cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pesquisadores japoneses desenvolvem bateria solar que pode ser entrelaçada em tecidos



Por Uehara Yuu            
Fonte:NHK World Press All Rights reserved

Pesquisadores japoneses desenvolveram uma técnica de entrelaçar minúsculas contas de células solares em tecidos.

A técnica foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Centro de Tecnologia Industrial da Província de Fukui, uma empresa têxtil da cidade de Fukui, e um fabricante que produz bateria solar em Kyoto.

Normalmente, células solares convencionais são organizadas em forma de paineis como telhados, que são planos e orientados em uma única direção para absorver raios solares.

Para superar esta limitação, os pesquisadores desenvolveram uma técnica de entrelaçar, em tecidos, pequenas contas de bateria solar de 1,2 milímetro de diâmetro.

Esta técnica poderá levar à descoberta de um método mais eficiente na geração de energia fotoelétrica.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Silabário japonês é encontrado em peças de cerâmica do século IX


Por Uehara Yuu            
Fonte:NHK World Press All Rights

A descoberta de peças de cerâmica antiga em Kyoto, no oeste do Japão, está trazendo novos esclarecimentos sobre o sistema de escrita do país.

Um total de quase 150 ideogramas em hiragana - um dos silabários da língua japonesa - estão gravados em 20 pratos e outros itens da segunda metade do século IX.

Até agora, os especialistas acreditavam que o silabário hiragana não era utilizado normalmente até o século seguinte.


Japão procura familiares de cidadãos abandonados na China durante a Segunda Guerra Mundial


Por Uehara Yuu            
Fonte:NHK World Press All Rights


O Ministério da Saúde e do Bem-Estar do Japão vai procurar os familiares de 13 japoneses deixados na China por volta do final da Segunda Guerra Mundial. Os 13 japoneses, incluindo um que foi identificado neste ano como japonês não repatriado, chegaram na quinta-feira para uma curta estada no Japão.

Durante a guerra, mais de 1 milhão e meio de japoneses viviam na China, principalmente nas regiões do nordeste. Durante os problemas após o final da guerra em 1945, muitas crianças japonesas foram deixadas para trás em território chinês. Muitos pais acreditavam que não chegariam vivos ao Japão se viajassem com crianças pequenas, e deixaram seus filhos sob os cuidados de famílias chinesas. 

Até o momento, o governo japonês reconheceu 2.830 pessoas como japoneses não repatriados, e mais de 2.550 se mudaram para o Japão. 

No Comentário de hoje, o professor Shinichi Asano, da Universidade de Kobe nos fala sobre a questão.

A busca e repatriação de japoneses deslocados pela guerra se torna cada vez mais difícil, uma vez que essas pessoas estão envelhecendo. O Comentarista diz que esses japoneses já tem 70 ou mais anos de idade. Alguns ficaram isolados por não conseguirem andar até as escolas de língua japonesa.

O governo do Japão é acusado de ter abandonado esses cidadãos 3 vezes. A primeira vez foi quando o Japão se rendeu durante a Segunda Guerra Mundial e tropas soviéticas invadiram o nordeste da China. Militares e autoridades governamentais do Japão fugiram deixando as crianças para trás. 

A segunda vez foi após a guerra, quando o governo do Japão não permitiu que os japoneses não repatriados retornassem ao país sem a existência de alguém que pudesse comprovar suas identidades.

Depois, pela terceira vez, quando o governo japonês foi negligente em oferecer apoio suficiente aos não repatriados que voltaram ao Japão a partir da década de 1980.

Em 2002, os japoneses não repatriados iniciaram um processo judicial exigindo indenização do governo. Eles alegam que as políticas do pós-guerra eram imperfeitas.

A ação levou a uma revisão, em 2007, da lei de apoio aos japoneses não repatriados. Contudo as atuais medidas de apoio não são suficientes. Muitos que fazem parte da segunda geração de não repatriados também encontram dificuldades em conseguir um emprego devido a problemas com o idioma.

Esse problema foi criado pela política do governo japonês. É uma situação diferente, em vários aspectos, dos outros estrangeiros que se mudam para o Japão. Mesmo assim os japoneses deslocados pela guerra e os imigrantes enfrentam os mesmos problemas: a barreira da língua, dificuldades em conseguir empregos e pensões após a aposentadoria.

É importante que o governo adote uma abordagem estratégica para ajudar essas pessoas a iniciar seus negócios ou encontrar empregos usando seus conhecimentos de língua estrangeira e contatos em outros países.
Esse foi o Comentário.

