Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights reserved
No Comentário de hoje, Hiroshi Matsumoto, comentarista da NHK nos fala a respeito do desabamento no túnel da rodovia expressa Chuo, que aconteceu no domingo na província de Yamanashi, a oeste de Tóquio.
Ele nos fala sobre as prováveis causas da queda dos painéis de revestimento do teto do túnel.
Matsumoto diz que a operadora da autoestrada diz que os parafusos de segurança das partes de metal usadas para suspender os painéis de concreto parecem ter se soltado da parede interna do túnel. A empresa também diz que não há registro de reposição dos parafusos desde que o túnel foi inaugurado 35 anos atrás, e que o desgaste pelo uso pode ter causado o colapso. Contudo alguns especialistas destacam que o acidente pode ter sido causado pela deformação do próprio túnel.
No Japão, os túneis de vias expressas já tem mais de 30 anos. As primeiras vias expressas do Japão foram construídas cerca de 50 anos atrás e atualmente a extensão total das vias expressas japonesas é de 9 mil quilômetros. Cerca de 40%, ou seja, 3.200 quilômetros foram construídos mais de 30 anos atrás.
Como garantir a segurança de tantas vias expressas construídas a partir de meados da década de 1950 até o início da década de 1970, período no qual o Japão passou por um rápido crescimento econômico, e como arrumar verbas para os trabalhos de manutenção são problemas bastante sérios.
As 3 operadoras de vias expressas do Japão, incluindo a Central Nippon Expressway, que opera a rodovia onde houve o acidente, acabaram de criar no mês passado, um comitê para discutir tecnologias de manutenção da segurança nas estradas.
O primeiro encontro do comitê foi realizado no dia 7 de novembro. O comitê ficou incumbido de considerar modos de lidar com o envelhecimento das estradas. Deveriam ser discutidos modos de identificação de problemas durante inspeções regulares e o estabelecimento de critérios de segurança.
A tarefa agora é determinar a causa do desabamento e conduzir inspeções nos túneis de todo o Japão. Contudo, nenhum problema foi constatado durante uma inspeção de rotina feita em setembro. Portanto, há uma necessidade imediata de que as autoridades revisem de maneira abrangente a manutenção de túneis e pontes, incluindo os padrões de inspeção de segurança.
Este foi o Comentário.
Tomara que desabamentos como esse não se repitam e que consigam encontrar e resolver o que ocasionou esse problema.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
acidentes acontece em toda parte do mundo,,,complicado...
ResponderExcluirEles encontrarão um jeito, diferente do Brasil que as coisas não saem do papel. O Japão é um país inteligente.
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