cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Sobe o número de mortos em erupção do monte Ontake, na região central do Japão




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Nesta segunda-feira, a polícia japonesa confirmou mais oito mortes no desastre ocorrido no monte Ontake, que continua em erupção na região central do Japão. O número oficial de mortes até o momento é de 12.

O vulcão, que é o segundo mais alto no país, com 3.067 metros de altura, entrou em erupção repentinamente pouco antes do meio-dia de sábado, horário local. O monte Ontake é um destino popular para a apreciação das folhagens de outono.

A polícia declarou na segunda-feira que equipes de resgate encontraram outros cinco alpinistas inconscientes próximo ao seu topo. Com isso, o número de vítimas encontradas com parada cardíaca e respiratória subiu para 24.

Na segunda-feira, oito vítimas foram levadas inconscientes a bordo de um helicóptero das Forças de Autodefesa até a base da montanha. No entanto, um aumento na emissão de gases tóxicos e cinzas levaram as equipes a suspender os esforços de resgate na tarde do mesmo dia.

De acordo com a polícia, até a segunda-feira, 63 outras pessoas que subiam a montanha foram identificadas com ferimentos.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Monte em erupção provavelmente teve fluxo piroclástico




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Um especialista em vulcões afirma que a erupção do Monte Ontake provavelmente desencadeou um fluxo acelerado de rochas e cinzas chamado tecnicamente de fluxo piroclástico.

Shigeo Aramaki, professor emérito da Universidade de Tóquio, analisou um vídeo que mostra a erupção.

Imagens da encosta sul exibem uma grande quantidade de fragmentos que descem a montanha em alta velocidade, com uma substância branca, semelhante a fumaça, se elevando na extremidade.

O professor afirma que a substância branca é, provavelmente, vapor que se forma quando rochas e outros fragmentos do vulcão ingressam em riachos da montanha.

Aramaki diz que a velocidade e a cor das aglomerações de fragmentos indicam que a temperatura estava relativamente baixa para um fluxo piroclástico e, portanto, magma pode não ter estado presente.

Além disso, ele afirma que atividades vulcânicas podem ter continuidade por longos períodos quando envolvem magma. Destaca que, para se certificar, especialistas terão de examinar as rochas vulcânicas.

Nadador japonês é expulso dos Jogos Asiáticos por furtar câmera




Fonte:AFP
Incheon (Coreia do Sul)

O nadador japonês Naoya Tomita foi expulso dos Jogos Asiáticos de Incheon-2014 por ter furtado a câmera de um fotógrafo no Centro Aquático Munhak Park Tae-hwan, onde são disputada as provas de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado. Ele foi identificado pela polícia sul-coreana e acabou punido pelo Comitê Olímpico Japonês.
Tomita, campeão dos 200m peito no Mundial de piscina curta de 2010, foi detido pela polícia local e admitiu o furto da câmera, que pertence a um fotojornalista local, além de pedir desculpas. O Comitê Olímpico Japonês classificou a atitude como uma séria violação de seu código de conduta e o expulsou da delegação nacional.
"Ele se desculpou conosco. Convocamos uma reunião de emergência com os principais dirigentes e decidimos que a decisão correta era expulsá-lo”, manifestou-se o Comitê Olímpico Japonês.
Em Incheon-2014, Tomita disputou os 100m peito, em que ficou com a quarta colocação, e os 50m peito, prova em que não conseguiu avançar à final. Nos Jogos Asiáticos de 2010, em Guangzhou, ele foi ouro nos 200m peito.

domingo, 28 de setembro de 2014

Equipes encontram 31 pessoas com parada cardíaca ou respiratória em vulcão no Japão




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Equipes de resgate encontraram 31 pessoas com parada cardíaca ou parada respiratória nos arredores da cratera do Monte Ontake, na região central do Japão. O vulcão entrou em erupção no sábado.

Cerca de 550 policiais, bombeiros e militares das Forças de Autodefesa chegaram por volta das 11h30 de domingo à área próxima ao alto do monte para reiniciar a operação de resgate.

Em rotas de escalada do monte e em áreas de cabanas próximas à cratera, os socorristas encontraram 31 pessoas que haviam sofrido parada cardíaca ou parada respiratória. Transportaram então quatro delas na noite de domingo até um prédio em que funcionava uma escola do ensino fundamental no sopé do monte.