Homem que ficou órfão na China ao término da Segunda Guerra Mundial vem ao Japão em busca de parentes



Por Uehara Yuu            
 Fonte:NHK World Press All Rights

Um homem que se tornou órfão na China ao término da Segunda Guerra Mundial está no Japão em busca de parentes.

Na quinta-feira, o homem - cujo nome em chinês é Shi Honggao - desembarcou no aeroporto de Haneda, em Tóquio.

O governo japonês reconheceu oficialmente Shi como órfão de guerra neste ano.

Acredita-se que ele tinha 2 anos de idade ao término da guerra, em agosto de 1945. Um japonês que trabalhava numa mina de carvão em Fushun, província de Liaoning, teria deixado Shi Honggao ainda criança junto a um pai adotivo chinês.

Durante coletiva de imprensa realizada no Ministério da Saúde e Previdência Social do Japão, Shi declarou que estava feliz por vir ao país. Ele disse que quer se encontrar com seus parentes e saber mais a respeito de sua família.

O ministério publicou a foto de Shi Honggao em seu site em busca de mais informações sobre a identidade do órfão.

Shi deve permanecer no Japão até o dia 11 de dezembro. Funcionários do Ministério da Saúde e Previdência Social afirmam que vão entrevistar as pessoas que se identificarem como possíveis parentes e marcar encontros entre elas e Shi Honggao.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Governos locais do Japão permitirão que governo central faça levantamentos para escolha de lugares para depósitos radioativos



Por Uehara Yuu            
Fonte:NHK World Press All Rights reserved

Os governos locais da região nordeste do Japão concordaram em permitir, condicionalmente, que o governo central realize levantamentos para a construção de instalações temporárias de estocagem de solo contaminado com radioatividade.

O Ministério do Meio Ambiente declarou desejar construir tais instalações em 8 municipalidades da província de Fukushima, onde seria estocado o solo contaminado com radiação. Isso faz parte do trabalho de descontaminação depois da ocorrência do acidente da usina nuclear Fukushima 1 no ano passado.

Em agosto, o ministério solicitou às municipalidades que permitam a realização de levantamentos em 12 locais nas cidade de Futaba, Okuma e Naraha. Os governos locais manifestaram preocupação com a questão de segurança dessas instalações e disseram que o governo central tem de explicar totalmente a razão de ter escolhido tais locais.

O governador da província de Fukushima, Yuhei Sato, encontrou-se na cidade de Fukushima com representantes das municipalidades em questão na quarta-feira e lhes disse que deseja receber o consentimento para tais procedimentos.

Funcionários provinciais disseram que as municipalidades concordaram com a política do governador Yuhei Sato.

Premiê japonês afirma que dependência da energia nuclear vai ser o foco dos debates eleitorais


Por Uehara Yuu            
Fonte:NHK World Press All Rights reserved


O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, que também chefia o situacionista Partido Democrata, afirmou que o foco do debate na próxima eleição geral será se o país vai continuar ou não a depender da energia nuclear.

Em discurso proferido na quarta-feira em Saga, província do sudoeste do Japão, Noda fez referências aos 54 reatores nucleares existentes em território japonês e lembrou que eles abastecem cerca de 30% da energia necessária no país.

Segundo Yoshihiko Noda, a população japonesa deseja uma sociedade livre da energia nuclear. Ele crê que a população está preparada para as consequências durante e após a mudança.

O premiê japonês afirmou que o governo decidiu se esforçar ao máximo para paralisar a atividade de todos os reatores nucleares até a década de 2030.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Japão busca nova estrutura de combate ao aquecimento global na COP-18


Por Uehara Yuu          
 Fonte:NHK World Press All Rights reserved

O governo do Japão confirmou que vai ter um papel construtivo na conferência em andamento da ONU sobre mudanças climáticas.

O primeiro-ministro Yoshihiko Noda encontrou-se com o ministro do Meio Ambiente, Hiroyuki Nagahama, e com outros membros do Gabinete encarregados do tema na terça-feira.

Noda disse que o Japão vai colocar o máximo de esforço nas negociações da conferência em andamento no Catar. Também afirmou que a criação de uma estrutura justa, efetiva, com força de lei e que possa contar com a participação de todos os países é urgente.

Os ministros confirmaram que, durante o encontro, o Japão vai reforçar seu compromisso de ajudar países em desenvolvimento a lidar com o aquecimento global. Até o momento, o Japão já forneceu mais de 17 bilhões de dólares.

