Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved
Um documento diplomático japonês mostra que as forças aliadas lideradas pelos Estados Unidos e que ocuparam o Japão após a Segunda Guerra Mundial investigaram um atraso na entrega de um telegrama enviado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt ao imperador Hirohito.
O chanceler do Japão apresentou na quinta-feira o documento recentemente liberado ao público.
O telegrama, clamando por uma última tentativa de evitar a guerra, fora enviado em dezembro de 1941, um pouco antes de o Japão ter iniciado o ataque contra as bases norte-americanas em Pearl Harbor. A mensagem chegou em Tóquio por volta do meio-dia no dia 7 de dezembro, hora do Japão, mas foi entregue ao embaixador dos Estados Unidos no Japão Joseph Grew apenas 10h e meia mais tarde.
O embaixador pedira ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Shigenori Togo, que permitisse sua reunião com o imperador a fim de entregar o telegrama. A reunião requerida nunca foi realizada. O ataque contra Pearl Harbor começou às 3:30 da manhã de 8 de dezembro, hora do Japão.
Após o Japão se render em agosto de 1945, as forças aliadas questionaram, então, os funcionários da chancelaria japonesa encarregados dos telegramas sobre o atraso.
Investigadores norte-americanos defendem que, se o telegrama tivesse sido entregue ao imperador antes do ataque, a guerra poderia ter sido evitada.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.