A Lei de Medidas do Emprego (Gai-kokujin Koyoo Jookyo Houkoku Seido 外国人雇用状況報告制度) traz orientações para que empregadores com trabalhadores estrangeiros se esforcem para a melhoria das relações entre patrões e funcionários. Agora, por exemplo, as empresas precisam informar os dados dos estrangeiros contratados e os que se desligaram.
Entre as inúmeras sugestões, está a de aproveitamento da mão-de-obra dos ryugakuseis, bolsistas estrangeiros com nível universitário que vêm aperfeiçoar seus conhecimentos no Japão. Diz o texto: “Eles (os empregadores) devem ficar atentos quanto à vantagem de recrutar estudantes estrangeiros, pois eles podem corresponder à expectativa de oferecer idéias originais graças à sua diferenciada bagagem educacional e cultural, resultando na revitalização e na globalização da empresa”.
Devem certificar-se que a maneira de usar as máquinas e equipamentos, os aparatos de segurança, e os equipamentos de proteção estejam plenamente entendidos pelos funcionários estrangeiros. É recomendado, ainda, que os empregadores implementem o ensino da língua japonesa para que os trabalhadores estrangeiros obtenham habilidades no idioma para que possam entender ordens, assim como para prevenir acidentes.
Em relação à vida diária, a recomendação é que os empregadores assegurem aos funcionários estrangeiros uma adaptação tranqüila no Japão, orientando-os para que se aprofundem nos hábitos, cultura, costumes e cultura de trabalho do país.
Qualquer dúvida em relação às orientações sobre condições e segurança de trabalho pode ser obtida na Delegacia de Inspeção de Nomas Trabalhistas (Roo-doojikun Kantokusho 労働基準監督署) ouna Divisão de Inspeção do Departamento de Normas Trabalhistas da Secretaria do Trabalho (Roodookyoku Kijunbu Kantokuka 労働局基準部監督課).
Fonte: Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.