novos cartões d
O Departamento Regional de Imigração em Shinagawa/Tóquio, ficou lotado nesta quarta-feira (8), último dia do prazo para efetuar a troca.
Houve um aumento tão acentuado nesta semana que o departamento de imigração precisou alocar funcionários de outros setores, disse o porta-voz Ken Saito. Apesar do aumento de servidores a espera pelo atendimento era mais longa do que o habitual.
Martin Koos, residente permanente que trabalha para a Embaixada da Suécia em Tóquio, reconheceu que foi sua culpa ter deixado a troca para a última hora. Koos disse que antes de efetuar a troca do cartão, precisou renovar o passaporte que já estava vencendo e, por isso, acabou se atrasando.
A troca era obrigatória para residentes estrangeiros com vistos de médio ou longo prazo, como aqueles casados ​​com cidadãos japoneses ou trabalhando para empresas japonesas, estudantes de intercâmbio, estagiários técnicos estrangeiros e residentes permanentes.
Segundo o Ministério da Justiça, a maioria dos residentes permanentes que não conseguiram fazer a troca dentro do prazo, pareciam estar sob a noção equivocada de que não precisavam adquirir o novo cartão porque, ao contrário dos residentes temporários, seu cartão de registro de estrangeiro estaria válido por até sete anos.
Esse foi o caso do consultor Martin Skye que trabalha em Tóquio. O canadense de 40 anos, disse que sabia sobre a necessidade da troca do cartão há muito tempo, mas pensava que ele estaria isento porque a data de expiração do seu documento era só no próximo ano. Ele disse que um de seus colegas de escritório corrigiu o equívoco.
“Meus colegas de trabalho me disseram que não importa quando o cartão de estrangeiro expira e que eu tinha que vir hoje”, acrescentando que precisou tirar o dia de folga do trabalho para providenciar a troca.
Apesar do longo tempo de espera, ele disse que o processo foi muito eficiente, observando que os funcionários da imigração pareciam estar preparados para o fluxo incomum. “Eles estão fazendo tudo que podem para facilitar para todos. Isso é uma coisa boa “, disse o canadense.
Embora concordando que a imigração lidou com a situação razoavelmente bem, o jornalista freelancer Jake Adelstein disse que não havia espaço para acomodar a todos. Ele disse que esteve no Departamento de Imigração em Shinagawa na terça-feira para fazer a troca de seu ID e que levou nove horas para concluir o processo.
Aqueles que perderam o prazo de 08 de julho podem enfrentar sanções penais, como até um ano de prisão ou uma multa máxima de ¥ 200.000. Mas o Ministério da Justiça diz que tais sanções são aplicadas em casos extremos e que os retardatários não devem hesitar em procurar a imigração para obter o novo cartão de identificação (zairyu card) mesmo após o decurso do prazo.

domingo, 12 de julho de 2015

Áudio do discurso de rendição do Imperador Hirohito será divulgado


A Casa Imperial do Japão informou que irá divulgar a gravação original do discurso de rendição do Imperador Hirohito, onde anuncia a rendição do Japão às forças aliadas lideradas pelos EUA, em 15 de agosto de 1945.
A fita original, conhecida como “gyokuon hoso” (transmissão imperial), tinha sido guardada pela agência da Casa Imperial e apenas uma cópia editada foi divulgada amplamente. O porta-voz a agência disse que a gravação foi restaurada ao seu estado original e será disponibilizada digitalmente no próximo mês.
“Vamos divulgar o áudio para comemorar o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial”, disse o porta-voz em entrevista coletiva, acrescentando que o interesse da população pelo período Showa aumentou desde a publicação de um livro com 12 mil páginas sobre a vida do Imperador Hirohito.
A transmissão do discurso pré-gravado começou ao meio-dia do dia 15 de agosto de 1945.
“À medida que se aproximava o meio-dia, pude perceber que todas as pessoas interromperam seus afazeres, gerando uma paralização completa.” disse o advogado russo Issac Shapiro, um dos poucos estrangeiros que moravam no Japão na época.
“O imperador falou naqueles termos estranhos e arcaicos, típico japonês dos pronunciamentos imperiais. Ao invés de entender, pude sentir aquelas palavras tão diferentes do japonês coloquial que eu usava diariamente. Mesmo sem entender as palavras nobres, todos aqueles que escutavam sabiam que a guerra tinha terminado”, escreveu o Shapiro em uma edição de 1985 do The Wall Street Journal.

