sábado, 14 de junho de 2014
Pesquisadores japoneses desenvolvem eletrodos para células de combustível com matéria criada por bactérias
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Um grupo de pesquisadores japoneses disse que, pela primeira vez na história, foram desenvolvidos eletrodos mais eficientes para células de combustíveis utilizando-se matéria criada por bactérias.
A descoberta poderia levar à criação de um novo tipo de célula de combustíveis que não precisaria de platina, que é rara e de alto valor, para o desenvolvimento de eletrodos.
Na quinta-feira, o professor Seiji Ogo, da Universidade de Kyushu, disse que o seu grupo começou a colaborar com pesquisadores da Universidade de Nagoya para criar um protótipo.
Os pesquisadores colocaram um tipo de enzima produzida por uma bactéria numa superfície de fibra de carbono para criar o novo eletrodo.
As enzimas das bactérias, assim como o platina, possuem a capacidade de separar elétrons do hidrogênio, o que cria uma corrente elétrica.
A equipe diz que, em um experimento, o novo tipo de eletrodo usado em uma célula de combustível gerou 180% a mais de energia do que um eletrodo de platina.
Os pesquisadores também confirmaram que o novo eletrodo pode gerar energia mais forte do que a produzida por um eletrodo de platina por pelo menos 12 horas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.