cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tóquio assina acordo com Taiwan para cooperar em projetos de serviços de água



Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

O governo metropolitano de Tóquio assinou um acordo com a agência de águas de Taiwan a fim de treinar engenheiros taiwaneses para trocar encanamentos e realizar outros trabalhos.

Taiwan perde aproximadamente 30% dos rendimentos dos serviços de água distribuída a cada ano em razão de vazamentos e mau funcionamento dos hidrômetros.

Funcionários do escritório que administra os recursos hídricos de Tóquio dizem que, se sua tecnologia ganhar confiança de Taiwan, isso poderia abrir espaço para companhias japonesas explorarem os serviços de água fora do país.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Filme japonês ganha Prêmio do Júri no Festival de Cannes





Por Uehara Yuu

Na cerimônia de encerramento da 66.a edição do Festival de Cinema de Cannes, realizada domingo, o diretor americano Steven Spielberg, que presidiu o júri, anunciou a concessão do Prêmio do Júri ao filme japonês "Like Father, Like Son", um filme delicado sobre a paternidade e a filiação..

Dirigida por Hirokazu Koreeda, a película retrata um casal e o seu drama ao tomar conhecimento de que o menino de 6 anos que criam não é seu filho natural, o qual foi trocado, ao nascer, por outra criança em um hospital.


Featured Cast
Masaharu Fukuyama
Machiko Ono
Yoko Maki
Jun Kunimura
Kirin Kiki
Isao Natsuyagi
Lily Franky
Jun Fubuki
Megumi Morisaki

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Usina de reciclagem de combustível nuclear conclui testes iniciais




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved


Foram concluídos todos os testes iniciais de uma usina de reciclagem de combustível nuclear da Japan Nuclear Fuel, que fica na província de Aomori, norte do Japão. Diversos testes vêm sendo realizados nos últimos 12 anos.

O teste final começou no dia 8 de maio e foi concluído no domingo. A finalidade é garantir a segurança de um alto forno a ser usado para derreter o vidro utilizado na solidificação da água de refugo altamente radioativa.

A empresa afirma que concluiu com sucesso todos os testes necessários para iniciar o funcionamento da instalação. Também foi dito que há planos para concluir até outubro um teste de funcionamento que depende de inspeções da Autoridade Reguladora Nuclear, ainda a serem realizadas.

Não está claro, no entanto, quando as instalações serão utilizadas comercialmente. A Autoridade Reguladora Nuclear afirma que não inspecionará a usina antes de dezembro.

Representantes da autoridade em questão dizem que apenas nessa época será apresentado um novo conjunto de normas para reprocessamento de combustível nuclear. Os novos padrões levam em consideração as lições aprendidas com o acidente nuclear de 2011 na usina nuclear Fukushima 1.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Autoridade Reguladora de Energia Nuclear do Japão se manifesta sobre incidente na província de Ibaraki



Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved


Na quinta-feira, um vazamento radioativo ocorreu em um laboratório da Agência de Energia Atômica do Japão, na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio. Pelo menos 30 pessoas foram expostas à radiação.

Na segunda-feira, em conexão com o acidente, a Autoridade Reguladora Nuclear do Japão informou preliminarmente que o vazamento teria sido no Nível 1. A Escala Internacional de Eventos Nuclear e Radioativo para acidentes vai de zero a sete.

A autoridade reguladora japonesa disse que o acidente causou uma elevação limitada nos níveis de radiação rumo a áreas fora da instalação. A autoridade disse ainda que a radiação liberada não causaria nenhum impacto sobre o público.

Contudo, ela também mencionou que a equipe local operou ventiladores que emitiram substâncias radioativas rumo ao meio ambiente externo.

A operação fora realizada depois que uma contaminação foi confirmada no interior da instalação. A autoridade reguladora concluiu que a operadora da instalação não tem um sistema adequado de gerenciamento para lidar com substâncias radioativas.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cientistas japoneses prosseguiram trabalho com radiação mesmo após alarme




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Um relatório de acompanhamento do acidente de exposição à radiação ocorrido esta semana no Japão diz que cientistas do laboratório prosseguiram seu trabalho mesmo depois de ter soado o alarme de falha de equipamento.

O acidente aconteceu em instalações da Agência de Energia Atômica do Japão situadas na Província de Ibaraki por volta do meio-dia de quinta-feira. Os pesquisadores bombardeavam ouro com raios de prótons para gerar partículas elementares.

Quando soou o alarme, o funcionamento do equipamento foi interrompido automaticamente. No entanto, os cientistas rearmaram o alarme e retomaram o experimento, sem verificar a causa do acionamento do alarme.

