cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Déficit comercial do Japão com a China atinge novo recorde



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O Japão registrou o maior déficit comercial com a China pelo segundo ano consecutivo em consequência da queda nas exportações devido à recessão econômica chinesa.

A Organização do Comércio Exterior do Japão, Jetro, disse, na terça-feira, que o déficit comercial do Japão com a China aumentou em 17,8% em 2013, atingindo o valor recorde de 52,2 bilhões de dólares.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Japão registra aumento no contrabando de drogas provenientes da Índia



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Autoridades alfandegárias de Tóquio afirmam que a quantidade de drogas estimulantes apreendidas em 2013 foi 24 por cento maior em relação ao ano anterior. O número é o segundo maior desde o início do registro, havendo um crescimento daquelas provenientes da Índia.

Segundo as autoridades, foram apreendidos 374 quilos de drogas estimulantes nos portos e aeroportos de Tóquio e de 5 províncias.

A Índia lidera a lista de países de origem, com 103 quilos, registrando um aumento de mais de 10 vezes, seguida pelo México, Uganda e China.

As autoridades suspeitam que grupos de contrabando podem ter expandido suas operações na Índia.

Governador de Okinawa quer o fim das operações na base de Futenma dentro de cinco anos

Nakaima Hirokazu

Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O governador da província de Okinawa fez um apelo para que o governo central do Japão tome medidas concretas a fim de interromper, dentro de cinco anos, as operações da base aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

O governador Hirokazu Nakaima fez o apelo ao vice-ministro administrativo da Defesa, Masanori Nishi, quando da reunião dos dois em Okinawa na segunda-feira. Nakaima disse que a população de Okinawa quer que o governo ajude a prevenir crimes e acidentes envolvendo as bases norte-americanas na província. Ele pediu que Nishi lide com uma questão de cada vez.

Nishi respondeu que continuará a lidar com os problemas referentes às instalações militares dos Estados Unidos na província.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Balanço da Olimpíada de Inverno realizada em Sochi






Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Neste Comentário, o professor Hiroshi Yamamoto, da Faculdade de Estudos Esportivos e de Saúde da Universidade Hosei, faz um balanço da Olimpíada de Inverno que se encerrou domingo na cidade russa de Sochi.

- Que avaliação pode ser feita dos Jogos de Inverno?

"O país-sede, a Rússia, obteve os melhores resultados, com a conquista de 33 medalhas, das quais 13 de ouro. Visto que o forte desempenho de atletas de um determinado país está relacionado estreitamente com o sucesso olímpico, pode-se dizer que o evento foi um grande êxito para a Rússia. Merece avaliação positiva o fato de que não tenha havido nenhum ato de terrorismo na Olimpíada.

É bem provável que o Comitê Olímpico Internacional (COI) atribua franco sucesso à Olimpíada de Sochi. O COI tinha três metas para os Jogos: conquistar o coração dos jovens com os esportes olímpicos, promover a igualdade entre sexos nas competições e despertar o interesse nacionalista. No que se refere à primeira meta, as provas de snowboard e esqui em estilo livre atraíram o interesse de jovens pelo mundo afora. Sobre a igualdade entre sexos, a modalidade feminina de salto em esqui fez a sua estreia olímpica. Foi lamentável que a japonesa Sara Takanashi não tenha conquistado nenhuma medalha, mas uma atleta alemã que nunca tinha obtido um título conquistou ouro em Sochi. A segunda meta, como um novo desafio, comprovou ser um sucesso. No aspecto do nacionalismo, um número maior de provas em equipe foi realizado pela primeira vez em Sochi. Mostrou-se então um êxito até certo ponto porque provas em equipe despertam um senso de rivalidade tanto entre atletas como entre os espectadores."

- O que deixou uma impressão marcante na Olimpíada de Inverno?

"Foi uma surpresa tomar conhecimento de que informações e know-how relacionados às habilidades dos atletas não podem mais ser confidenciais. A Holanda não era tão forte em patinação veloz no gelo de curta distância. No entanto, a equipe holandesa conseguiu absorver várias habilidades de algumas nações, como o Japão e os Estados Unidos, e as misturou com as suas próprias. Apenas em patinação veloz no gelo, a Holanda conquistou 23 medalhas, das quais oito de ouro. Trata-se de um notável desempenho, pois a Polônia, segunda colocada, obteve somente três medalhas, enquanto a Coreia do Sul e a República Tcheca, empatadas em terceiro lugar, ficaram com duas.

