cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A questão dos ataques americanos com drones no Paquistão





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Uma equipe de investigação da ONU reportou, neste mês, que um mínimo de 440 civis foram mortos nas operações militares dos Estados Unidos conduzidas por aviões militares não tripulados, também chamados de drones. As operações continuam sendo conduzidas apesar dos apelos do governo do Paquistão para que esses ataques sejam suspensos. No Comentário de hoje, Saleem Safi, analista militar no Paquistão, nos fala sobre os bastidores e o futuro desta questão dos drones.

Apesar da forte oposição popular do Paquistão, o governo paquistanês não conseguiu fazer parar os ataques com drones. Perguntamos quais são as dificuldades existentes.

O comentarista diz que o principal motivo é que o governo paquistanês não conseguiu estabelecer o controle nas áreas tribais do país, onde se escondem militantes procurados. O governo dos Estados Unidos usa este fato como justificativa para os ataques com drones, e o governo do Paquistão ainda não conseguiu invalidar este argumento. Em segundo lugar, ficou claro, recentemente, que as políticas do governo paquistanês no tocante a essa questão é contraditória. De modo geral, a maioria da população paquistanesa é contra esses ataques. Contudo, no começo, o governo do Paquistão não apenas permitiu os ataques com drones, como também determinou o corredor aéreo para este fim. Mesmo que a posição do Paquistão em relação aos drones pareça ser firme aos olhos do mundo, o Paquistão não pode adotar uma posição firme perante os americanos, uma vez que eles sabem da situação real do governo paquistanês.

O premiê paquistanês Mian Nawaz Sharif teria pedido ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, numa reunião realizada na semana passada, que os ataques com drones fossem abolidos.
Como saber se o pedido de Sharif causará uma mudança na política americana sobre os ataques com drones?

Antes de mais nada, acabar com os ataques com drones foi uma promessa de campanha do premiê paquistanês. E ele também sabe que a grande maioria do povo, mais de 90% dos paquistaneses, são contra esses ataques, que também violam a soberania do Paquistão.

Portanto, Sharif tenta seriamente conseguir fazer com que esses ataques tenham fim. Ele falou com a liderança dos Estados Unidos mas não houve um consenso. Os governos do Afeganistão e dos Estados Unidos consideram que a guerra contra o terrorismo no Afeganistão é afetada por invasões de militantes das áreas tribais do Paquistão. Portanto, até que o Paquistão estabeleça o controle dessas áreas e a segurança nas fronteiras, seria difícil convencer os Estados Unidos a interromperem os ataques.

Este foi o Comentário.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Governo e setor privado cooperam na luta contra o crime cibernético no Japão




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O governo japonês está trabalhando com o setor privado para expandir as medidas de segurança online, especialmente para usuários de serviços de net bank.

Crimes cibernéticos estão aumentando no Japão. Em ataques recentes, hackers roubaram informações bancárias online, tais como nomes de usuário e senhas, através de computadores com vírus. A Polícia de Tóquio afirma que os danos até meados de outubro estavam em mais de 7 milhões de dólares. Isso representa mais do dobro do recorde de 2011.

Para combater criminosos virtuais, o governo está trabalhando com 11 provedores de internet no Japão a fim de enviar alertas a usuários quando eles tentam acessar sítios eletrônicos fraudulentos. Os provedores também rastrearão computadores com vírus. Listas de sítios eletrônicos maliciosos e fraudulentos serão fornecidas por empresas de segurança da informação.

O Ministério das Comunicações afirma que um projeto de segurança online será lançado no dia 1º de novembro. O serviço cobrirá 70% dos 40 milhões de usuários do Japão.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

OMS irá proibir uso de termômetros e manômetros que contêm mercúrio




A Organização Mundial da Saúde diz que irá proibir, até 2020, o uso de termômetros e manômetros que contêm mercúrio.

