sexta-feira, 11 de abril de 2014
Autoridade americana diz que Obama quer tornar o mundo livre de armas nucleares
Por Uehara
Yuu Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Uma funcionária de alto escalão do Departamento de Estado do governo americano, ora em visita ao Japão, diz que quer transmitir a forte determinação do presidente Barack Obama de tornar o mundo livre de armas nucleares.
A subsecretária de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional, Rose Gottemoeller, conversou com a NHK na quinta-feira.
Ela está no Japão para participar, como observadora, de uma reunião de chanceleres da Iniciativa para a Não Proliferação e Desarmamento, que será realizada em Hiroshima. O encontro reúne 12 países não detentores de armas nucleares, incluindo o Japão.
Gottemoeller afirmou que espera que sua visita a Hiroshima, devastada em 1945 por uma bomba atômica, possa estabelecer uma base para o Congresso ratificar o Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares. Obama está tentando a ratificação do pacto o mais cedo possível.
Ela se referiu também à China, o único país signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear, que está aumentando a quantidade de armas nucleares. Ela afirmou ser necessário acompanhar atentamente o que o país está fazendo para modernizar seu arsenal nuclear.
Ela disse ainda que é importante que as cinco potências nucleares se empenhem para o desarmamento atômico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.