Houve também casos de atletas que sobrepujaram a si mesmos. Foi assim com a concorrente japonesa em patinação artística Mao Asada, que teve fraco desempenho no programa curto da modalidade feminina. Na prova livre, ela se recuperou, deslumbrando o público com uma esplêndida performance. A reviravolta deve-se a esforços de várias pessoas que a apoiaram, como o seu treinador, o seu coreógrafo e o seu auxiliar médico.

Aparentemente o público acompanhou interessantes histórias de bastidores. Pode-se então afirmar que a Olimpíada de Inverno de Sochi ofereceu às pessoas a oportunidade de assistir aos jogos sob uma perspectiva maior, em vez de simplesmente celebrar ou lamentar a conquista ou a perda de medalhas."



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Astronauta japonês será comandante da Estação Espacial Internacional

dwedRocket ready: Expedition 38 Soyuz Commander Mikhail Tyurin of Roscosmos holds the Olympic torch alongside flight engineers Koichi Wakata and Rick Mastracchio

Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O astronauta japonês Koichi Wakata vai atuar como comandante na Estação Espacial Internacional a partir de março. Wakata será o primeiro japonês a exercer essa função.

O ministro da Ciência do Japão, Hakubun Shimomura, disse à imprensa na terça-feira que Wakata vai assumir o posto no dia 9 de março, em substituição ao atual comandante Oleg Kotov, da Rússia, que voltará à Terra.

Wakata vai liderar uma equipe internacional de seis integrantes até o dia 14 de maio.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Terminam os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Após 17 dias de competição, foi encerrada, no domingo, a Olimpíada de Inverno de Sochi, a maior da história dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Rússia sediou os jogos de inverno pela primeira vez.

Na cerimônia de encerramento, porta-bandeiras de um número recorde de países e regiões, oitenta e oito, marcharam pelo estádio. Atletas de várias partes do mundo acompanharam o ato. Artistas celebraram a noite com danças e músicas que representaram o mundo do balé, do circo e da literatura russa.

A bandeira olímpica foi transferida para os representantes da próxima sede dos jogos: a cidade sul-coreana de Pyeongchang.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ministério da Educação do Japão cria painel para dar mais poder às mulheres



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O ministério da Educação do Japão criou um painel especial, na sexta-feira, para consolidar medidas de promoção de maiores oportunidades para as mulheres, um dos principais pilares da estratégia de crescimento econômico do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

O painel especial vai se concentrar na criação de medidas consolidadas para dar mais poder às mulheres, desde a educação escolar até depois de sua entrada no mercado de trabalho.

A nova força-tarefa vai considerar a criação de uma melhor orientação de carreira para alunas nas escolas do ensino médio que desejarem trabalhar no campo da ciência e da tecnologia.

A equipe pretende também criar um programa envolvendo cursos superiores e escolas vocacionais, para ajudar mulheres que pediram demissão ao ter filhos e pretendem voltar a trabalhar.

Segundo o relatório anual do Fórum Econômico Mundial de 2013, no tocante à disparidade na participação econômica e política dos homens e das mulheres, o Japão ficou no centésimo-quinto lugar entre 136 países.


sábado, 22 de fevereiro de 2014

Preparativos para desastres maiores que os previstos



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
No entanto, um carro com pneus comuns não conseguiu subir uma ladeira e causou um congestionamento de trânsito de mais de 40 quilômetros nos sentidos para e de Tóquio. As máquinas removedoras de neve não conseguiram chegar ao local devido ao congestionamento. Os veículos ficaram parados na via expressa por longo tempo."

Perguntamos também ao comentarista Hiroshi Matsumoto como podemos nos preparar para desastres piores do que aqueles esperados.

Ele nos respondeu que, em vista das lições aprendidas com a última nevada, o Ministério do Transporte planeja estudar uma diretriz para fechar as rodovias quando houver acúmulo de neve. A última nevada causou colisões nas rodovias e ferrovias. É difícil estabelecer padrões de segurança em tais condições, mas é importante compartilhar uma diretriz comum para a tomada de adequados procedimentos.

Hiroshi Matsumoto diz que também é importante estar preparado para idealizar medidas disponíveis e conduzir simulações, mesmo que sejam raros desastres como esse ocorrido no fim de semana passado. O último desastre natural serviu para alertar especialmente as autoridades responsáveis pela gestão de crise em órgãos administrativos e de transporte.