A OMS anunciou, na sexta-feira, a meta de acabar com a utilização de mercúrio em instalações médicas. A decisão segue a adoção de uma proibição do uso de mercúrio, denominada Convenção de Minamata, em uma conferência da ONU que foi encerrada em Kumamoto, a sudoeste do Japão, na sexta-feira. O tratado iria proibir a produção, exportação e importação de produtos que contêm o metal após 2020.

Os dispositivos à base de mercúrio ainda são amplamente usados por causa de sua precisão. A OMS irá pedir aos governos e organizações internacionais que não fabriquem ou comercializem termômetros e manômetros que contêm mercúrio. A Organização Mundial da Saúde irá também ajudar nos esforços para a troca de equipamentos que não utilizam o mercúrio.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Celular de chanceler alemã supostamente grampeado por agentes americanos




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A chanceler alemã Angela Merkel declarou que um de seus telefones celulares pode ter sido grampeado pela inteligência americana.

Merkel disse a repórteres em Bruxelas na sexta-feira que ela usa um telefone celular para assuntos internos do governo capaz de detectar escutas e outras invasões externas.

A chanceler alemã tem um outro aparelho de telefone fornecido pelo seu partido, a União Democrática Cristã, para suas comunicações políticas no dia-a-dia. Este telefone tem menor grau de proteção contra escutas.

Merkel disse que o telefone fornecido por seu partido pode ter sido alvo da espionagem americana. Ela reiterou sua preocupação com a questão, dizendo que a confiança foi profundamente quebrada e que precisa ser restaurada.

O governo alemão planeja enviar uma delegação para Washington em breve de modo a buscar uma explicação detalhada para o caso.

domingo, 27 de outubro de 2013

Dispositivo para o Hayabusa-2, da JAXA, é testado com sucesso




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Engenheiros da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, a JAXA, dizem que testaram com sucesso um novo dispositivo que será usado para coletar amostras de dentro de um asteróide.

Este será o primeiro dispositivo do gênero em todo o mundo a ser transportado por um equipamento espacial quando for lançado a bordo do Hayabusa-2, um explorador de asteróide de próxima geração criado pelo Japão. Quando a bordo do Hayabusa-2, o dispositivo vai criar uma cratera artificial num asteróide de forma que amostras de pedra e areia possam ser coletadas da abaixo da superfície.

O Hayabusa-2 vai ser lançado em dezembro do ano que vem. O primeiro equipamento de sonda de asteróide do Japão, o Hayabusa, trouxe de volta à Terra amostras do asteróide Itokawa em junho de 2010.

sábado, 26 de outubro de 2013

Unesco recomenda listagem de culinária e gastronomia do Japão como patrimônio mundial





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Unesco recomenda listagem de culinária e gastronomia do Japão como patrimônio mundial

A culinária tradicional e a cultura gastronômica do Japão receberam sinal verde para serem listadas pela Unesco como patrimônio cultural intangível.

O comitê da Unesco que seleciona os candidatos, recomendou na terça-feira que a culinária japonesa seja reconhecida.

Representantes japoneses afirmam que tais recomendações nunca foram contrariadas. É altamente provável que a culinária japonesa seja listada oficialmente em dezembro.

Alemanha e França querem investigação das contas de espionagem do governo americano




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Os líderes da União Europeia concordaram que a Alemanha e a França procurem a realização de negociações bilaterais com os Estados Unidos no tocante à alegada atividade de espionagem americana em seus respectivos países.

Eles discutiram este problema dos Estados Unidos que foi acrescentado na agenda depois de terem surgido alegações sobre estas atividades de espionagem, pouco antes da cúpula de dois dias em Bruxelas, na quinta-feira.

As alegações são de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos interceptou comunicações na Alemanha e na França, incluindo conversas por telefones celulares da Chanceler Angela Merkel, da Alemanha.

Os líderes concordaram que estas atividades de espionagem são necessárias para combater o terrorismo, mas têm de ser realizadas numa base de confiança.
Tanto a Alemanha como a França vão procurar separadamente chegar a um acordo com os Estados Unidos, ainda neste ano.