De virada, Japão vence Argentina pela Copa do Mundo de Futebol de Areia


Após estrear com derrota para Portugal (4 a 2) na Copa do Mundo de Futebol de Areia, a seleção japonesa venceu a Argentina, de virada, por 4 a 3 neste sábado (11), na cidade de Espinho (Portugal).
Federico Hilaire abriu o placar para os argentinos, que na primeira rodada derrotaram Senegal (4 a 3). Takasuke Goto empatou e Naoya Matsuo virou para o Japão. Frederico Costas igualou o marcador para a Argentina.
Goto fez o terceiro dos japoneses e Takaaki Oba marcou o quarto gol. A Argentina encostou no placar com Rodrigo Lopes.
GOLEIRO INSPIRADO
Apesar da pressão argentina, o goleiro japonês Shingo Terukina garantiu a vitória por 4 a 3 para o time nipônico com atuação inspirada. No fim do jogo, defendeu dois chutes perigosos do ataque celeste.
Primeiro, bloqueou uma finalização de Frederico Hilaire e, no rebote, segurou o chute de Miguel de Ezeyza. O arqueiro japonês ainda arriscou um tiro de longa distância que acertou o travessão do goleiro Dardo Cortes.
DISPUTA ACIRRADA NO GRUPO A
No grupo A, Portugal, Senegal, Japão e Argentina estão empatados com três pontos e decidirão as duas vagas para a segunda fase na última rodada. Cada equipe possui uma vitória e uma derrota.
O Japão, do técnico Marcelo Mendes, faz a última partida da fase de grupos contra Senegal nesta segunda-feira (13). Somente os dois primeiros colocados das quatro chaves avançam às quartas de final da Copa do Mundo.


sábado, 11 de julho de 2015

Ídolo japonês já fez um vídeo pornô com perspectiva de 360º


Todos sabem que vida de idolo não é duradora , é super competitiva e dificil.Em Dvd no ebay na cotação do dia do 11 de Julho de 2015 custa aproximdamente R$170,00
A Gravure idol Saki Yoshida estreou em um vídeo para Oculus Rift apenas de bikini. Para quem não lembra, Oculus Rift é o óculos de realidade virtual que foi comprado pelo Facebook ano passado.
A grande sacada dessa história é que agora o próprio Youtube disponibiliza vídeos em 360º que podem ser acessados pelo smartphone. Dai é só ajustar a tela do dispositivo para o angulo e direção que quer ver e se divertir.
Segundo o site Panora o vídeo estava disponível apenas em evento fechado.
O que nos resta esperar é a pornografia influenciar essa moda de vídeo de 360º. Assim como nos anos 80, onde a indústria pornográfica teve um papel importante na disputa entre os padrões de vídeo da época (ela produzia muito em VHS). Mas se depender dos japoneses ela já pegou.
Pelo menos eu entendi porque a câmera que grava vídeos em 360º se chama THETA.


Solteiros japoneses encaram namoro como “incômodo”, revela estudo do governo


Um estudo realizado pelo governo do Japão – encomendado para identificar as causas da baixa taxa de natalidade que ameaça a estabilidade futura do país – mostrou que quase 46% dos jovens solteiros que não querem relacionamentos amorosos, encaram o namoro como um “incômodo”.
Cerca de 31% das mulheres e 36% dos homens entrevistados disseram que não têm nenhum desejo em ter um parceiro(a). O estudo ouviu jovens com idade entre 20 e 39 anos, em todas as regiões do Japão.
Do total daqueles que não querem namorar, 46% disseram que os relacionamentos “incomodam”, enquanto 45% disseram que preferem se concentrar em seus hobbies.
Outros se queixaram de que não há lugares suficientes para encontrar um parceiro em potencial, enquanto 34% expressaram preocupação com a “falta de encanto pessoal”.
O estudo confirmou também que a porcentagem de solteiros com idade entre 40 e 50 anos, está aumentando. A maioria dos adultos de meia-idade disseram que não conseguem se casar porque ganham pouco.
Uma pesquisa realizada em 2013 mostrou que 30% das mulheres solteiras só se casariam com homens que ganham mais de ¥5 milhões por ano.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Japão registra superávit em conta corrente pelo 11º mês consecutivo


