Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved
Sismólogos japoneses dizem que o forte terremoto que afetou a província chinesa de Sichuan no sábado tem relação com o sismo de magnitude 8 que atingiu a região 5 anos atrás.
Funcionários da Agência Meteorológica do Japão disseram que o tremor de sábado pode ter ocorrido ao longo de partes da falha de Longmenshan que não foram afetadas em 2008.
A análise demonstra que o mais recente abalo ocorreu ao sul de áreas que foram afetadas por choques secundários em 2008 e que, nas duas ocasiões, os terremotos seguiram o mesmo mecanismo.
Os sismólogos japoneses lembram que as placas Eurasiática e a Indo-Australiana se chocam na região oeste da China, o que cria forças complexas de energia.
Muitas falhas ativas na área causaram uma série de terremotos de magnitude 6 ou 7 no passado.
A agência japonesa diz que as suas descobertas demonstram que é provável que fortes choques secundários ocorram depois de grandes terremotos, como o de 2008, devido ao acúmulo de pressão.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.