A operação de resgate, que foi suspensa em razão de um forte odor de enxofre, prossegue na segunda-feira.

A polícia informa que 40 pessoas sofreram ferimentos e realiza agora esforços para encontrar outras pessoas na montanha.

As Forças de Autodefesa do Japão e outras fontes afirmam que 19 homens e mulheres foram resgatados em helicópteros, alguns pertencentes às próprias forças.

Prossegue resgate de vítimas em monte que entrou em erupção no Japão



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Equipes de resgate continuaram no domingo as buscas por pessoas retidas no monte Ontake, na região central do Japão, que entrou em erupção no sábado.

Cerca de 550 policiais, bombeiros e pessoal das Forças de Autodefesa retomaram os trabalhos de resgate na manhã de domingo.

Eles alcançaram a área próxima ao pico pouco antes do meio-dia. Lá encontraram 31 pessoas com parada cardíaca e respiratória.

Representantes das Forças de Autodefesa afirmam que sete homens e mulheres foram resgatados de helicóptero. A polícia acrescenta que 37 estão feridos. Outros 25 montanhistas e pessoas que passaram a noite em cabanas no lado do monte localizado na província de Gifu conseguiram retornar.

A Agência de Meteorologia do Japão afirma que, na manhã de domingo(sabado a noite no Brasil), a fumaça subia até 300 metros na atmosfera a partir da cratera e era levada em direção ao sul. Segundo o órgão, tremores vulcânicos continuam.

sábado, 27 de setembro de 2014

Monte Ontake entra em erupção na região central do Japão




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A Agência de Meteorologia do Japão está alertando a população para não se aproximar do Monte Ontake, na parte central do Japão, em seguida a uma erupção vulcânica.

A agência anunciou que o vulcão, localizado entre as províncias de Nagano e Gifu, entrou em erupção pouco antes do meio-dia no sábado. A gravação de vídeo feita por um helicóptero da NHK mostra o vulcão liberando uma fumaça cinzenta. A agência elevou o nível de alerta vulcânico para 3, em uma escala que vai até 5, que pede às pessoas que não se aproximem da montanha. Segundo bombeiros e policiais, algumas pessoas teriam ficado feridas.

A última erupção do Monte Ontake, com 3.067 metros de altitude, aconteceu há 7 anos. Outra erupção, ocorrida em 1979, provocou danos em plantações agrícolas.

Hitachi vai abolir sistema de promoção salarial com base em idade e tempo de serviço



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
A Hitachi, empresa japonesa fabricante de aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos, anunciou, nesta sexta-feira, que vai abolir o sistema de promoção salarial baseado em idade e tempo de trabalho para os seus funcionários da categoria de gerência, a partir de outubro, de forma a aumentar a competitividade. O sistema tem sido parte da cultura corporativa do Japão por décadas.

Atualmente, 70% dos pagamentos destinados aos gerentes da Hitachi são determinados pela idade e número de anos servidos à companhia. Os outros 30% dependem do desempenho dos empregados.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

TEPCO está tendo problemas com o “muro de gelo” em Fukushima




Por Uehara Yuu
Fonte:Tepco,Agências
Ainda não é possível um transporte seguro da água radioativa

A Tokyo Electric Power Co (TEPCO), usina nuclear Fukushima Daiichi, está tendo problemas com um muro de gelo que foi projetado para conter o fluxo de água radioativa que vem vazando dos reatores aleijados, informou o Japan Today.

O plano original era coletar grandes quantidades de partículas de água contaminadas, canalizá-la em trincheiras, congelar e depois transportar para locais de depósito de segurança em outros lugares. No entando, a TEPCO disse que os trabalhadores foram acrescentando mais e mais gelo e a água gelada para o túnel, mas ainda tem de atingir um congelamento completo para permitir o transporte seguro.

Embora os trabalhadores vão começar mais uma vez despejando produtos químicos e outros materiais para as trincheiras, na esperança de diminuir a temperatura suficiente para alcançar um congelamento completo, os especialistas não esperam nenhum resultado para pelo menos mais dois ou mais meses.

