domingo, 2 de dezembro de 2012
Cientistas japoneses produzem células iPS com propensão à leucemia
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights reserved
Cientistas japoneses tiveram êxito na produção de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) que contêm raras características genéticas de pessoas com propensão a sofrer de leucemia.
Os pesquisadores esperam que as células venham a ajudar a esclarecer o mecanismo patogênico da leucemia e a colaborar no desenvolvimento de novos tratamentos.
A equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Keio criou células iPS a partir de células de glóbulos brancos extraídas de pessoas com propensão a sofrer de leucemia mieloide aguda.
Em comparação com células iPS regulares desenvolvidas a partir de células extraídas de pessoas saudáveis, as células iPS com propensão à leucemia têm menos da metade da capacidade de formar células sanguíneas. Os pesquisadores suspeitam que uma anormalidade ocorra no processo de divisão celular.
Cerca de metade das pessoas com estas características genéticas eventualmente acabam sofrendo de leucemia. É desconhecido exatamente que mecanismo ocasiona esta condição.
Os pesquisadores dizem que pretendem determinar as condições favoráveis à manifestação da enfermidade por meio de repetidas experiências com o uso de células sanguíneas desenvolvidas a partir células iPS com propensão à leucemia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.