terça-feira, 9 de setembro de 2014
Moeda japonesa registra maior queda em quase 6 anos
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
No mercado de câmbio de Tóquio, a moeda japonesa perdeu terreno, na terça-feira, e era negociada no patamar de 106 ienes contra o dólar.
Às 17h, hora local, a moeda americana estava cotada entre 106,31 e 106,32 ienes, com avanço de 1,19 iene em relação à cotação de fechamento do dia anterior. Trata-se da cotação mais baixa do iene perante o dólar em quase seis anos.
Na segunda-feira, em Nova York, o iene deu continuidade à sua tendência de enfraquecimento, e a venda da moeda japonesa para a aquisição de dólares se intensificou.
A depreciação é atribuída à recuperação da economia americana e à crescente especulação no mercado de que a política de juros perto de zero implementada pelos Estados Unidos vai terminar mais cedo que o esperado.
Outro fato determinante é a força do dólar frente à libra esterlina diante dos relatos de que os separatistas superaram os unionistas no referendo sobre a independência na Escócia.
Segundo observadores, caso o iene se enfraqueça ainda mais, poderia haver elevação nos preços das importações de recursos energéticos e de matérias-primas. Isso afetaria adversamente a economia do país.
O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, declarou à imprensa que, embora ele não estivesse falando sobre um nível específico em mente, mudanças bruscas não são desejáveis. Aso afirmou que mudanças graduais são bem-vindas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.