Aparentemente, um pequeno fluxo de água manteve a parede de gelo de congelar corretamente. TEPCO disse que não tem sido capaz de obter temperaturas abaixo de 15 graus. Ele precisa ser a 5 graus, a temperatura ideal para formar a barreira.

TEPCO está jogando cerca de 10 toneladas de gelo e uma tonelada de gelo seco por dia para as trincheiras ao redor dos reatores. Se as temperaturas caem bastante, a parede de gelo começa a formar, o plano é reduzir o despejo de gelo por dia para cerca de quatro ou cinco toneladas e instalar mais quatro tubos para trazer o total para 23 tubos de bombeamento do líquido de arrefecimento.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Computadores japoneses oferecem informações para visitantes no Museu do Louvre



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Uma empresa japonesa instalou computadores com telas sensíveis ao toque no Museu do Louvre em Paris. Os equipamentos colocam informações sobre arte grega antiga ao alcance dos dedos dos visitantes.

Três tipos de computadores com telas de toque foram inaugurados na quarta-feira.

Os desenvolvedores da empresa Dai Nippon Printing consultaram os curadores do museu para determinar que tipo de informações dariam uma maior compreensão das exposições aos visitantes.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Japão realiza o primeiro transplante de retina cultivada em laboratório




Fonte:Agências

Uma mulher com degeneração macular, a principal causa da cegueira, recebe o primeiro transplante em humanos de célula iPS

O Japão deu, nesta quinta-feira, um salto qualitativo na pesquisa com células-tronco. Uma equipe médica do Instituto Riken, um dos mais respeitados do país, pela primeira vez no mundo fez um implante de células iPS humanas convertidas em retina, em uma cirurgia que se prolongou por duas horas.

A paciente é uma mulher de 70 anos que sofre de uma grave degeneração macular associada à idade, a principal causa de cegueira no mundo, revela o El País.

As células iPS, ou pluripotentes induzidas, são obtidas de simples células da pele do paciente e se transformam em qualquer um dos tecidos e tipos celulares do corpo, de tal forma que se evita toda a possibilidade de rechaço imunológico.

Além disso, são, até onde sabe hoje a comunidade científica, tão versáteis quanto as células-tronco embrionárias, mas ao contrário destas não despertam problemas éticos porque não exigem que um embrião seja destruído. Os obstáculos têm a ver com sua segurança.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Japonesa se vinga de infidelidade usando Facebook




Fonte:Agências
No dia do seu oitavo aniversário de casamento, uma japonesa descobriu que seu marido estava traindo. Ela já suspeitava e depois de mexer no telefone celular do homem descobriu que o seu cônjuge estava sendo infiel com uma colega de trabalho.

A mulher de 30 anos pediu o divórcio e obteve um acordo substancial. No entanto, não ficou satisfeita. Para ela, seu ex-marido merecia uma punição maior.

Ali começou a sua vingança, como conta Yahoo! Japan.

A mulher com um nome falso, escreveu na página do Facebook da empresa que seu ex-cônjuge mantinha uma relação adúltera com uma funcionária da empresa. Naturalmente, ela colocou os dois nomes.

A revelação causou um alvoroço na empresa, que começou com uma investigação que confirmou o adultério. A empregada teve o seu contrato encerrado. O homem de 40 anos foi transferido para uma subsidiária da empresa, uma medida que, na prática, foi um rebaixamento no seu cargo. Pouco depois, ele pediu demissão.

O homem por trair, perdeu a esposa, trabalho e muito dinheiro.E dizem que ficou com depressão.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Aumenta no Japão uso de aplicativos por parte de criminosos sexuais para abuso de crianças




Fonte:Agências
265 crianças no Japão foram vítimas de agressores sexuais após troca de ID através de aplicativos como Line e KakaoTalk entre janeiro e junho deste ano, mais que o dobro que em 2013, de acordo com a agência nacional de polícia, informou o Mainichi Shimbun.

120 foram contatados por seus agressores através do Line, 30 a menos do que o segundo semestre do ano passado. A diminuição é atribuída à maior controle introduzido pelo serviço de mensagens que dificultam o acesso para a identificação do menor.

KakaoTalk tem sido o inverso. Com 117 casos relatados, o número de vítimas quase dobrou no segundo semestre de 2013.