O nível de radiação nas instalações elevou-se passados aproximadamente 90 minutos. Os pesquisadores interromperam então o experimento temporariamente e ligaram vários exaustores.

Quando o nível de radiação caiu, o trabalho foi reiniciado. Finalmente, os cientistas pararam de realizar o experimento após as 16 horas, quando o nível de radiação teve nova elevação.

A falha do equipamento gerou uma quantidade imprevista de partículas radioativas. Pelo menos 30 pesquisadores foram expostos à radiação e os exaustores sopraram uma parte das partículas radioativas para o ambiente externo.

domingo, 26 de maio de 2013

Pesquisadores são expostos à radiação durante experimento





Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

A Agência de Energia Atômica do Japão, afiliada ao governo, pediu desculpas por um incidente em que 4 pesquisadores foram expostos a até 1,6 milisievert de radiação durante um experimento. O incidente aconteceu na quinta-feira na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio.

Em uma entrevista coletiva, uma autoridade da agência encarregada de segurança em laboratório admitiu o atraso em lidar com o incidente. Ele citou a checagem inadequada do nível de radioatividade logo após o incidente assim como falha em conduzir exames minuciosos nos pesquisadores para verificar a exposição interna à radiação.

A agência está também examinando se 51 outros funcionários, que estavam no laboratório no momento do incidente, foram expostos à radiação.

sábado, 25 de maio de 2013

Brasil cria página na internet para apoio aos brasileiros que viviam no exterior





Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved


No final de março, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil inaugurou uma página na internet para oferecer informações que ajudem na readaptação dos brasileiros que viviam no exterior e voltaram ao país. Em 2007, cerca de 3 milhões de brasileiros viviam no exterior. Contudo, o número diminuiu em quase 500 mil nos últimos 5 anos.

No Comentário de hoje, entrevistamos a ministra Luiza Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Pedimos que ela nos falasse a respeito dos fatores por trás do recente aumento no número de brasileiros que voltam ao país.

"Desde 2007, nós temos monitorado o movimento de retorno da comunidade brasileira. Ele tem se dado por motivos de crise econômica em alguns países, somado a um maior controle migratório dos imigrantes indocumentados.

Por volta de 2007 e 2008, nós começamos a perceber o retorno de brasileiros dos EUA, quando a crise começou a atingir o país. Por volta de 2008 e 2009 com a crise no Japão, nós começamos a monitorar o retorno dos brasileiros no Japão pela crise. Em 2009, 2010 e 2011, foi a vez da Europa. Nós percebemos um retorno fortíssimo de brasileiros sobretudo da Espanha e de Portugal.

Com essa fluidez de toda a situação, nós percebemos que, a partir de agora, todo momento nós vamos ter contingentes de brasileiros de diversas partes do mundo retornando, muitas vezes porque eles se cansaram da dificuldade ou porque não tiveram condições de se manter".

Q2: Que tipo de assistência o seu ministério oferece por meio da página na internet?

"O que nós fizemos foi juntar num site links e resumos para tudo que nós identificamos. Os serviços para ajudar já existiam, mas não estavam centralizados. Então, ali no site vai ter tudo: o link para o site do Ministério de Trabalho com o portal Mais Emprego do SEBRAE para instruções sobre orientações destinadas a quem quer abrir um pequeno negócio, do SENAE para quem quer fazer um curso de capacitação para indústrias, ou do SENAC para o comércio, ou previdência social ou investimento, por exemplo, como comprar uma casa própria no âmbito de programas do governo. Então, a ideia é isso. É facilitar a vida sobretudo de quem está voltando e de quem já está muito distante da realidade brasileira. Muitas vezes a pessoa está há anos no exterior e, ao chegar ao Brasil, se for procurar sozinho, essas informações podem demorar muito ou podem nem ser encontradas.

Também um motivo que nós aqui no Itamaraty identificamos a importância, a demanda por esse tipo de informação, é que lá fora com a nossa rede consular nós temos testemunhado o fenômeno da "reemigração". Nós encontramos brasileiros que disseram: "eu estava nos EUA e veio a crise. Eu não aguentei e voltei para o Brasil. Mas no Brasil não encontrei emprego, e agora eu estou aqui na Inglaterra". Então, no exterior, nossos consulados perceberam isso. É estranho que voltou para o Brasil, não encontrou emprego e agora está aí indocumentado trabalhando à margem do direito trabalhista. Para nós é também uma maneira de procurar minimizar essa reemigração forçada".

Q3: Que tipo de reação as pessoas tiveram com o novo serviço? Que tipos de desafios ainda existem?