Em maio, o Japão registrou superávit em conta corrente pelo 11º mês consecutivo. Com mais de 15 bilhões de dólares, é o maior superávit do tipo em maio em oito anos.
Na quarta-feira, representantes do Ministério das Finanças afirmaram que a balança comercial apresentou déficit de aproximadamente 390 milhões de dólares. Mesmo assim, a cifra é inferior em comparação a maio de 2014 devido ao barateamento do preço do petróleo.
A balança primária de rendimentos, que mensura o quanto o país obtém através de investimentos no exterior, registrou superávit de cerca de 16 bilhões de dólares.
A balança de serviços do Japão apresentou superávit de aproximadamente 850 milhões de dólares, graças a um aumento do número de turistas estrangeiros no país.

80% dos japoneses são a favor de reduzir maioridade penal para 18 anos


Uma pesquisa realizada pelo jornal Mainichi revelou que 80% dos japoneses são a favor de reduzir a maioridade penal de 20 para 18 anos. Atualmente, os jovens com idade entre 14 e 20 anos que cometem crimes, são julgados pelo Código Juvenil e cumprem penas diferenciadas de acordo com a gravidade do crime.
Segundo o jornal, a pesquisa reflete o sentimento dos japoneses em relação a uma série de crimes hediondos cometidos por menores. Em fevereiro, 3 jovens com idade dentre 17 e 18 anos foram presos pelo assassinato de um estudante em Kawasaki.
A pesquisa, realizada nos dia 4 e 5 de julho, mostra também que 44% dos entrevistados apoiam a redução da maioridade civil de 20 para 18 anos. De acordo com a lei vigente, somente os maiores de 20 anos podem assinar contratos, fumar, beber e se casar sem a autorização dos pais.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Polícia desmantela redes de prostituição de luxo que empregavam modelos e universitárias


A polícia de Tokyo desmantelou duas redes de prostituição de luxo em Shibuya que enviava mulheres para hotéis na capital japonesa para terem relações sexuais com clientes, informou o Tokyo Reporter.
Yoshihiro Aihara, um homem de 32 anos que administrava os negócios, Girly Tokio e Elite Club, e cinco funcionários foram detidos. Três deles admitiram ter violado a Lei Anti-Prostituição. No entanto, Aihara se declarou inocente. Setenta jovens entre 18 e 25 anos faziam parte das redes de prostituição especializadas em modelos e universitárias.
Quase a metade das mulheres registradas nos catálogos frequenta universidades. O preço por 30 minutos de serviço custava 40 mil ienes enquanto a sessão especial de três horas era oferecida por 220 mil ienes. O valor de uma sessão de 90 minutos era de 120 mil ienes. Os negócios Girly Tokio e Elite Club geraram 200 milhões de ienes em receitas desde maio de 2013 a atenderam cerca de três mil clientes.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Mangueira responsável por vazamento em Fukushima 1 é deixada sem trocar


Funcionários da usina nuclear Fukushima 1 anunciaram que uma mangueira responsável pelo vazamento de água radioativa foi deixada sem trocar mesmo após sua durabilidade ter sido questionada.

O vazamento de água de descarte altamente radioativa foi detectado na sexta-feira. Segundo a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), de sete a quinze toneladas de água vazaram da mangueira, e uma parte do material vazou para o porto da usina. Amostras coletadas em quatro pontos do porto revelaram a presença dos mais altos níveis de substâncias radioativas desde que o monitoramento começou há dois anos.

Representantes da empresa afirmam que a mangueira se partiu por ter sido dobrada para além do nível permitido pelo fabricante. A Tepco vem trocando mangueiras do mesmo tipo em outras partes do complexo devido a dúvidas quanto à sua durabilidade.