Esses aplicativos permitem que os usuários de smartphones entrem em contato com outros anonimamente, sem saber seus endereços de e-mail ou números de telefone, contou Mainichi.

Mais da metade das vítimas, 133, foram submetidas a atos sexuais, enquanto 79 caíram na prostituição e 30 foram empurrados para a pornografia infantil.

domingo, 21 de setembro de 2014

Franceses testam antiviral japonês contra ebola na Guiné-Conacri em novembro




Fonte:Agências
Existem diversos tratamentos experimentais em todo o mundo, mas esses produtos não estão, geralmente, disponíveis, em grandes quantidades.


O Instituto francês de Saúde e Investigação Médica (Inserm) vai testar o antiviral japonês favipiravir (Avigan), um dos tratamentos experimentais contra o vírus ebola, na Guiné-Concacri, em novembro, segundo um dos especialistas da instituição.

O ensaio clínico vai começar no início de novembro com cerca de 60 doentes da Guiné, informou Jean-François Delfraissy, que dirige o Instituto de Microbiologia e Doenças Infecciosas do Inserm, em entrevista publicada ontem (20)

“Vamos testar o efeito de dosagens elevadas dessa molécula sobre o homem, os seus efeitos sobre a carga viral e a mortalidade”, explicou.

Não existe atualmente nenhum tratamento reconhecido oficialmente para lutar contra o ebola, que atinge atualmente, de forma violenta, quatro países da África Ocidental, no pior surto registrado até hoje.

Existem diversos tratamentos experimentais em todo o mundo, mas esses produtos não estão, geralmente, disponíveis, em grandes quantidades.

Entre eles está o favipiravir, um antiviral contra a gripe aprovado em março pelo Japão, mas que pode ter também efeitos sobre o ebola, apresentando como principal vantagem o fato de poder ser administrado sob a forma de comprimidos, mais fáceis de usar em zonas com infraestrutura precária de saúde.

Um porta-voz da empresa japonesa Toyama Chemical, uma filial da Fujifilm, que desenvolveu o antiviral, assegurou em agosto que as reservas eram suficientes para mais de 20 mil pessoas.

Famílias japonesas, que compareceram ao evento, relataram ter apreciado a experiência gastronômica.





Fonte:Agências

Terminou na segunda-feira (15.09), em Tóquio, a Festa do Brasil, ação temática organizada pelo Sunshine City Tokyo. Famílias japonesas, que compareceram ao evento, relataram ter apreciado a experiência gastronômica. A degustação à base de carne de frango e suína agradou muito ao público presente. O Brasil já é fornecedor tradicional de carne de aves para o Japão. Desde 2013, passou a exportar carne suína para aquele mercado, após a certificação, pelo governo japonês, de indústrias brasileiras.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou do evento e, por meio da degustação de carne de frango e suína e distribuição de material informativo, como livro de receitas, buscou valorizar a marca-país junto aos públicos consumidor e importador japoneses.

Famílias japonesas, que compareceram ao evento, relataram ter apreciado a experiência gastronômica. A degustação à base de carne de frango e suína agradou muito ao público presente. “As crianças amaram. Um garoto disse: “Oishii” (gostoso), disse Francine Harumi, representante da empresa de relações públicas Suriana. Os aperitivos foram elaborados com carnes de frigoríficos brasileiros”,

O evento em Tóquio, realizado de 11 a 15 de setembro, teve por objetivo divulgar o Brasil como centro de produtos de alta qualidade e destino de negócios importante. O Sunshine City é um complexo empresarial em Tóquio com shoppings, escritórios e outras instalações comerciais. É um tradicional ponto de compras das famílias japonesas.

Satisfeito com os resultados obtidos na Festa do Brasil, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, destacou a importância do Japão como um mercado estratégico para as carnes de frango e suína: “O Japão é um dos maiores importadores de carne de frango do Brasil e, recentemente, abriu suas portas para a carne suína produzida aqui. Temos tido muito boa recepção aos nossos produtos. Como o mercado japonês é exigente, do ponto de vista sanitário e de qualidade, eventos que coloquem em destaque a nossa proteína animal são importantes, pois servem como cartão de visita para o mundo todo”, explicou Francisco Turra.

