segunda-feira, 27 de maio de 2013
Cientistas japoneses prosseguiram trabalho com radiação mesmo após alarme
Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved
Um relatório de acompanhamento do acidente de exposição à radiação ocorrido esta semana no Japão diz que cientistas do laboratório prosseguiram seu trabalho mesmo depois de ter soado o alarme de falha de equipamento.
O acidente aconteceu em instalações da Agência de Energia Atômica do Japão situadas na Província de Ibaraki por volta do meio-dia de quinta-feira. Os pesquisadores bombardeavam ouro com raios de prótons para gerar partículas elementares.
Quando soou o alarme, o funcionamento do equipamento foi interrompido automaticamente. No entanto, os cientistas rearmaram o alarme e retomaram o experimento, sem verificar a causa do acionamento do alarme.
O nível de radiação nas instalações elevou-se passados aproximadamente 90 minutos. Os pesquisadores interromperam então o experimento temporariamente e ligaram vários exaustores.
Quando o nível de radiação caiu, o trabalho foi reiniciado. Finalmente, os cientistas pararam de realizar o experimento após as 16 horas, quando o nível de radiação teve nova elevação.
A falha do equipamento gerou uma quantidade imprevista de partículas radioativas. Pelo menos 30 pesquisadores foram expostos à radiação e os exaustores sopraram uma parte das partículas radioativas para o ambiente externo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.