segunda-feira, 23 de junho de 2014
Cerimônia lembra fim dos conflitos da Segunda Guerra Mundial em Okinawa
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Habitantes da província de Okinawa, no extremo sul do Japão, celebram hoje o 69º aniversário do fim dos combates na região durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 4600 pessoas participaram da cerimônia segunda-feira no Parque Memorial da Paz da cidade de Itoman, palco da última grande batalha do conflito.
A luta entre tropas japonesas e norte-americanas em 1945 terminou com um saldo de mais de 200 mil mortos, incluindo um quarto da população civil de Okinawa. O dia 23 de junho é considerado o último dia do combate organizado entre as duas forças.
Em sua declaração de paz, Hirokazu Nakaima, governador de Okinawa, disse que o povo da província vive com um forte sentimento de esperança pela paz desde o fim da guerra.
Nakaima alertou contudo que muito problemas persistem, especialmente o fato da maior parte das bases americanas do Japão se localizar na província. O governador afirmou que isto deve ser rapidamente resolvido.
Ele exigiu que as operações da Base Aérea dos Fuzileiros Navais Norte-Americanos de Futenma sejam encerradas dentro de cinco anos de qualquer forma, inclusive pela transferência de algumas funções da base para fora de Okinawa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.