O Sunshine City Tokyo convidou para a Festa do Brasil Hidetoshi Nakata, um dos mais famosos jogadores de futebol do Japão, com passagem por clubes da Itália, Inglaterra e do próprio Japão.

sábado, 20 de setembro de 2014

Evento para promover culinária japonesa é realizado em São Paulo




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Uma organização sem fins lucrativos realizou um evento em São Paulo para promover a culinária japonesa.

O evento para as empresas relacionadas ao setor de alimentos foi realizado na sexta-feira, com o apoio do Ministério da Agricultura e Pesca do Japão.

Funcionários de fabricantes de bebidas e de empresas alimentícias japonesas apresentaram produtos como saquê, salada de alga marinha e uma máquina que enrola sushi.

Um chef japonês preparou também sushi para que visitantes pudessem sentir a delicadeza do sabor da comida japonesa.

As exportações de alimentos japoneses ao Brasil ficaram em torno de 6,6 milhões de dólares em 2013, devido, principalmente, aos custos elevados e à necessidade de mais tempo para o envio dos produtos.

Entretanto, o Brasil é considerado como um mercado promissor para a culinária japonesa, já que, segundo informações, há mais de 3 mil restaurantes no país.

Um chef brasileiro disse que o evento é bastante útil, uma vez que é importante ver os ingredientes, de fato, antes de preparar pratos.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Estado Islâmico mata novo refém e faz ameaça a aliados dos EUA




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved O
O grupo militante Estado Islâmico divulgou o vídeo do assassinato de um homem que se acredita ser um assistente humanitário britânico. O grupo afirma que a morte é um recado para os aliados dos Estados Unidos.

David Haines desapareceu no ano passado quando trabalhava na Síria para uma organização humanitária.

A gravação mostra um militante de pé segurando uma faca ao lado de um homem ajoelhado vestindo um macacão de cor laranja.

O homem ajoelhado se identifica como britânico. Ele diz que o governo do Reino Unido é responsável por sua execução já que é incapaz de dizer não aos Estados Unidos.

O militante alerta que o Estado Islâmico vai acelerar a destruição de aliados de Washington caso os ataques ao grupo continuem. Em seguida ele matou o homem ajoelhado.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, divulgou uma declaração condenando o assassinato como um ato de pura maldade. Acrescentou que o Reino Unido vai fazer todo o possível para encontrar os assassinos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sucesso na web: Japonês ensina solteiros a fazer fotos de casal





Fonte:Agências

Jovem mostra como é possível fazer fotos apaixonas mesmo estando sozinho

As redes sociais estão repletas de belas fotos de casais apaixonados. Algumas mais elaboradas, e outras exibindo o cotidiano da dupla, como o namorado dormindo ou mesmo a namorada recebendo uma linda flor.

O que muitos de nós nos perguntamos é se realmente as fotos retratam a realidade do casal. Para provar que nem todas as imagens podem ser reais, um japonês criou um blog que mostra como é possível tirar fotos de casal mesmo sendo solteiro.

O blog se tornou um sucesso na web e o rapaz não para de inovar e mostrar como com alguns truques de maquiagem é possível simular um romântico encontro. Vale notar que não é necessário um parceiro (a) para isso.

Keisuke Jinushi é o inventor do blog e fornece várias dicas de fotos de casal. Ele usa maquiagem para deixar a pele de uma das mãos mais clara e até mesmo passa esmalte em uma unha (ou em todas elas), simulando que há outra pessoa por perto. Após, basta posicionar a câmera e escolher o melhor ângulo.

“Quando fui demitido do meu antigo emprego, fiquei com tempo de sobra e resolvi escrever um blog. Escolhi este tema porque tenho apenas um amigo”, contou o fotógrafo e escritor freelancer à BBC Brasil.

Inicialmente, no blog, o jovem apenas compartilhava experiências como um simples solitário e com dicas de como se divertir sozinho em locais como bares, restaurantes ou mesmo em termas de água quente, que são bastante populares no Japão.

Porém, no decorrer do tempo, o jovem passou a apresentar a uma “anônima namorada”. Várias fotos foram postadas com a possível jovem, o que deixou os seguidores do blog curiosos.