"Nós sabemos por intermédio dos órgãos parceiros que eles estão recebendo muitas consultas. Até a Organização Internacional das Migrações, que foi mencionada no site, porque tem programas do retorno assistido, nos disse que nas primeiras semanas eles receberam vários e-mails de consulta.

Eu acho que o desafio é engajar todos os Estados brasileiros, os governos dos Estados porque, no final das contas, os brasileiros vão voltar para o seu Estado. Então, é muito importante ter a informação sobre programas ali. Nós temos hoje a informação sobre os programas federais e sobre vários orgãos, mas para nós é muito importante que cada Estado tivesse um serviço presencial para que o imigrante possa ir lá e conversar. Esse é o nosso grande desafio, que dependeria de parceria dos Estados para montar um núcleo de acolhimento que também é um contato presencial humano importante para quem volta".

Este foi o Comentário.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pequeno progresso é visto na limpeza de materiais radioativos na província de Fukushima




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Uma pesquisa conduzida pela NHK indicou que um pequeno progresso foi feito para remover os materiais radioativos de áreas próximas à usina de energia nuclear Fukushima 1, danificada no desastre de março de 2011.

Os trabalhos de limpeza estão em processo em 47 cidades na província de Fukushima. O governo nacional, que está encarregado das áreas restritas, próximas à usina, fez a limpeza em cerca de 4 % das terras dessas áreas.

As prefeituras, que estão a cargo das outras áreas, limparam aproximadamente 5% das casas que necessitam ser descontaminadas.

A NHK também analisou os dados de 21 cidades e descobriu que a limpeza não diminui, necessariamente, os níveis de radiação.

Os dados mostram que, em 77% das terras da província, os níveis de radiação não caíram para o nível de um milisiervert por ano, que é o padrão determinado pelo governo nacional.

O governo do Japão planeja analisar os dados de descontaminação nos próximos meses e estudar meios de procedimentos futuros.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Exibido no Festival de Cannes um filme produzido com novo sistema que proporciona imagens mais nítidas








Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved


Foi exibido no Festival de Cannes, na França, um filme produzido com um sistema avançado de imagens de ultra-alta resolução, cujo desenvolvimento é liderado pela NHK.

O novo formato em 8K, conhecido como Super Hi-Vision, proporciona imagens 16 vezes mais nítidas em relação ao padrão atual de alta definição da NHK. Também há sons multicanais para acompanhar imagens nítidas.

O desenvolvimento da tecnologia vem sendo liderado pela NHK para uso prático.

A NHK realizou a exibição na quinta e na sexta-feira. Os visitantes puderam sentir a nitidez sem precedentes da tecnologia em 8K em uma tela de 220 polegadas.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Coreia do Sul informa que Coreia do Norte lançou mais mísseis






Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte lançou outros dois mísseis de curto alcance rumo ao Mar do Japão na segunda-feira.

Este é o terceiro dia consecutivo de lançamentos pela Coreia do Norte de mísseis de curto alcance rumo ao mar.

Entrementes, a Coreia do Norte mencionou os lançamentos pela primeira vez numa declaração emitida na segunda-feira. Ela afirma que os lançamentos nos últimos 3 dias estão sendo realizados para fortalecer seu potencial de defesa e que tais testes constituem um direito legítimo de qualquer país soberano.

A Coreia do Norte emitiu a declaração em resposta a uma solicitação feita pelo Ministério da Unificação sul-coreano, no dia anterior, para que o país parasse com seus atos provocativos e buscasse o diálogo. A Coreia do Norte critica seu vizinho por caracterizar ditos lançamentos como uma provoca

terça-feira, 21 de maio de 2013

Impactos da conclusão de órgão nuclear sobre falhas geológicas na usina em Tsuruga




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Um painel de especialistas da Autoridade Reguladora Nuclear do Japão elaborou, na quarta-feira, seu relatório final sobre a usina em Tsuruga, na parte central do país, concluindo oficialmente que seu reator número 2 está instalado em cima de uma falha geológica ativa. As diretrizes do governo japonês sobre a segurança proíbem a construção de reatores em cima de falhas ativas, que podem se mover e provocar terremotos. O reator número 2 poderá ser desmantelado, a menos que a operadora da usina, a Companhia de Energia Atômica do Japão, forneça dados revertendo a decisão do painel. No Comentário de hoje, vamos falar sobre os impactos da conclusão do painel com o professor Takeo Kikkawa, da Universidade Hitotsubashi.