Contudo, a mangueira responsável pelo vazamento foi deixada de lado por estar em um local onde os trabalhadores ficaram ocupados com a construção de uma parede de solo congelado em torno da usina. A obra visa isolar os prédios dos reatores da água subterrânea.

Lei que proíbe estudantes em negócios de entretenimento adulto entra em vigor em Aichi


Visando o combate à exploração sexual, a província de Aichi se tornou a primeira do país a proibir negócios de entretenimento adulto com estudantes do ensino médio vestidas com uniformes colegiais, informou o Asahi Shimbun.
Em vigor desde 1º de julho, a nova lei foi elaborada para proteger adolescentes de 17 anos ou menos e veta a contratação de menores para empreendimentos que ofereçam serviços de acompanhantes, tanto em clubes como em passeios privados, massagens e sessões de fotos em salões e bares.
Os negócios são designados sob o rótulo “JK”, abreviação de Joshi Kosei, ou colegial. Nos últimos anos, empresas do ramo prosperaram com a prostituição de adolescentes nesses estabelecimentos.
A polícia de Aichi estima que existem cerca de 140 empreendimentos “JK” operando na província. Os infratores serão obrigados a suspender o funcionamento das empresas por até seis meses e enfrentar penas de um ano de prisão e multa de 500 mil ienes.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Estudante indica Pokemon para quem deseja entrar na universidade


Video games e jogos de cartas, além de entreter, também podem ser uma importante ferramenta de treinamento para os estudantes que almejam entrar na conceituada Universidade de Tóquio.
Em entrevista ao programa “Viking!” da TV Fuji, um estudante universitário disse que o famoso jogo Pokemon o ajudou a entrar em uma das melhores universidades do Japão. Ele recomendou o jogo como uma forma de treinamento para aprimorar os estudos e o comparou ao jogo shogi, uma espécie de xadrez japonês.
“Por jogar este jogo, eu desenvolvi minhas habilidades lógicas de pensamento e isso pode ser benéfico para quem deseja entrar na universidade”,  disse o estudante.

Andar muito devagar com a bicicleta também pode render multa no Japão. Conheça outras regras


Nos últimos anos, o número de infrações de trânsito e acidentes envolvendo bicicletas aumentou significativamente no Japão. Em resposta a isso, o governo fez uma revisão na lei de trânsito que entrou em vigor em todo o país este mês.
De acordo com a nova lei, o ciclista que violar as regras mais de duas vezes no período de três anos, será obrigado a fazer aulas de segurança no trânsito, ao custo de ¥5,700, ou pagar multa de até ¥50 mil.
Conheça 10 violações de trânsito de bicicletas, abrangidas pela nova lei:

1. Ignorar semáforos e sinais de trânsito.
2. Passar sob a cancela no cruzamento da linha do trem.
3. Não parar no sinal de “pare” (tomare).
4. Violar regras de trânsito quando estiver trafegando nas calçadas (aberta à interpretação da polícia).
5. Trafegar com freios com defeito.
6. Conduzir a bicicleta embriagado.
7. Trafegar muito lentamente nas calçadas, obstruindo a passagem de pedestres.
8. Trafegar em calçadas exclusivas para pedestres.
9. Atravessar a faixa (de pedestres), antes do sinal verde.
10. Não prestar atenção nos pedestres e outros ciclistas devido à utilização de dispositivos móveis.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ilha fantasma no Japão é declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO


Neste domingo (5), o Japão ganhou o status de Património Mundial da UNESCO, em 23 de suas unidades industriais modernas, inclusive na ilha japonesa de Hashima, situada a 15 quilômetros de Nagasaki.
Hashima, que tem área pouco menor do que 1 km², ficou famosa por ter sido cenário do filme “007: Operação Skyfall”. No passado, porém, o local foi parte de atividades mineradoras em águas profundas e era habitada pelos trabalhadores que faziam essa exploração. Em 1974, com a suspensão dessas atividades, os poucos habitantes deixaram o local e a ilha tornou-se deserta, sendo hoje conhecida como “ilha fantasma”.
A decisão da UNESCO, divisão cultural da ONU, só ocorreu após Japão e Coreia do Sul resolverem a pendência histórica sobre o local, onde foram realizados trabalhos forçados de sul-coreanos.
O reconhecimento dos “Sítios da Revolução Industrial do Período Meiji do Japão” pela UNESCO, era ponto importante para o Japão, pois os locais simbolizam a passagem do país de uma sociedade eminentemente agrícola e feudal, para a potência industrial no final do século 19.
Segundo declarações do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano em seu site oficial, o Japão reconheceu que “numerosos coreanos trabalharam sob condições cruéis depois de serem mobilizados contra a sua vontade” e se comprometeu a criar um centro de informação para honrar as vítimas.
A Coreia do Sul se opôs durante anos à concessão desse status ao Japão, argumentando que tal comenda seria um desrespeito com o sofrimento do povo coreano, que em sete dos locais analisados trabalhou como escravo, incluindo a ilha de Hashima, apelidada de Battleship Island.
O Apoio da Coreia do Sul para o Japão na reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO, que ocorreu na Alemanha, aumenta as esperanças de que as relações diplomáticas se harmonizem entre os dois países vizinhos.
Seus líderes trocaram visitas no mês passado, por ocasião do 50º aniversário do tratado para normalizar os laços políticos. Tensões históricas, decorrentes do período de 1910 a 1945, minaram as relações entre os dois países nos útlimos anos, causando reflexos importantes no comércio e nos assuntos de cooperação estratégica.
Na mesma esteira, a Coreia do Sul vem se recusando a realizar uma cúpula bilateral com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, até que o Japão reconheça a escravidão das mulheres sul-coreanas, forçadas à submissão sexual por soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
Algumas das mulheres sobreviventes, juntamente com os familiares de algumas já falecidas, ameaçam demandar contra o governo japonês nos tribunais americanos, caso os países não consigam chegar a um acordo satisfatório para a compensação.
A ilha de Hashima, no Japão, agora Patrimônio Mundial, é aberta à visitação. Porém, as condições das construções que resistiram ao tempo não são, exatamente, agradáveis.

domingo, 5 de julho de 2015

Evacuados mortos há 70 anos nas ilhas Senkaku durante a Segunda Guerra são homenageados em Okinawa


A cidade de Ishigaki, localizada na ilha de mesmo nome em Okinawa, realizou na sexta-feira (4) uma cerimônia com a inauguração de um memorial em homenagem aos residentes mortos em dois navios de evacuação no fim da Segunda Guerra Mundial.
Segundo a NHK, as duas embarcações foram atacadas por forças norte-americanas, em 3 de julho de 1945, ao longo das ilhas Senkaku no Mar da China Oriental. Elas transportavam moradores de Ishigaki com destino à Taiwan. Mais de 80 pessoas morreram no ataque.
Setenta anos depois da tragédia, 60 pessoas se reuniram na cidade para homenagear as vítimas. Yotake Kedashiro discursou em nome da associação de famílias enlutadas. Ele afirmou que os familiares nunca se esqueceram do ataque dos Estados Unidos próximo à ilha Uotsuri.
Kedashiro espera que a homenagem continue a ser realizada em Ishigaki e que o cenotáfio (memorial fúnebre) se torne um bastão da paz. Um monumento para lembrar as vítimas foi construído há 40 anos em Uotsuri. No entanto, como muitas famílias estão relutantes em participar das cerimônias, a associação planeja realizá-las em Ishigaki.
Masako Ishigaki, uma sobrevivente que tinha 11 anos na época, disse estar grata por viver num mundo pacífico e que a guerra deve ser evitada a qualquer custo.