Porém, o que ninguém esperava é que tudo não passasse de um truque, após revelar o fato, o blog passou a fazer ainda mais sucesso.

“Enquanto andava sozinho pela cidade, no frio do inverno, me senti só. Nesta hora, vi uma estátua e pensei: se tirar uma foto ao lado dela, como um casal, vou parecer mais feliz”, explicou.

Uma das imagens mais famosas do jovem é uma que parece que a “namorada” coloca comida na boca dele.

Questionado sobre a mulher ideal, o japonês é enfático: “Quero namorar modelos ou atrizes famosas para ser fotografado por papparazzi”.

Apesar das brincadeiras, o jovem salienta que não é possível ser feliz sozinho. “Se existe uma receita, quero que me ensinem, pois o mundo definitivamente não foi feito para se divertir sozinho.”

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Japão vai oferecer vistos especiais para estrangeiros ricos



Concessão será a partir de abril de 2015


Os ricos ao redor do mundo terão privilégios no Japão a partir do próximo ano, podendo permanecer no país asiático por até um ano, graças a um visto especial. Desta forma, o governo japonês pretende impulsionar o turismo, informou o jornal Nikkei.

Atualmente, a maioria dos viajantes a negócios e turistas pode entrar no país sem visto e ficar no máximo 90 dias. Para se qualificar para o novo programa, os beneficiários devem satisfazer uma série de requisitos: serem provenientes de 66 países e regiões com as quais o Japão tem acordos de isenção de vistos e 60 anos ou mais velhos, uma herança de 30 milhões de ienes (277,000 dólares) ou mais e uma cobertura de saúde.

O governo avalia rebaixar a idade mínima. O Japão seguirá o exemplo de outros países que oferecem vistos de longo prazo. É o caso de Portugal, que exige que os estrangeiros invistam no país (como no setor imobiliários, por exemplo), condição que Tokyo não planeja impor.
Para o governo japonês, turistas estrangeiros com alto poder aquisitivo são um fator de estímulo econômico e espera que permitindo a extensão de sua permanência no país sua visita não se limite a destinos tradicionais como Kyoto e a capital nipônica. Sua presença em cidades menores ou vilarejos poderia impulsionar as economias locais.

Americano é sentenciado a seis anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A Suprema Corte da Coreia do Norte sentenciou um americano a seis anos de trabalhos forçados.

A condenação de Matthew Todd Miller foi anunciada domingo pela agência de notícias estatal do país.

Miller foi detido em abril sob a acusação de "perturbar a lei e a ordem" ao rasgar o seu visto de turista quando ingressava na Coreia do Norte.

Suspeita-se que o governo norte-coreano esteja usando Miller e outros dois americanos detidos como recurso de barganha em negociações com os Estados Unidos.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dublê de Kamen Rider preso por roubo em Saitama




Por Uehara Yuu Fonte:Agências e Ipcdigital

Yasutomo Ihara, um ex-dublê conhecido por sua participação na série Kamen Rider, desde então, foi preso em 08 de setembro pela polícia de Saitama acusado de cometer 43 assaltos, informa o Japan Today.Acusado admitiu todos os crimes.

Seu método envolveu escalar paredes e entrando nas casas através de suas janelas do segundo andar, o que lhe valeu o apelido de “Homem-Aranha” dos investigadores. Seus alvos eram nas cidades vizinhas de Warabi e Toda.

A carreira de Ihara como dublê chegou ao fim, há cinco anos, quando ele machucou o joelho. Desde então, ele seguiu uma carreira de ator, mas os custos de aulas de interpretação o levou a meios escusos de ganhar a vida. A polícia acredita que Ihara deixava seus itens roubados em um parque durante o dia, até que os investigadores desconfiaram de um homem alto e de boa aparência que circulava de forma suspeita nos bairros de Warabi e Toda.

Os furtos ocorreram entre o período de novembro de 2013 a junho de 2014, avaliados em ¥ 6.700.000 em dinheiro e 450 objetos, totalizando ¥ 8.200.000 no geral.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Presidente do jornal japonês Asahi se desculpa por publicação de dois artigos



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O Asahi disse que a menção de que "os trabalhadores recusaram as ordens e abandonaram o local" não estava correta. O jornal diz que o artigo deu a impressão de que muitos trabalhadores fugiram da acidentada usina mesmo tendo conhecimento das instruções emitidas por Yoshida. Afirmou, assim, que o artigo não constituía um sumário preciso dos fatos cobrindo a ocorrência.