Outros países membros da União Européia vão negociar esta situação, caso surja uma necessidade.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vietnã dá o último adeus ao general Vo Nguyen Giap




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Uma multidão lotou as ruas para dar o último adeus ao general Vo Nguyen Giap na capital do Vietnã, Hanói.

Vietnamitas em geral e lideranças políticas prestaram a sua homenagem na cerimônia fúnebre oficial que foi realizada no sábado e no domingo. Vo Nguyen Giap morreu no dia 4 aos 102 anos de idade. Ele se tornaria célebre ao comandar as tropas vietnamitas que venceram forças militares da França em Dien Bien Phu, no ano de 1954. A batalha encerraria efetivamente o domínio colonial francês.

Ele foi também o comandante militar do Vietnã do Norte na guerra travada com os Estados Unidos. Suas estratégias militares acabaram levando à retirada das tropas americanas do Vietnã.

Antes que o seu caixão fosse retirado da casa funerária, o presidente do Partido Comunista, Nyugen Phu Trong, elogiou o general por dedicar sua vida à defesa do país e à construção nacional após a Guerra do Vietnã.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pico do Monte Fuji é coberto de neve, pela primeira vez, nesta temporada




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O Monte Fuji, recentemente registrado como Patrimônio Mundial, teve seu pico coberto de neve, pela primeira vez, nesta temporada.

Um observatório meteorológico local fez este anúncio no sábado. Este ano, a neve no pico do Monte Fuji foi registrada com 37 dias de atraso em comparação com o ano passado, e 19 dias mais tarde em relação à média de anos anteriores.
O Monte Fuji foi coberto neste sábado pela primeira neve da temporada, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão.

O topo da montanha de 3.776 metros ficou coberto de neve entre as camadas de nuvens na manhã deste sábado.

A agência de meteorologia informou que a primeira neve da temporada ocorreu 37 dias mais tarde do que o ano passado e 19 dias mais tarde do que a média anual.

A temperatura no topo era de menos 6,1 graus Celsius por volta das 07h00.

Operadora de Fukushima 1 enfrenta dificuldades para lidar com água radioativa em meio à aproximação de novo tufão




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da danificada usina nuclear Fukushima 1, está se desdobrando para garantir espaço para armazenar água contaminada em meio à aproximação de um novo tufão.

A Tepco passou a transferir água da chuva para piscinas subterrâneas. O líquido em questão é o resultado de tufões e chuvas que encheram as barreiras em torno dos tanques de água residual radioativa.

A água tida como mais contaminada tem sido armazenada em tanques e no subsolo do prédio da turbina. No entanto, os tanques encontram-se cheios. O tufão Francisco, por sua vez, deve atingir a ilha principal do Japão neste fim de semana.

A Agência Reguladora Nuclear do Japão aprovou a transferência da água contaminada para três piscinas subterrâneas, que têm uma capacidade total de aproximadamente 9 mil toneladas.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio suspendeu a utilização das piscinas após modelos similares terem registrado vazamentos em abril. No entanto, a operadora diz agora que não possui outra opção a não ser utilizá-las.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Japão assina declaração da ONU que proíbe uso de armas nucleares



 Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Fumio Kishida, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, disse que o país assinará a declaração conjunta das Nações Unidas que proíbe o uso de armas nucleares.

Nova Zelândia, Suíça e 14 outros países estão liderando os esforços em um encontro do Primeiro Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, para anunciar a declaração, possivelmente no fim da semana que vem.

Na sexta-feira, Kishida disse, em uma entrevista à imprensa, que na posição de único país a sofrer bombardeios atômicos, o Japão sabe como é o sofrimento causado pelas armas nucleares.

Kishida acrescentou que o Japão tem responsabilidade moral para lutar continuamente, de modo a concretizar um mundo sem tais armas.

Em abril, o Japão se recusou a assinar uma declaração similar submetida na reunião preliminar em Genebra para a conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear de 2015. O governo explicou, naquela ocasião, que as citações incluídas na declaração de que as armas nucleares não seriam usadas sob nenhuma circunstância, seria contraditória no caso da dependência do Japão à proteção nuclear dos Estados Unidos.

