segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Chanceler japonês promete buscar meios para reduzir fardo de Okinawa
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão declarou que o governo japonês fará o máximo ao seu alcance para atender às solicitações de Okinawa e obter o consentimento da província para realizar a transferência local de uma base aérea americana.
No programa dominical de debates televisionado pela NHK, Fumio Kishida afirmou que reduzir o fardo representado pela concentração de bases militares em Okinawa é uma dos desafios prioritários do governo nacional, além de ser uma questão importante para a Aliança de Segurança Nipo-americana.
O chanceler enfatizou a necessidade de construção de novas instalações para abrigar a Base Aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, em área costeira menos povoada da província.
O governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, solicitou uma revisão do Acordo Nipo-americano sobre o Status das Forças Armadas a respeito da operação de instalações militares dos Estados Unidos no Japão. Nakaima também demanda uma interrupção do funcionamento da base de Futenma no prazo de cinco anos.
O chanceler japonês promete tratar seriamente destas questões para que se chegue a um resultado concreto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.