Ele diz que a decisão do painel é bastante significativa, uma vez que pavimenta o caminho para uma nova possibilidade de desmantelamento de reatores nucleares. Os regulamentos existentes estipulam que reatores nucleares obsoletos, com mais de 40 anos, devem ser desativados. Agora, eles podem ser desativados mesmo antes de chegar a este limite.

A decisão não segue o conceito do período anterior ao acidente na usina nuclear Fukushima 1 em março de 2011. No passado, a ex-autoridade reguladora foi estabelecida pelo Ministério da Economia e Comércio, que promove o uso da energia nuclear. Contudo, a Autoridade Reguladora Nuclear de hoje é uma organização individual, independente do governo. Segundo o professor Kikkawa, o ponto é o fato de o órgão ter introduzido o conceito de "backfit", que adota uma revisão a partir do zero da operação de uma instalação em questão na descoberta de algum problema, mesmo que ela tenha sido aprovada em termos de padrões de segurança.

Ao mesmo tempo, há temores de que o desmantelamento do reator número 2 possa causar impactos negativos na empresa operadora e comunidades locais. Contudo, o professor não considera difícil encontrar uma maneira de deixar de lado a dependência em energia nuclear. A usina nuclear possui diversas instalações de grande porte, tais como as de transmissão de eletricidade e subestações transformadoras. Uma das maneiras é aproveitar estas instalações e transformar a usina nuclear em termoelétrica, que utiliza o gás natural liquefeito, ou em uma usina de energia à base de carvão, de um tipo mais avançado.

Além disso, o desmantelamento é considerado no mundo como um dos negócios mais promissores relacionados à energia nuclear. Definitivamente, esta atividade irá criar novos postos de trabalho. O ponto mais importante é elaborar um esquema para o futuro com base nas exigências e opiniões da população local.

O governo japonês não revela sua estimativa clara sobre a taxa de dependência em energia nuclear no futuro. O professor Kikkawa diz que o governo deve aprender com o que aconteceu na usina nuclear Fukushima 1 e evitar o estabelecimento de padrões de segurança adotados no passado.

Este foi o Comentário.

domingo, 19 de maio de 2013

Ato público em Okinawa pede remoção de bases americanas


Milhares de pessoas enfrentaram uma intensa chuva para participar de ato público na Província de Okinawa, em que pediram a redução da presença militar americana na região.

Os manifestantes se reuniram domingo em Ginowan, depois de realizar passeatas pacíficas por três dias. O município abriga a base aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Os organizadores afirmam que participaram do ato público 3.500 pessoas de Okinawa e de outras partes do Japão.

Os protestos são realizados todos os anos nesta época para assinalar a devolução ao Japão, em 1972, de Okinawa, que estava sob o controle dos Estados Unidos.

O objetivo do ato público é atrair atenção para a forte presença militar americana na província.

Os manifestantes aprovaram uma declaração em que expressam oposição a qualquer crescimento das bases militares dos Estados Unidos no Japão. Além disso, exigiram uma abrangente revisão do Acordo Nipo-americano sobre o Status das Forças.

Seul diz que Pyongyang teria disparado mísseis de curto alcance




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

O governo sul-coreano afirma que a Coreia do Norte disparou 3 mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão.

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul fez esta declaração em Seul no sábado.

Ele citou que 2 mísseis foram disparados na parte da manhã, e um outro, à tarde, para a direção nordeste.

Disse ainda que todos os projéteis devem ter caído nas águas norte-coreanas.

O porta-voz afirmou que os mísseis seriam de curto alcance, e não de médio alcance Musudan.

O Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul têm estado atentos ao lançamento de mísseis pela Coreia do Norte, em especial, em relação aos de médio alcance.

sábado, 18 de maio de 2013

Forças Armadas dos EUA devolverão primeira instalação militar em Okinawa




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

As Forças Armadas dos Estados Unidos deverão devolver uma de suas instalações localizadas em Okinawa, no extremo sul do Japão, implementando, pela primeira vez, uma condição citada num acordo bilateral recentemente firmado.

Autoridades das chancelarias do Japão e dos Estados Unidos e do Ministério da Defesa aprovaram, na quinta-feira, a devolução de um terreno na Área de Serviço de Makiminato.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão disse que um terreno de um hectare será devolvido ainda no mês de agosto deste ano.

Os dois países concordaram, no mês de abril, que o exército americano devolverá seis instalações situadas em Okinawa ao Japão. Elas incluem a base aérea dos Corpo de Fuzileiros Navais de Futenma, que os dois países planejam transferir dentro da província.

No entanto, manifestações anuais pedindo pela retirada das bases americanas de Okinawa começaram na sexta-feira, em três pontos da província.