Perguntado sobre a inconsistência da posição do governo, Kishida disse que pediu ao ministro do Exterior da Nova Zelândia a ajustar as palavras na última declaração. Ele disse que a mudança no documento permitiu que o Japão concordasse com a declaração.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cooperativas de pesca de Fukushima estabelecem seus próprios níveis de radioatividade para produtos marinhos



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O governo nacional do Japão determina que o teor de césio radioativo contido em produtos marinhos seja de 100 becquerels por quilograma.

Contudo, as cooperativas de pesca da província de Fukushima estabeleceram seu próprio padrão de 50 becquerels por quilograma e dizem que somente peixes com nível inferior ao especificado serão despachados aos mercados.

As cooperativas afirmaram que as espécies que examinaram têm apresentado níveis de radioatividade inferiores a 50 becquerels ou até mesmo não detectáveis.

Mas, de acordo com os resultados da Agência de Pesca do governo anunciados neste mês, alguns peixes que vivem no fundo do mar, tais como linguados e bacalhaus, capturados ao largo da província de Fukushima, ainda indicam níveis de radiação superior a 100 becquerels por quilograma.

Nissan vai testar carro sem motorista nas estradas



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A Nissan será a primeira fabricante japonesa de automóveis a testar um veículo que não precisa de motorista nas ruas do Japão. Os testes devem ter início no final deste ano.

Técnicos da Nissan inventaram câmeras e sensores que podem avaliar as condições da estrada como um ser humano.

A Nissan espera que os carros sem motorista possam ser postos à venda em 2020.

domingo, 20 de outubro de 2013

Mais chuvas atingem a Ilha Izu Oshima, ao sul de Tóquio





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Funcionários do setor de meteorologia estão alertando os residentes da Ilha Izu Oshima, ao sul de Tóquio, para ficarem de alerta devido a uma maior precipitação de chuva na região, depois das destruições causadas pelo tufão da semana passada.

Sérias precipitações de chuva continuam na ilha no domingo. A cidade de Oshima emitiu alertas para retiradas de pessoas num total de cerca de 2 mil e 300 habitantes em 1.200 domicílios.

Na quarta-feira, sérios deslizamentos causados pelo tufão Wipha destruíram 30 moradias deixando pelo menos 27 pessoas mortas. 21 pessoas ainda estão desaparecidas.

Os funcionários afirmam que a chuva deverá continuar até segunda-feira. Eles emitem alertas em conexão com a possibilidade de ocorrência de inundações e desmoronamentos.

sábado, 19 de outubro de 2013

Astronauta japonês em testes finais para missão espacial




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O astronauta japonês Koichi Wakata está fazendo os testes finais para sua mais recente missão no espaço.

A mídia pode observar Wakata e seus dois companheiros de tripulação fazendo os testes em um centro de treinamento fora de Moscou na terça-feira.

Wakata deverá ficar na Estação Espacial Internacional por 6 meses a partir de novembro.

Ele irá servir como comandante da estação nos últimos 2 meses da expedição, se tornando o primeiro japonês a ocupar tal função.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Tem início o Festival Internacional de Cinema de Tóquio





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O Festival Internacional de Cinema de Tóquio, o maior festival de filmes da Ásia, teve início na quinta-feira. O evento ocorre todos os anos.

No evento de abertura, conhecido como "Tapete Verde", fãs de cinema vibraram ao ver atores, atrizes e diretores do Japão e de todo o mundo caminharem sobre um tapete feito de garrafas plásticas recicladas.

Trabalhos de resgate continuam na ilha de Izu Oshima



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Equipes de resgate continuam atuando na busca por 34 pessoas ainda desaparecidas na ilha de Izu Oshima, sul de Tóquio, devido à passagem do tufão Wipha.

Foram registradas 21 mortes na ilha até o momento.

O tufão trouxe para o local uma chuva de intensidade recorde na manhã de quarta-feira, causando inundações e deslizamentos de terra.