Este foi o Comentário.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Autoridade reguladora inicia verificação de falhas sísmicas sob usina nuclear japonesa

Tokyo Electric Power Co (TEPCO trabalhadores) trabalhar em tanques de águas residuais do Japão em Fukushima Dai-ichi usina nuclear na cidade de Okuma, província de Fukushima (AFP Photo / Pool / Noboru Hashimoto)

Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Na segunda-feira, responsáveis pela regulação do setor nuclear do Japão começaram a analisar falhas sísmicas em uma usina nuclear mantida pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco).

A Tepco solicitou as análises de segurança que são feitas pela Autoridade de Regulação Nuclear. A solicitação abrange a usina de Kashiwazaki-Kariwa, localizada na província de Niigata. A companhia espera reiniciar os reatores números seis e sete da usina.

A autoridade reguladora havia pedido, no entanto, que a Tepco fizesse inspeções adicionais das falhas na área. Mais de 20 falhas estão sob os prédios dos reatores e outras partes do complexo da usina.

Segundo a Tepco, ainda não foram detectadas falhas que possam se tornar ativas em um futuro próximo. Espera-se, no entanto, que a nova análise ainda leve vários meses até ser concluída.

A autoridade reguladora continuará com seus trabalhos até terça-feira visando verificar se os planos da usina para a autoinspeção são adequados.

Ex-capitão da seleção japonesa realiza clínica de futebol na Bósnia-Herzegóvina



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Tsuneyasu Miyamoto, ex-capitão da seleção nacional de futebol do Japão, vem tentando ajudar jovens da Bósnia-Herzegóvina através do esporte. O país continua sofrendo com as sequelas dos conflitos étnicos ocorridos há 20 anos.

Na quinta-feira, cerca de 20 alunos de escolas do ensino médio de grupos étnicos muçulmanos e croatas da Bósnia jogaram em mini-partidas numa clínica de futebol de Mostar, no sul do país, com Miyamoto e ex-membros da seleção nacional da Bósnia-Herzegóvina.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Japão endossa projetos de lei para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias médicas avançadas




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O governo japonês endossou dois projetos de lei visando estabelecer um centro de comando para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias médicas avançadas.

Os projetos de lei em questão foram aprovados pelo gabinete, na quarta-feira. Eles têm por objetivo fornecer serviços médicos de alta qualidade e criar novas indústrias relacionadas à promoção da saúde e da longevidade. Visam ainda alcançar o crescimento econômico por meio da exportação de serviços médicos avançados.

Um dos projetos de lei pede a formação de uma força-tarefa para supervisionar estratégias médicas e de saúde. Todos os membros do gabinete farão parte dessa força-tarefa.

Já o outro pede o estabelecimento de um órgão administrativo independente que atue como a versão japonesa dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

O órgão vai gerenciar o orçamento para estudos em tecnologias médicas avançadas e alocar fundos para universidades e instituições de pesquisa. Também estará encarregado de promover tecnologias que incluem desde a pesquisa básica até o marketing de produtos.

Sul-coreana Kim Yuna fica em primeiro lugar no programa curto da patinação artística



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Kim Yuna, a atual campeã sul-coreana de patinação artística, venceu o programa curto na Olimpíada de Inverno de Sochi. A patinadora conseguiu realizar uma sequência de saltos triplos alcançando 74,92 pontos.

Adelina Sotnikova, da Rússia, terminou em segundo lugar e a italiana Carolina Kostner em terceiro.

Mao Asada, do Japão, fez quatro erros graves, ficando em décimo sexto lugar.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fortes nevascas paralisam o tráfego no interior do Japão

Da AP




















Por Uehara
Yuu Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Na Província de Nagano, do Japão Central, mais de 500 veículos estão retidos desde a manhã de sábado em estradas em consequência de uma precipitação de neve sem precedentes. Militares das Forças de Autodefesa participam do trabalho de remoção da neve. No entanto, autoridades rodoviárias dizem não ter meios de prever quando o tráfego poderá ser normalizado.

Na vizinha Província de Yamanashi, estão bloqueados cerca de 50 trechos de vias principais por causa da forte acumulação de neve, deixando retidos mais de mil veículos.

Equipe japonesa masculina de salto de esqui ganha medalha de bronze em Sochi



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A segunda-feira foi memorável para a equipe japonesa de salto de esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

Na categoria de grupo masculino de pista longa, quatro atletas de cada país competem juntos. Noriaki Kasai, que havia ganho uma medalha de prata no salto de esqui individual, foi um dos membros da equipe japonesa, que conseguiu garantir a medalha de bronze.