Cerca de 300 pessoas iniciaram a marcha em Henoko, uma área costeira para a qual o Japão e os Estados Unidos planejam transferir a base aérea, que se encontra em uma localidade densamente povoada.

Os manifestantes planejam realizar uma marcha no domingo em Ginowan, a cidade que abriga a base de Futenma.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Realizada em Fukushima uma simulação de ataque a usina nuclear




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

A polícia e a Guarda Costeira do Japão realizaram sábado um treinamento em grande escala, com base na simulação de que houve um ataque terrorista contra uma usina nuclear na província de Fukushima, a leste do país.

Cerca de 150 pessoas participaram do exercício na usina nuclear Fukushima 2, a cerca de 10 quilômetros do danificado complexo nuclear Fukushima 1. A simulação foi baseada em um cenário de que terroristas estavam atacando a usina nuclear Fukushima 1. Estavam entre os grupos participantes uma unidade da polícia para o controle de armas de fogo e uma equipe especial de ataque, assim como forças antiterrorismo da Guarda Costeira.

A Agência Nacional de Polícia acredita que a possibilidade de terroristas atacarem usinas nucleares vem aumentando no país. O órgão citou que, provavelmente, eles viram como as substâncias radioativas liberadas pela usina nuclear Fukushima 1 causaram problemas às pessoas há dois anos.

O presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública, Keiji Furuya, afirmou que o treinamento foi significativo, uma vez que as unidades que participaram do exercício conseguiram demonstrar que estavam bem preparadas contra ataques a usinas nucleares.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Grande companhia de comércio japonesa vai investir na construção da Usina Hidroelétrica de Jirau


Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved
A grande companhia de comércio japonesa Mitsui diz que vai investir aproximadamente 1,6 bilhão de dólares na construção de uma usina hidroelétrica no Rio Madeira, no Brasil.

A companhia anunciou, na segunda-feira, que vai adquirir 20% das ações da Usina Hidroelétrica de Jirau, na região norte do Brasil.

Esse seria o maior investimento por parte de uma companhia de comércio do Japão em uma usina hidroelétrica.

Espera-se que, em dois anos, a usina passe a produzir 3.750.000 quilowatts de eletricidade, o que será suficiente para atender a 5% da demanda elétrica do Brasil.

Instituto de pesquisa do Japão diz que geração de energia a partir do carvão poderia aumentar o PIB do país





Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Um instituto de pesquisas da iniciativa privada no Japão afirma que a economia do país poderia se expandir em aproximadamente 16 bilhões de dólares em três anos se as operadoras de termoelétricas usarem mais carvão e menos gás natural liquefeito para produzir eletricidade.

O Instituto de Pesquisa Dai-ichi Life declarou que as operadoras podem reduzir seus gastos anuais com combustível em aproximadamente oito bilhões de dólares se produzirem 10% menos de eletricidade a partir do gás natural liquefeito, substituindo-o pelo carvão.

O instituto diz que, se as operadoras reduzirem os preços da eletricidade, como resultado da mudança, haverá aumento da oferta de empregos e dos gastos do consumidor. Ainda segundo o instituto, isso levaria à expansão do produto interno bruto real do Japão em aproximadamente 16 bilhões de dólares no período de três anos.

Em abril deste ano, o governo japonês afirmou que promoveria a geração de energia utilizando carvão, que é mais barato. Algumas companhias de energia haviam elevado seus preços após o custo do combustível para termoelétricas subir mais de 11 bilhões de dólares no ano fiscal que terminou em março.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Coreia do Norte exonera seu ministro das Forças Armadas



















A Coreia do Norte exonerou o ministro das Forças Armadas do país, Kim Kyok Sik, de seu cargo apenas sete meses depois de ter assumido a posição.

Na segunda-feira, a estatal Agência Central de Notícias da Coreia do Norte apresentou Jang Jong Nam como o novo ministro das Forças Armadas do Povo.

Jang já serviu como comandante militar encarregado da área ao redor da zona desmilitarizada entre as duas coreias.

Essa é a terceira vez que a Coreia do Norte muda o responsável pela pasta desde que Kim Jong Un se tornou líder supremo do país há mais de um ano. Aparentemente, a mudança visa a reforçar o controle de Kim sobre as forças armadas e a renovar sua liderança.

Kim Kyok Sik é conhecido por ser o comandante linha dura por trás da submersão de uma embarcação de guerra e o bombardeamento da ilha Yeonpyeong, ambas sul-coreanas, em 2010.