Japão lança número de emergência “189” para denúncias de abuso infantil


O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, lançou hoje, o número de emergência “189” para aconselhamento parental e denúncias de abuso infantil. O novo número ligará o usuário ao escritório do Centro de Apoio Infantil mais próximo e estará disponível 24 horas por dia.
Com o número mais curto – o número anterior era composto de 10 dígitos – os escritórios locais temem que não conseguirão atender a demanda e já solicitaram apoio do ministério para a contratação de novos profissionais para aconselhar pais com dificuldade na criação dos filhos.
No ano fiscal de 2013, foram realizadas 73.802 consultas em 207 escritórios pelo Japão, registrando um aumento de quase 300% em relação ao número de consultas realizadas em 2003. No entanto, o número de atendentes não acompanhou o crescimento da demanda.
O ministério também apurou que 24% das ligações feitas durante a noite, finais de semana e feriados, foram atendidas por seguranças e outros profissionais não qualificados para dar aconselhamento ou receber as denúncias.
A Sociedade Japonesa para Prevenção de Abuso e Negligência Infantil solicitou ao ministério que aumente o número de funcionários nos escritórios municipais, que muitas vezes são os primeiros a responder os casos de abuso infantil.
Um representante da entidade disse ao jornal Mainichi que apesar da facilidade do novo número, a falta de profissionais pode comprometer o atendimento nos casos de urgência.

sábado, 4 de julho de 2015

Saiba tudo sobre como alugar um imóvel particular no Japão


 É aconselhável estar acompanhado de alguém que entenda o idioma japonês ao visitar a imobiliária. Como o contrato é escrito em japonês, convém pedir que alguém o traduza antes de assiná-lo.

Durante a explicação sobre itens importantes ou antes de assinar o contrato, convém esclarecer os seguintes pontos:

Tipo de contrato
Existem dois tipos: Locação de Imóvel Normal (permite a renovação automática) ou Imóvel por Prazo Pré-determinado (a renovação ocorre se houver acordo e permite ao proprietário reformular o contrato).
Valor do depósito de garantia
Tarifas de renovação para Contrato de
 Locação Normal
Regras de moradia
As imobiliárias costumam exigir também o carimbo pessoal (inkan), a Carteira de Registro de Estrangeiro (zairyu card) e documento comprovando a renda do futuro inquilino.

Do fiador, é necessária a apresentação do carimbo registrado na prefeitura (inkan shoomeisho). Em alguns casos, a própria imobiliária certifica se o fiador tem renda e emprego estáveis. Se for contratar uma empresa que serve de fiador isso é dispensável, bastando pagar uma taxa anual que fica na faixa de ¥20.000.

As imobiliárias costumam exigir os seguintes valores no ato da assinatura do contrato:

Aluguel antecipado (mae yachin)
Taxa de agradecimento (reikin)
Paga ao proprietário e equivalente a dois meses de aluguel. Não é restituído ao final do contrato.
Depósito de garantia
 (shikikin ou hoshoukin)

Taxa equivalente a um ou mais meses de aluguel e que serve como depósito reservado para cobrir aluguéis atrasados ou gastos para consertar possíveis danos no imóvel. É restituída na rescisão do contrato, descontado o montante usado para reparos.

Comissão da imobiliária

Equivalente a um mês de aluguel.

Seguro contra incêndio

Válido por dois anos. O valor gira em torno de ¥20 mil. É recomendável ter também o seguro contra danos causados por terremoto (jishin hoken).

Condomínio


Em prédios de apartamento costuma-se cobrar taxa para cobrir despesas de condomínio (kyoekihi), como água e luz dos corredores e limpeza da área externa do prédio.

O contrato costuma ser de dois anos. Na hora da renovação, a imobiliária pode ou não solicitar pagamento de taxa equivalente a um mês de aluguel e de outras despesas, como taxa para selo e escrituração. É necessário renovar também o seguro de incêndio.

A forma de pagamento do aluguel é definida pela própria imobiliária: pode ser desconto direto da conta bancária do inquilino; depósito na conta do proprietário; ou pagamento em dinheiro diretamente à imobiliária ou ao proprietário.

Para rescindir o contrato é necessário avisar o proprietário ou a agência imobiliária com antecedência (geralmente de 1 a 2 meses).

Em caso de mudança, é aconselhável checar se não existem danos no imóvel antes de entrar nele e anotar tudo.

Se danificar ou sujar o imóvel, terá que bancar os gastos necessários para o imóvel recuperar a sua situação original de quando foi alugado. Isso é chamado de Custo de Recuperação da Situação Original e será abatido no depósito de garantia quando finalizar o contrato. Se a resposta for positiva, deve-se comunicar a imobiliária, para evitar problemas referentes à devolução do depósito de garantia (shikikin).