Esta foi a primeira medalha da equipe japonesa na competição de pista longa desde os jogos de Nagano, no Japão, em 1998.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Embaixadora americana no Japão promete ajudar a reduzir o fardo da presença de bases americanas em Okinawa







Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A embaixadora dos Estados Unidos no Japão, Caroline Kennedy, disse ao governador de Okinawa que ela vai cooperar no sentido de reduzir o fardo da presença de instalações militares americanas em comunidades da província de Okinawa.

Kennedy chegou a Okinawa na terça-feira, para uma visita de 3 dias. Esta é sua primeira visita à província desde que assumiu o posto no ano passado. Na quarta-feira, ela se encontrou com o governador Hirokazu Nakaima.

Durante a reunião, Nakaima disse que sediar mais de 70% das instalações militares americanas deslocadas para o Japão fez com que Okinawa sofresse a ocorrência de crimes, acidentes e problemas de ordem ambiental.

Ele solicitou a Kennedy para ajudar a reduzir o número de tais instalações, em conformidade com uma série de pedidos feitos por Okinawa ao governo central do Japão.

Nakaima submeteu as solicitações em dezembro, quando aprovou um projeto de aterro no litoral, necessário para a transferência de uma base aérea da Fuzilaria Naval americana dentro da província, sob os termos de um acordo nipo-americano.

Kennedy respondeu que vai cooperar para reduzir o fardo que cai sobre a província devido a esta presença, de forma a ajudar a construir um futuro para as crianças da região.

Japonesa Haru Kuroki ganha o prêmio de Melhor Atriz em Berlim



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
A japonesa Haru Kuroki ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos três maiores certames do gênero em todo o mundo.

O prêmio foi atribuído sábado a Kuroki por sua interpretação de uma criada a serviço de uma família em Tóquio na década de 1940, no filme A Pequena Casa, do diretor Yoji Yamada. Exibida na sessão de competição do festival, a película tem como ponto alto do enredo um amor secreto mantido pela patroa da empregada.

Na cerimônia de entrega dos prêmios, Haru Kuroki manifestou gratidão ao diretor Yoji Yamada pela realização de "um filme maravilhoso". Ela é a quarta atriz japonesa a receber o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim.


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Admiradores celebram a conquista de prata por esquiador japonês



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Admiradores em Tóquio celebraram a medalha de prata conquistada pelo experiente esquiador japonês Noriaki Kasai em salto de esqui individual em longa distância na Olimpíada de Sochi.

Edições extras de jornais foram distribuídas domingo nos arredores da Estação de Shibuya, distrito da região central da capital japonesa.

Um homem com cerca de 30 anos de idade contou ter torcido por Kasai de manhã, ao assistir à competição ao vivo pela televisão. Disse se sentir contente por Kasai ter conquistado a medalha.

Uma estudante ginasial expressou os parabéns pela vitória do esquiador, ressaltando que a idade de Kasai é a mesma de sua mãe.


Japonês Yuzuru Hanyu ganha ouro em patinação artística no gelo



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O patinador artístico japonês Yuzuru Hanyu ganhou medalha de ouro na Olimpíada de Sochi.

O rapaz de 19 anos ergueu os braços em sinal de vitória ao receber a medalha e em seguida exibiu a distinção para o público depois da execução do hino nacional do Japão.

Ele mostrou-se insatisfeito com o desempenho precário na sexta-feira. Disse, porém, estar contente com o resultado e expressou muita alegria por ter recebido a medalha.

Hanyu explicou que pretende retornar logo ao Japão e mostrar a medalha para o maior número possível de pessoas. Acrescentou que não desonrará o título de campeão olímpico e dará continuidade ao esforço de melhorar o seu desempenho no rinque de patinação.

Atleta japonês conquista o ouro em patinação artística masculina em Sochi





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O atleta japonês Yuzuru Hanyu conquistou a primeira medalha de ouro do Japão em patinação artística nos Jogos Olímpicos de Sochi.

Hanyu, que tem 19 anos e é originário da região nordeste do Japão, também se tornou o primeiro atleta japonês do sexo masculino a conquistar uma medalha olímpica de ouro na modalidade de patinação artística.

Ele ficou na primeira posição na categoria livre masculina individual na sexta-feira, depois de vencer, um dia antes, o programa de apresentações curtas.

Patrick Chan, do Canadá, ficou com a medalha de prata e Denis Ten, do Cazaquistão, conquistou o bronze.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...