Ainda não se sabe se a Coreia do Norte está se distanciando de sua postura provocativa perante outros países, incluindo os Estados Unidos.

Ginasta japonês Kohei Uchimura conquista o seu sexto título múltiplo



















O ginasta japonês Kohei Uchimura conquistou o seu sexto título em categorias múltiplas no campeonato nacional do Japão.

O medalhista de ouro da Olimpíada de 2012 tirou licença de três meses por causa de uma lesão no ombro direito. A competição do fim de semana foi a primeira de que ele participou em aproximadamente meio ano.

O desempenho geral de Uchimura recebeu 182,35 pontos, bem acima do seu concorrente mais próximo.

Na modalidade feminina, Natsumi Sasada, de 17 anos, conquistou seu primeiro título. Ela concluiu sem erro a prova final no chão. O seu escore geral foi de 55.500 pontos.

domingo, 12 de maio de 2013

Antiamericano partido de Sharif deverá dominar política no Paquistão






Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

O maior partido de oposição do Paquistão, presidido pelo ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, deverá se tornar a força política dominante no Parlamento em consequência da eleição de sábado para a Assembleia Nacional.

Nawaz Sharif é um conhecido crítico da colaboração que o atual partido governista do Paquistão presta aos Estados Unidos na realização de operações militares contra militantes islâmicos em território paquistanês.

Ele tem enfatizado a importância de haver um diálogo com os militantes, em vez da coerção por meio de força militar com vistas a buscar uma solução para o problema do terrorismo.

O governo americano manifestou a preocupação de que uma administração do Paquistão liderada por Sharif não mostre uma atitude de colaboração em operações militares contra terroristas. Receia que a região noroeste do país e o vizinho Afeganistão venham a se tornar infestados de terroristas.

sábado, 11 de maio de 2013

Coreia do Norte exorta os EUA a mudar sua política em relação ao país

A Coreia do Norte exortou o presidente Barack Obama

Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

A Coreia do Norte exortou o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, a mudar sua política em relação ao país, sem se referir nominalmente ao líder americano.

Na sexta-feira, o porta-voz do Ministério do Exterior da Coreia do Norte emitiu uma declaração a respeito dos comentários feitos por Obama criticando o governo norte-coreano.

Ele disse que a comunidade internacional começou a falar sobre sinais de amenização das tensões na Península Coreana assim que os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul chegaram ao fim.

Esta mobilização, segundo a declaração, indica que a política hostil dos Estados Unidos e a sua intimidação militar são fonte de tensão crescente na região.

A declaração diz também que, a menos que os Estados Unidos abandonem seu sentimento hostil em relação à Coreia do Norte, aumentará o risco de haver um novo confronto.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nishikori derrota Federer




Na quinta-feira, o tenista japonês Kei Nishikori derrotou o suíço Roger Federer por 2 sets a 1 no campeonato Masters 1000 de Madri.

Nishikori, que ocupa a décima sexta posição no ranking mundial de tênis, surpreendeu Federer com o placar de 6 a 4, 1 a 6 e 6 a 2, na terceira rodada.

Nishikori vai agora enfrentar o espanhol Pablo Andujar nas quartas de final.

Nova tecnologia de telefonia móvel será lançada em dois anos




Companhias de telecomunicações no Japão desenvolvem uma tecnologia de alta velocidade para aparelhos móveis a ser lançada em médio prazo.

A nova tecnologia de rede de telefonia móvel deverá substituir a atual tecnologia LTE - sigla que em inglês significa "Long Term Evolution".

A NTT Docomo está desenvolvendo agora a tecnologia LTE-Advanced para smartphones. O novo padrão permitirá a transferência de grandes volumes de imagens de vídeo e outros dados em velocidade até sete vezes maior do que a da tecnologia LTE.

A nova tecnologia emprega várias faixas de frequência simultaneamente. Espera-se que ajude a solucionar o problema de congestionamento do tráfego na internet que ocorre principalmente em áreas urbanas.

A NTT Docomo planeja colocar a nova tecnologia em uso prático já dentro de dois anos.

O setor de telecomunicações preocupa-se que um aumento ainda maior da quantidade de smartphones venha a causar gargalos nos atuais serviços disponíveis para a tecnologia LTE.

Duas outras operadoras japonesas - a KDDI e a Softbank - também desenvolvem nova tecnologia para aprimorar seus serviços.
LTE_advanced_logo

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Coreia do Norte conclama seu povo para uma "guerra pelo plantio de arroz"




Especialistas dizem que a Coreia do Norte está diminuindo seus preparativos de guerra, ao mesmo tempo em que mobiliza seu povo para superar uma grave escassez de alimentos.