Mais de 30 casas foram destruídas.

Polícia, corpo de bombeiros e as Forças de Autodefesa do Japão atravessaram a noite trabalhando na tentativa de localizar pessoas desaparecidas. As buscam continuaram na quinta-feira.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tufão Wipha provoca destruição e mortes no Japão



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O tufão Wipha provocou chuvas e ventos fortes na região nordeste do Japão. Dezessete pessoas perderam a vida devido à poderosa tempestade. A ilha de Izu Oshima, ao sul de Tóquio, teve a maior quantidade de chuva já registrada.

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão, às 15h de quarta-feira, o tufão encontrava-se sobre o mar, ao sul da cidade de Nemuro, província de Hokkaido, no extremo norte do país, e se movia a uma velocidade de 85km/h.

A pressão atmosférica no olho da tempestade registrava 960hPa, com ventos de até 126km/h.

Em Izu Oshima, a polícia informou que os corpos de 16 pessoas foram resgatados de casas desabadas e de outros locais, além da boca de um rio transbordado.

As autoridades locais não foram capazes de localizar cerca de outros 50 moradores.

Um mulher de Tóquio, por sua vez, foi encontrada morta dentro de um rio que transbordou com a água da chuva.

A polícia procura por dois garotos desaparecidos em Kanagawa, província próxima à capital japonesa. Outra pessoa permanece desaparecida na província de Chiba, também nas proximidades de Tóquio.

O tufão Wipha causou ferimentos em 60 pessoas, em 18 províncias no Japão.

Ativistas protestam contra exercício militar conjunto dos EUA e Japão em Shiga




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Ativistas realizaram uma manifestação nas proximidades de um local da província japonesa de Shiga, onde ocorre um exercício militar conjunto entre Japão e Estados Unidos com o uso da aeronave de transporte Osprey.

Na quarta-feira, mais de 20 membros de um grupo de cidadãos se reuniram nas proximidades do campo de treinamento de Aibano, pertencente às Forças de Autodefesa do Japão.

O líder do grupo, Akio Nosaka, exortou os membros a protestarem com veemência contra o uso do Osprey, que pertence às Forças Armadas dos Estados Unidos. Nosaka afirma que a aeronave em questão é defeituosa. Ele criticou a realização das manobras com o pretexto de que as mesmas servem para aliviar o encargo sobre a província de Okinawa, que hospeda o Osprey.

Mais tarde, o grupo de ativistas marchou até um campo das Forças de Autodefesa do Japão nas proximidades.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Criador de Anpanman morre aos 94 anos






Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Morreu no domingo o desenhista japonês Takashi Yanase, criador do popular personagem infantil Anpanman, cuja série de desenhos animados faz muito sucesso dentro e fora do Japão, inclusive no Brasil. Yanase tinha 94 anos.

Anpanman foi criado para uma revista infantil em 1973, como um personagem que dava sua face feita de pão recheado de pasta doce de feijão, ou "anpan" em japonês, a pessoas com fome. O herói de bom coração é extremamente popular no Japão.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Danos são encontrados em barreiras submarinas da Usina Nuclear Fukushima 1




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A operadora da danificada Usina nuclear Fukushima 1 afirmou que foram detectadas rachaduras nas barreiras submarinas localizadas em instalações portuárias. As então chamadas barreiras de sedimentos têm como objetivo evitar a propagação de materiais radioativos.

Representantes da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), afirmaram na quinta-feira ter encontrado danos nas barreiras em forma de cortina, localizadas próximas aos canais de retenção dos reatores 5 e 6.

As barreiras de sedimentos objetivam impedir que solo contaminado, oriundo do leito do mar próximo aos reatores danificados 1, 2, 3, e 4, polua a água ainda intacta próxima aos reatores 5 e 6.

