segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Monte em erupção provavelmente teve fluxo piroclástico
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Um especialista em vulcões afirma que a erupção do Monte Ontake provavelmente desencadeou um fluxo acelerado de rochas e cinzas chamado tecnicamente de fluxo piroclástico.
Shigeo Aramaki, professor emérito da Universidade de Tóquio, analisou um vídeo que mostra a erupção.
Imagens da encosta sul exibem uma grande quantidade de fragmentos que descem a montanha em alta velocidade, com uma substância branca, semelhante a fumaça, se elevando na extremidade.
O professor afirma que a substância branca é, provavelmente, vapor que se forma quando rochas e outros fragmentos do vulcão ingressam em riachos da montanha.
Aramaki diz que a velocidade e a cor das aglomerações de fragmentos indicam que a temperatura estava relativamente baixa para um fluxo piroclástico e, portanto, magma pode não ter estado presente.
Além disso, ele afirma que atividades vulcânicas podem ter continuidade por longos períodos quando envolvem magma. Destaca que, para se certificar, especialistas terão de examinar as rochas vulcânicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.