O presidente do jornal Asahi, Tadakazu Kimura, disse, na edição de sexta-feira, que lamentava imensamente que o artigo tivesse um conteúdo errôneo. Ele se desculpou profundamente perante todas as pessoas, incluindo leitores do jornal e trabalhadores da usina Fukushima 1.

O segundo erro diz respeito à retirada tardia de alguns de seus artigos sobre as chamadas "mulheres de conforto" e a emissão tardia de desculpas. As estórias se baseavam em informes de um homem, que dizia que as mulheres coreanas foram forçadas a trabalhar em bordéis durante a Segunda Guerra Mundial.

O Asahi afirma que demorou a repudiar a publicação sobre "mulheres de conforto". O jornal retirou o artigo em agosto.

O jornal acrescenta que seu presidente disse em uma entrevista coletiva, na quinta-feira, que deveria ter oferecido um pedido de desculpas quando foi publicada a nota sobre a retirada dos relatos envolvendo "mulheres de conforto" no mês passado.

domingo, 14 de setembro de 2014

Japão anuncia 1ª usina nuclear apta a operar após desastre




Catástrofe de Fukushima provocou o vazamento de material radioativo em 2011. Usina certificada está localizada em região com atividade vulcânica


A usina nuclear de Sendai, localizada na ilha de Kyushu, ao sul do Japão
Três anos após o desastre de Fukushima, a nova agência regulatória nuclear do Japão declarou nesta quarta-feira que uma usina de energia atômica é segura para operar. Os reatores de Sendai, localizados na ilha de Kyushu, ao sul do país, foram aprovados pela Autoridade de Regulamentação Nuclear, criada há dois anos para restaurar a confiança do público na produção de energia nuclear.

Todas as 48 usinas do país foram fechadas pelo governo após um terremoto seguido de tsunami ter danificado o complexo de Fukushima e provocado o vazamento de material radioativo, em 2011, revela o Japan Times.

Mesmo com a aprovação, os reatores levarão meses para entrar em atividade novamente. Além de testes de segurança adicionais, a Companhia de Energia Elétrica de Kyushu, responsável por operar os reatores, deverá obter o aval dos governos locais para retomar os trabalhos.

A decisão final também terá de passar pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, que provavelmente assinará o acordo de funcionamento em dezembro.

A opinião pública, no entanto, se mostra cética quanto à capacidade do governo de assegurar a manutenção da segurança nas usinas. Localizada em uma região com atividade vulcânica, a usina de Sendai recebeu quase 18.000 questionamentos de cidadãos japoneses que gostariam de obter garantias sobre seu funcionamento. (AFP)

sábado, 13 de setembro de 2014

Japan Airlines anuncia pedido de aviões Embraer



A empresa anunciou que comprará até 27 aeronaves da Embraer
A Japan Airlines (JAL) anunciou nesta quinta-feira um pedido de até 59 aviões à fabricante local Mitsubishi Heavy Industries e à brasileira Embraer, para renovar a frota.

A empresa anunciou que comprará até 27 aeronaves da Embraer, com 15 pedidos confirmados e 12 opcionais. No caso da Mitsubishi serão até 32 aviões.

A Embraer informou em um comunicado que o pedido confirmado de 15 aviões, dos modelos 170 e 190, tem valor de catálogo de 677 milhões de dólares. A JAL tem opção de compra de 12 aeronaves adicionais da empresa brasileira.

A companhia aérea espera receber os aviões da Embraer a partir de 2015. As aeronaves da Mitsubishi começarão a ser entregue em 2021. (AFP)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Professor é preso em Shizuoka por tirar fotos de alunas no banheiro




Fonte:Agências e Ipcdigital

Sujeito foi capturado há dois anos pelo mesmo motivo

Eles pegaram uma vez, mas não foi o suficiente. Um professor do ensino médio foi preso no Japão por tirar fotos de meninas no banheiro da escola onde lecionava.