A Tepco está investigando a causa do dano. A companhia planeja realizar reparos nas barreiras uma vez que cessem as grandes ondas provocadas pela aproximação de um tufão.

domingo, 13 de outubro de 2013

Renda anual de trabalhadores do Japão cai pelo segundo ano consecutivo





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Os salários anuais de funcionários do setor privado no Japão, em 2012, sofreram uma redução pelo segundo ano consecutivo.

A Agência Nacional da Receita anunciou, na sexta-feira, que funcionários de meio período e de período integral conseguiram pouco mais de 41 mil dólares, em média, em 2012. Houve uma queda de 100 dólares em relação ao ano anterior.

Os funcionários efetivos ganharam 47 mil dólares, enquanto trabalhadores não efetivos receberam somente 17 mil dólares.

O Ministério do Interior diz que o número de funcionários não efetivos aumentou, após o fim da bolha econômica na década de 1990. Atualmente, o número desses funcionários chega a 36 por cento da mão de obra ativa no país.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Coreias do Sul e do Norte divergem sobre programa nuclear norte-coreano na ONU






Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

As Coreias do Sul e do Norte divergiram sobre o programa nuclear patrocinado por Pyongyang na Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça-feira.

O lado norte-coreano defendeu seu programa nuclear, afirmando que ele é necessário para proteger o país. Já o lado sul-coreano exigiu que Pyongyang cesse todas as suas atividades nucleares.

O representante da Coreia do Norte criticou a vizinha do sul por realizar exercícios militares de forma contínua com os Estados Unidos.

Ele afirmou que Israel também possui um programa nuclear capaz de produzir armas atômicas, e perguntou por que Washington menciona apenas a Coreia do Norte.

O representante da Coreia do Sul, por sua vez, declarou que a única reivindicação de seu país é a de que o lado norte-coreano precisa cessar todas as suas atividades nucleares em prol da estabilidade na Península Coreana.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Memorial é realizado para as vítimas do Mal de Minamata



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Delegados de uma conferência da ONU, no Japão, para a adoção de um tratado que regulamente o uso e o comércio de mercúrio, participaram de uma cerimônia em memória às vítimas do envenenamento por mercúrio.

A conferência de 3 dias da ONU para a Convenção de Minamata sobre o Mercúrio, foi aberta na Província de Kumamoto, na quarta-feira.

A convenção é designada com o nome da doença que foi causada pelo envenenamento por mercúrio industrial, na cidade de Minamata, na província japonesa, algumas décadas atrás.

Na mesma quarta-feira, funcionários de nível ministerial vindos de países que participam da conferência, participaram da cerimônia na cidade de Minamata.

Eles ofereceram preces em silêncio e depositaram flores em um cenotáfio com os nomes da vítimas do envenenamento.

Tropas dos Estados Unidos atacam militantes na África




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O governo dos Estados Unidos informou que forças americanas realizaram ataques a terroristas suspeitos em duas nações da África.

Uma autoridade dos Estados Unidos afirmou que tropas atacaram sábado uma base do grupo de militantes islâmicos al-Shabab, na Somália. Segundo a mesma fonte, o ataque teve por alvo um alto dirigente do grupo.

No mês passado, o grupo atacou um shopping em Nairóbi, capital do Quênia. O impasse com reféns deixou 67 pessoas mortas.

Já uma autoridade do Departamento americano da Defesa declarou que forças militares realizaram outra operação na Líbia, em que capturaram um alto líder da Al-Qaeda.

Abus Anas al-Liby é suspeito de envolvimento nos atentados a bomba contra as embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia, em 1998.

Afirma-se que ele estaria agora sob vigilância dos Estados Unidos em algum local fora da Líbia. Abus Anas al-Liby deverá ser transferido para os Estados Unidos e julgado no país.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Navio norte-coreano detido no Panamá será multado



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Na quinta-feira, o Panamá anunciou que vai impor uma multa de um milhão de dólares ao proprietário e ao capitão de uma embarcação norte-coreana, pelo contrabando de armas.

As autoridades panamenhas haviam detido o navio perto do Canal do Panamá em julho, quando o mesmo fazia a rota entre Cuba e a Coreia do Norte. Ocultos nos contêineres de carga do navio foram encontrados caças aéreos da era soviética e componentes de mísseis.