Japão formaliza queixa contra o Brasil na OMC por incentivos fiscais “ilegais”


Na última quinta-feira (2), o Japão acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o Brasil, com a alegação de que os encargos e tributos praticados favorecem “ilegalmente” os produtos brasileiros diante da concorrência estrangeira.
De acordo com a análise japonesa, a política comercial do governo Dilma Roussef estaria impondo uma carga fiscal mais elevada sobre as importações, enquanto fornece subsídios à exportação, afetando os setores da indústria automobilística, de telecomunicação, semicondutores , smartphones, software e outros produtos de automação.
A União Européia já havia se queixado do Brasil à OMC, pela mesma razão, no ano passado. Na ocasião, Bruxelas se manifestou dizendo que, ao dar isenção de IPI a diversos setores do mercado, sob condições determinadas, o Brasil estava violando as regras internacionais de comércio.
O histórico das isenções fiscais brasileiras começa em 2011, quando o governo concedeu isenção de IPI a montadoras que se comprometessem a investir no país e, além disso, a comprar peças de fabricantes locais. Na sequência, em 2012, o governo prorrogou o programa de isenção por mais 5 anos, além de ampliar o rol de setores beneficiados.
Em resposta às queixas, o Brasil mantinha o discurso de que as medidas favoreciam a UE e o Japão contra a concorrência chinesa. A UE, porém, argumenta que as políticas do governo Dilma têm afetado desfavoravelmente as negociações de todo o bloco econômico.
Uma preocupação pontual dos japoneses é com a possibilidade de que outros países emergentes adotem as mesmas práticas de favorecimento interno, prejudicando especialmente os setores de tecnologia e informática japoneses.
O governo de Tóquio admite que, algumas medidas já existem há muito tempo, mas estão se fortalecendo nos último anos, o que justificaria a providência tomada.
Segundo informações publicadas no jornal Estadão desta quinta-feira (2), o pedido de consultas é a primeira fase da disputa na OMC. Se, depois de 2 meses de reuniões entre os dois países, não houver um consenso, o Japão poderá pedir que árbitros internacionais examinem o Brasil.
De acordo com as regras da OMC o Brasil tem 60 dias para responder essa primeira queixa.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Novo estudo reforça evidências de que comer chocolate (ao leite ou amargo) faz bem ao coração


Nova pesquisa realizada na Inglaterra, contribui para as evidências cientificas de que comer chocolate em quantidades moderadas pode ser bom para o coração.
Cientistas britânicos analisaram dados de quase 21.000 pessoas que responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e tiveram a saúde monitorada por 11 anos.
O estudo mostrou que aqueles que declaram consumir mais chocolate têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares.
Os cientistas traçaram a relação entre as quantidades de chocolate que os participantes declaravam consumir (seja ao leite ou amargo) e os dados sobre sua saúde cardiovascular: taxa de colesterol, ocorrência de acidentes cardíacos, de acidente vascular cerebral (AVC) e etc.
A partir desta observação, foi constatado que aqueles que declaram consumir mais chocolate (até 100 gramas por dia) têm estatisticamente menos doenças cardiovasculares.
Mas os autores reconhecem também que aqueles que comem mais chocolate são também mais jovens, menos gordos, dispõem de melhor saúde e praticam mais esportes. Seria possível, então, que o estilo de vida fosse o responsável por tornar este grupo de pessoas menos sujeito às doenças do coração.
Além disso, aqueles que sabem que estão em risco de doenças cardiovasculares podem ter tendência a limitar o consumo de chocolate em busca de um estilo de vida melhor, observaram os pesquisadores.
“Apesar de tudo, os conhecimentos acumulados e relatados neste estudo sugerem que o consumo de chocolate pode estar associado a benefícios cardiovasculares”, concluíram.
Os médicos não envolvidos na pesquisa fizeram comentários cautelosos, lembrando que comer muito chocolate pode levar ao ganho de peso, o que é ruim para o coração.
Tim Chico, cardiologista da Universidade de Shelffiel, na Inglaterra declarou: “Eu não aconselharia meus pacientes a aumentar a ingestão de chocolate com base nesta pesquisa, particularmente se eles estão com sobrepeso”.
Polêmico, mas instigante, o fato é que o chocolate é um doce sedutor para muitas pessoas, que podem agora comer um pedacinho ao dia sem tanto peso na consciência.
Mas não se esqueçam do estilo de vida saudável e da prática de exercícios físicos, como previnem os médicos para a saúde do coração.
 FONTE: JAPAN TODAY