A edição de quarta-feira do jornal do governista Partido dos Trabalhadores, o Rodong Sinmun, conclamava em seu editorial todo o povo a se engajar em uma "guerra pelo plantio de arroz".

O editorial dizia que a atual situação exige que a Coreia do Norte tenha autossuficiência em alimentos. Também alertava sobre o risco de que caso um único dia do mês de maio, que é a época de plantio de arroz, seja perdido o resultado será um grande prejuízo para a produção de arroz.

O artigo também dizia que se o país possuir uma grande quantidade de alimentos, poderá seguir adiante com o desenvolvimento de sua economia e de seu programa nuclear, apesar da oposição e conspiração dos Estados Unidos e outros países.

Todos os anos, a Coreia do Norte tem um déficit de alimentos da ordem de um milhão de toneladas. A liderança do país admitiu, durante a Assembleia Suprema do Povo no mês passado, que a falta de alimentos é um problema urgente.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Premiê japonês diz que Japão vai contribuir com a segurança para a energia nuclear





Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

O primeiro ministro japonês Shinzo Abe prometeu incrementar as exportações japonesas de tecnologia de energia nuclear.

Abe realizou uma coletiva para a imprensa na Turquia na sexta-feira para finalizar sua viagem para quatro países, incluindo Rússia, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

Abe falou sobre acordos de cooperação nuclear que ele fez com os líderes dos Emirados Árabes Unidos e Turquia. Ele disse ser responsabilidade do Japão compartilhar com o mundo as lições aprendidas com o grave acidente na usina de energia nuclear Fukushima 1, e contribuir com a melhora da segurança na geração de energia atômica.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Coreia do Norte retira lançadores de mísseis de sua linha costeira






Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved


Fontes ligadas ao Japão e aos Estados Unidos afirmam que a Coreia do Norte retirou dois lançadores móveis de mísseis de sua linha costeira.

As mesmas fontes informaram à NHK que os lançadores em questão foram retirados há poucos dias de um local próximo à cidade costeira de Wonsan. Isso faz com que um lançamento de mísseis se torne menos iminente.

Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul têm permanecido em estado de alerta máximo desde que dois lançadores de mísseis e contêineres carregados possivelmente com combustível foram vistos sendo retirados de um trem nas proximidades de Wonsan, no dia 3 de abril. Posteriormente, o carregamento foi transportado até o local de lançamento de mísseis nas cercanias da cidade.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Trítio radioativo é detectado em poços da usina de Fukushima




A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, conhecida como Tepco, que opera a danificada usina de energia nuclear Fukushima 1, detectou trítio radioativo nas águas subterrâneas em dois dos oito poços de monitoração.

Os poços de monitoração foram perfurados para permitir que a Tepco realize testes em águas que podem ter vazado das piscinas de armazenamento subterrâneas da usina.

A operadora disse que a concentração de trítio radioativo é de, no máximo, 3,8 becquerels por centímetro cúbico. Esse valor é cerca de um vinte avos da taxa determinada como segura pelo governo nacional.

A Tepco disse que a água subterrânea dos dois poços não contém altos níveis de cloro ou quaisquer outros elementos radioativos.

domingo, 5 de maio de 2013

Japão e Emirados Árabes Unidos firmam acordo de transferência tecnológica




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

O Japão concluiu um acordo com os Emirados Árabes Unidos para transferir tecnologia na área de energia nuclear, o primeiro desde o acidente nuclear de Fukushima ocorrido em 2011.

O premiê japonês, Shinzo Abe, e o vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, assinaram o contrato quando se encontraram na quinta-feira, nos Emirados Árabes Unidos.

Abe transmitiu o plano do Japão em manter regularmente conversações estratégicas a nível ministerial com os seis estados árabes do Golfo, conhecido como Conselho de Cooperação do Golfo. Ele pediu, também, pelo início de discussões a nível de trabalho com os Emirados Árabes Unidos para o desenvolvimento de um acordo de investimento.

Abe disse que o Japão poderá contribuir no fornecimento de energia do país. Ele prometeu tecnologia nos campos de economia de energia, energias renováveis e energia nuclear.

Mohammed respondeu que os Emirados Árabes Unidos desejam trabalhar com o Japão em vários campos e servir como uma porta de entrada aos países do Oriente Médio e do Norte da África.

sábado, 4 de maio de 2013

Operadora diz que falhas sísmicas abaixo de reator experimental no Japão não são ativas




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

A operadora do reator experimental de alta velocidade Monju diz que as falhas sísmicas abaixo dele não são ativas.