As autoridades acrescentaram que não vão permitir que o navio saia do Panamá até que 650 mil dólares dessa multa sejam pagos ao país.

domingo, 6 de outubro de 2013

Radiação de trítio aumenta em água subterrânea de Fukushima




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A empresa que administra a usina nuclear Fukushima 1 informa ter detectado uma crescente contaminação de trítio em um poço de monitoração perto do tanque de armazenamento em que ocorreu o vazamento de água com radiação.

Segundo a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), o nível de trítio radioativo no poço aumentou na quinta-feira para 130 mil bequeréis por litro. Trata-se de mais de duas vezes o limite estabelecido pelo governo japonês para despejo de água com radiação no mar.

O poço fica a 20 metros de distância do tanque de armazenamento do qual vazaram em agosto mais de 300 toneladas de água contaminada com elevada radiação. O nível de trítio radioativo, que era de 64 mil bequeréis por litro na terça-feira, aumentou para 97 mil bequeréis por litro na quarta-feira.

Já em outro poço, no lado sul do tanque, foram detectados 290 bequeréis por litro, com ligeira redução do nível de trítio radioativo.

sábado, 5 de outubro de 2013

Herói militar do Vietnã morre aos 102 anos



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O herói militar do Vietnã, Vo Nguyen Giap, morreu aos 102 anos, em um hospital em Hanói na sexta-feira.

Giap liderou guerrilhas na vitória contra as forças francesas na batalha de Dien Bien Phu, em 1954. A vitória levou ao fim da colonização da Indochina por parte da França. As pessoas chamavam Giap de "Napoleão Vermelho".

Quando o Vietnã foi dividido em norte e sul, ele atuou como comandante geral das forças do Vietnã do Norte, derrotando militares americanos.

Giap serviu como vice-premiê e ministro da defesa após a guerra.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Água radioativa pode estar vazando nas proximidades do reator 2 da usina nuclear Fukushima 1



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Um especialista nuclear afirmou que a água subterrânea radioativa na danificada Usina nuclear Fukshima 1 pode estar ainda fluindo em direção ao mar.

As tentativas feitas pela operadora da central geradora, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), objetivando estancar a água, não têm surtido muito efeito.

A Tepco admitiu a existência do vazamento em maio, após detectar altos níveis de radiação em parte dos poços existentes entre as instalações do reator e o mar, e também na água do porto existente em Fukushima 1.

Seiji Takeda, pesquisador-chefe da Agência de Energia Atômica do Japão, diz que os níveis de trítio radioativo em amostras d'água coletadas nos poços e no mar das proximidades sugerem que a causa seja a água subterrânea.

De acordo com Takeda, o trítio, cujas características se assemelham às do hidrogênio, movimenta-se na água e pode ser empregado para acompanhar o fluxo d'água.

O especialista lembrou que as amostras d'água coletadas nesses poços do lado da costa do reator 2 exibem altos níveis de trítio em comparação a outros poços existentes nas áreas ao redor. Os poços em questão se localizam próximos a um túnel subterrâneo, que por sua vez também se situa entre as instalações do reator e o mar.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Agência Internacional de Energia Atômica adota resolução condenando a Coreia do Norte




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, adotou uma resolução condenando o terceiro teste nuclear da Coreia do Norte em fevereiro deste ano.

Estados membros da AIEA adotaram a resolução por consenso na sexta-feira, o último dia da sessão anual na sede da AIEA em Viena.

Mais de 50 países, incluindo Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul, propuseram em conjunto a resolução.

Ela expressa profunda preocupação com o fato da Coreia do Norte ter reativado um reator nuclear experimental.

A resolução também conclama Pyongyang a interromper imediatamente todas as atividades relacionadas à área nuclear e a aceitar inspetores da agência. A equipe não consegue conduzir atividades de inspeção na Coreia do Norte desde 2009 quando foi forçada a deixar o país.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...