sábado, 21 de março de 2015
Governo do Japão quer promover casamentos arranjados para aumentar taxa de natalidade
A baixa taxa de natalidade e queda do número de casamentos está levando o governo japonês a entrar no mundo dos encontros amorosos arranjados, chamados de “matchmaking”.
Uma nova proposta política para ajudar a sanar o problema da falta de bebês no Japão inclui o suporte aos encontros arranjados por eventos e agências que combinam os perfis dos interessados para a formação de casais.
Uma lei nacional impede que o governo central patrocine diretamente esse tipo de iniciativa, mas o governo quer incentivar os municípios a promover eventos de encontros de solteiros.
O número de nascimentos caiu para uma baixa recorde pelo quarto ano consecutivo, com pouco mais de um milhão de nascidos em 2014. Em 2060, quase 40% da população do Japão terá mais de 65 anos, segundo projeções do governo.
O matchmaking é apenas uma das várias medidas propostas pela governo para combater a queda na taxa de natalidade. Outras medidas incluem a expansão dos centros de fertilização artificial e o aumento da licença paternidade.
O governo espera que até 2020, 80% dos homens tirem a licença paternidade logo após o nascimento de seu filho, e 13% usem o benefício em algum momento de necessidade. Atualmente, apenas 2% dos homens trabalhadores usam o benefício para ajudar na educação dos filhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.