Professor de uma escola na cidade de Shimizu, Shizuoka, o sujeito, identificado como Takayuki Suzuki, escondeu em 17 de julho passado uma pequena câmera no banheiro feminino para gravar imagens das alunas que frequentavam o local.

No entanto, duas meninas perceberam a presença do dispositivo e alertaram o diretor da escola.

A polícia encontrou na casa de Suzuki uma enorme coleção de vídeos de meninas no banheiro.

O homem foi acusado de produção e posse de pornografia infantil, revela o Japan Today.

Há dois anos, Suzuki foi preso pelo mesmo motivo. No entanto, só recebeu uma pena suspensa.




Governo de Tóquio vai enviar equipamentos para países afetados pelo ebola



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O governo metropolitano de Tóquio anunciou o envio de 100 mil conjuntos de roupas protetoras para países afetados pela epidemia de ebola no oeste da África.

Representantes do governo declararam que os primeiros 20 mil conjuntos serão enviados na próxima semana para Serra Leoa e a Libéria.

Eles disseram também que o governo de Tóquio possui estoques de equipamentos como medida de prevenção contra a possibilidade de surto de um novo tipo de gripe.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Buscas de desaparecidos prosseguem em Fukushima três anos e meio após catástrofe




Por Uehara Yuu
 Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Policiais e bombeiros atuam no litoral de Fukushima em busca de pessoas que continuam desaparecidas três anos e meio depois do megaterremoto seguido de tsunami de março de 2011.

Na localidade de Namie, 170 policiais e bombeiros foram mobilizados para as buscas hoje. Ainda é desconhecido o paradeiro de 33 pessoas da localidade.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Imperador japonês teria alertado para riscos da Segunda Guerra Mundial




Fonte:Agências

Hirohito, que começou a reinar em dezembro de 1926, teve que renunciar a seu status divino e se contentar com o papel de símbolo da unidade do povo e da nação até a sua morte em 1989.

O imperador Hirohito, chefe de Estado japonês durante a Segunda Guerra Mundial, havia alertado para os perigos do conflito, revelam documentos oficiais divulgados nesta terça-feira, após 24 anos de pesquisas.

A historiografia produzida pela Agência da Casa Imperial mostra como, no período que antecedeu o ataque surpresa do Japão contra a frota americana em Pearl Harbor, em dezembro de 1941, Hirohito se preocupou com os riscos de uma “guerra temerária” que o faria se sentir “profundamente arrependido por seus antepassados ??imperiais”.

Os documentos retratam um homem, considerado um semideus, que se opôs aos militares que levaram o Japão a um conflito em grande escala contra a China em 1937, com a promessa de que a batalha seria curta e a vitória certa.

Mas os novos documentos também apresentam um líder orgulhoso das vitórias japonesas nos distantes campos de batalha.

O Japão invadiu a Manchúria em 1931, estabelecendo ali um governo fantoche e uma base estratégica para novas conquistas.

Em 1937, as tropas imperiais atacaram Nanquim, em que dezenas de milhares de civis morreram, mas que os documentos não fornecem detalhes.

Após ser informado da queda da cidade, Hirohito expressou felicitações às tropas: “Estou profundamente satisfeito com a coragem exibida na tomada da capital de Nanquim”.

Hirohito divide os historiadores: se parte deles o vê como um fantoche impotente de um Estado militar fora de controle, outros argumentam que a invasão e ocupação de parte China não teria acontecido sem, pelo menos, a aprovação tácita do chefe de Estado, que tinha a última palavra a priori.

Quando o Japão foi forçado a se render em agosto de 1945, as forças de ocupação, lideradas pelos americanos, fizeram de tudo para manter Hirohito no trono do Crisântemo, por uma questão de estabilidade, enquanto muitos líderes políticos e militares foram presos, julgados e enforcados.

Hirohito, que começou a reinar em dezembro de 1926, teve que renunciar a seu status divino e se contentar com o papel de símbolo da unidade do povo e da nação até a sua morte em 1989.

Em última análise, os arquivos revelam poucas evidências das decisões de Hirohito. Eles transmitem uma imagem simpática, sem dizer qual era o seu papel, central ou não, no militarismo japonês da época.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...