Marido de cantora japonesa se livra de acusação de violência doméstica


O Tribunal Distrital de Tokyo desclassificou um caso de violência doméstica contra o marido da ex-vocalista do grupo Morning Musume, Ai Kago, informou o Japan Today. Em 12 de maio, o cônjuge da artista, de 47 anos, a agrediu no apartamento de ambos em Roppongi.
A mulher, de 27 anos, sofreu lesões e se recuperou dos ferimentos em 10 dias. O homem foi acusado de agressão em 9 de junho. No entanto, o tribunal, por razões que não foram divulgadas, anunciou que as acusações contra o marido de Kago serão retiradas e não haverá julgamento.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Funcionários públicos do Japão iniciam trabalho até 2 horas mais cedo para “melhorar qualidade de vida”


Um novo programa do governo central do Japão, que teve início ontem, 1 de julho, está incentivando cerca de 210 mil funcionários públicos a iniciar a jornada de trabalho mais cedo para ajudar a “melhorar a qualidade de vida daqueles que se queixam da falta de tempo para aproveitar a vida social noturna.”
Chamado de “yukatsu” – combinação das palavras “noite” e “atividade” – o programa incentiva os trabalhadores a iniciar suas atividades até duas horas mais cedo do que o habitual e, como consequência, sair duas horas mais cedo do trabalho.
O governo central espera que, na medida no possível, os governos locais e empresas também adotem medidas semelhantes para ajudar na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores japoneses.
“Eu espero que essa medida provoque uma mudança na cultura de longas horas de trabalho do Japão”, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe em entrevista coletiva na manhã de ontem. Ele disse que também adotará o “yukatsu” e pretende visitar museus e restaurantes no fim do expediente.

Japão derrota Inglaterra e avança à final na Copa do Mundo de futebol feminino


Em partida realizada na quarta-feira pela semifinal da Copa do Mundo de futebol feminino, no Canadá, o Japão derrotou a Inglaterra pelo placar de 2 a 1. Desse modo, a seleção japonesa avança à final do torneio.
Aos 33 minutos do primeiro tempo, o Japão abriu o placar por intermédio da meiocampista Aya Miyama, que converteu um pênalti. Sete minutos depois, porém, a Inglaterra empatou a partida, também em uma cobrança de penalidade. O primeiro tempo terminou empatado.
No segundo tempo, ambas as equipes sofreram para marcar o gol de desempate.
A movimentação no placar ocorreu nos acréscimos. A zagueira inglesa Laura Bassett marcou um lindo gol contra, determinando a vitória japonesa.
Agora, o Japão vai enfrentar os Estados Unidos na decisão marcada para o domingo, em Vancouver, em busca do bicampeonato. Ambos os selecionados também se enfrentaram na decisão dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Fonte: Nhk

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Japão executa mais um prisioneiro que estava no corredor da morte


Foi enforcado, nesta quinta-feira (25), no Japão, um preso que estava no corredor da morte.
O ministro da Justiça, Yoko Kamikawa, disse que essa foi a 12ª execução desde dezembro 2012, no lançamento do governo liderado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.
O condenado à morte era Tsukasa Kanda, de 44 anos, que foi preso por matar uma mulher de 31 anos em 2007, em Nagoya, região central do Japão.
Em 2012 ele tentou na justiça reavaliar a pena de morte, mas não foi aprovado pela corte que recebeu uma petição com uma lista de assinaturas aprovando a pena de morte.
A última execução sob o governo de Abe foi em agosto do ano passado.

FONTE: MAINICHI JAPAN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...