Um grupo de pesquisadores da Universidade de Osaka disse que desenvolveu uma técnica para criar células que podem formar vários tipos de tecidos do olho humano, utilizando células-tronco pluripotentes induzidas, ou células iPS, de humanos.
O grupo afirmou que irá apresentar à comissão de avaliação da universidade até o final de março de 2017 um plano para iniciar estudos clínicos.
A equipe, liderada pelo professor Koji Nishida, confirmou que o uso de uma proteína chamada laminin-511 permite o cultivo de agrupamentos redondos de células a partir de células iPS em cerca de um mês.
Cada um dos agrupamentos tem 4 camadas contendo diversas células que podem se tornar tecidos do olho humano, como por exemplo nervos, retina, cristalino e córnea.
A equipe criou uma camada da córnea com essas células, que foi transplantada para o olho de um coelho. A córnea funcionou.
O grupo pretende aplicar essa tecnologia para criar tecidos de córnea a partir de células iPS a fim de iniciar testes clínicos para pacientes que sofrem de perda ou deficiência da córnea devido a ferimentos ou doenças
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.