A operadora, a Agência de Energia Atômica do Japão, apresentou os resultados de sua investigação à Autoridade de Regulação Nuclear na terça-feira.

Em agosto passado, a Agência de Segurança Nuclear e Industrial, que era a agência reguladora nuclear do Japão à época, instruiu a operadora a conduzir investigações acerca das falhas abaixo do reator, que está localizado na província de Fukui. A instrução foi dada depois que se suspeitou de que as falhas poderiam se movimentar caso outra, localizada 500 metros a oeste e que é ativa, se movimentasse.

A operadora examinou as 8 falhas abaixo do reator Monju e disse que elas são constituídas por um tipo de solo diferente daquele da falha ativa e que, assim, não serão afetadas pelo seu movimento. A operadora diz ter descoberto que nada indica que as falhas poderiam se movimentar.

A Autoridade de Regulação Nuclear diz que vai apresentar suas observações de 6 localidades depois de conduzir suas próprias investigações. Essas localidades incluem o reator Monju e uma usina nuclear em Fukui que possui os dois únicos reatores atualmente em operação no Japão.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Coreia do Norte sentencia americano a 15 anos de trabalhos forçados



A Coreia do Norte sentenciou um cidadão dos Estados Unidos a 15 anos de trabalhos forçados. Ele foi preso em novembro passado sob a acusação de cometer atos hostis contra Pyongyang.

A Agência Central Coreana de Notícias relatou, na quinta-feira, o veredicto da Corte Suprema da Coreia do Norte. Na terça-feira, a corte condenou Kenneth Bae, que é descendente de sul-coreanos.

Bae foi detido por autoridades norte-coreanas durante uma visita como turista a uma zona econômica especial na cidade de Rason, localizada no nordeste da Coreia do Norte.

Em 2009 e 2010, Pyongyang sentenciou 3 americanos a penas de 8 a 12 anos de trabalhos forçados.

O país os libertou em troca dae visitas feitas pelos ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e Jimmy Carter.

Observadores dizem que o mais recente veredicto é provavelmente mais uma manobra de Pyongyang para tentar fazer os Estados Unidos se sentarem à mesa de negociações.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Painel da Unesco recomenda registro do Monte Fuji como Patrimônio Mundial da Humanidade




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Um painel consultivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) recomendou o registro do Monte Fuji, um dos cartões postais do Japão, como Patrimônio Mundial da Humanidade, desde que o litoral em seu entorno não seja incluído. Por outro lado, o painel rejeitou o pedido de registro de Kamakura, uma antiga cidade japonesa.

Na terça-feira, funcionários do Conselho Internacional de Monumentos e Locais de Interesse (Icomos) revelaram os resultados das inspeções conduzidas em agosto e setembro do ano passado.

Eles disseram que era apropriado recomendar o status de Patrimônio Mundial da Humanidade para o Monte Fuji, que se situa nas províncias japonesas de Shizuoka e Yamanashi.

Porém, os funcionários do Icomos afirmaram que o litoral ao pé do Monte Fuji - a montanha mais alta do Japão - deveria ser retirado da candidatura.

Eles disseram ainda que não recomendam o registro da cidade de Kamakura, que possui 21 templos budistas e santuários xintoístas, além de uma estátua gigante de Buda.

As recomendações do painel consultivo exercem uma forte influência no processo de seleção dos locais candidatos a Patrimônio Mundial da Humanidade.

O Monte Fuji deve ser listado oficialmente em junho, quando o Comitê do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco realizar uma reunião em Phnom Penh, a capital do Camboja.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Radiação é detectada em poços no complexo da usina Fukushima 1



Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

A operadora da usina nuclear Fukushima 1 disse ter descoberto recentemente pequenas quantidades de substâncias radioativas em mais da metade dos poços localizados em volta de tanques subterrâneos de armazenamento.

A Companhia de Eletricidade de Tóquio (Tepco) informou que radiação foi detectada na sexta-feira em amostragens de água de 13 dos 22 poços localizados ao redor de 3 tanques de armazenamento que recentemente apresentaram vazamentos. Os poços estão localizados de 10 a 20 metros dos tanques. As amostragens de água continham até 0,048 becquerels de substâncias radioativas por centímetro cúbico.

A Tepco cavou os poços depois dos vazamentos de água contaminada dos tanques subterrâneos. A companhia verifica diariamente os níveis de radiação na água contida nesses poços.

A empresa diz que a densidade de radiação detectada é tão baixa que não se pode afirmar que esteja relacionada com recentes vazamentos. A Tepco diz que vai continuar monitorando os níveis de radiação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...