Relatório indica que China está interessada na exploração de recursos naturais no Ártico


Por Uehara Yuu          
 Fonte:NHK World Press All Rights reserved

Uma organização de pesquisas da Suécia informou que a China está intensificando seus esforços para assegurar a exploração de recursos naturais no Oceano Ártico.

O Instituto de Pesquisas pela Paz Internacional de Estocolmo divulgou um relatório na terça-feira com o título "Aspirações da China no Ártico".

O relatório afirma que a China está fortalecendo seus laços diplomáticos com países nórdicos da Europa, tendo em vista a importância econômica da região do Oceano Ártico.

O documento também afirma que a China está interessada tanto no uso da rota de navegação através do Oceano Ártico pelas suas embarcações como na exploração de recursos naturais na área.

O relatório da organização sueca afirma que a China está tomando uma posição de cooperação com o Conselho do Ártico, que é composto por Rússia, Canadá e outros países do Círculo Polar Ártico, para assegurar a exploração de recursos naturais na região.

fale conosco



Formulário de Contato:
Preencha os campos abaixo para entrar em contato conosco.
Não esqueça de seu e-mail para respondermos, se for necessário.
Os campos marcados com "*" são obrigatórios.


Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contato*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contato):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

Criado por [ Nippo press ]
Seu contato é muito importante para mim!
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para recebermos sua mensagem.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Emplastro pode substituir medicação oral


Por Uehara Yuu          
Fonte:NHK World Press All Rights reserved 

Algumas empresas farmacêuticas do Japão estão trabalhando num adesivo para a pele humana como alternativa à medicação oral por comprimidos.

Os ingredientes ativos dos medicamentos podem ser absorvidos pela pele. O skin patch, nome em inglês do emplastro, é aplicado como um esparadrapo nas pessoas que tem dificuldades em engolir comprimidos ou cápsulas, ou que relutam em tomar medicamento oral. Representantes das empresas dizem que os emplastros são convenientes tanto para os doentes como para as pessoas que cuidam destes pacientes.

Efeitos da parceria econômica com o Canadá


Por Uehara Yuu          
Fonte:NHK World Press All Rights reserved 

No Comentário de hoje, Hideo Kumano, economista e chefe-executivo do Instituto de Pesquisas Dai-ichi Life nos fala a respeito da importância das conversações entre o Japão e Canadá a respeito de um acordo de parceria econômica.

Hideo Kumano diz que considera muito importante que o Japão tenha dado início às conversações visando a assinatura de um acordo de parceria econômica com o Canadá. Um dos motivos é que o Canadá tem um acordo com os Estados Unidos, o Acordo de Livre Comércio Norte Americano, de sigla Nafta em inglês.

Portanto, se o Japão firmar um acordo com o Canadá, vai ter um acordo de comércio com um membro do Nafta. E isso vai aumentar o âmbito comercial do Japão por meio da estrutura de liberalização do comércio, liderada pelos Estados Unidos. Portanto, assinar um acordo de parceria econômica com o Canadá dará ao Japão uma grande oportunidade de negócios.

Quanto aos benefícios aos dois países, os principais artigos de exportação do Japão para o Canadá são os produtos industriais como automóveis e maquinários. Caso as tarifas sejam rebaixadas, isto impulsionaria as exportações japonesas de carros e maquinários ao Canadá. Um dos méritos para o Canadá seria uma esperada alta na exportação de combustível, produtos agrícolas e outros ítens fundamentais de exportação do Canadá para o Japão. 

Uma estimativa do Ministério da Economia e Comércio do Japão indica que o efeito econômico da assinatura de um acordo de parceria econômica com o Canadá seria de um valor entre 4,2 e 4,7 bilhões de dólares, cifra que representa cerca de 0,08% do Produto Interno Bruto japonês.

Os representantes nas conversações para o acordo de parceria econômica podem negociar cada produto de forma individual. Durante as conversações, o Japão e o Canadá podem apresentar diversas condições para as reduções de tarifas. O Japão pode pedir que o arroz, laticíneos, ovos e carne de frango, não sejam sujeitos a cortes de tarifas. O Canadá também pode apresentar os produtos que deseja excluir dos cortes. 

Além das conversações de parceria econômica com o Canadá, o Japão vai iniciar negociações de livre-comércio com a Coreia do Sul e a China. No passado, as negociações de parceria econômica costumavam se prolongar por 3 a 5 anos até serem concluídas. Muitas nações da Ásia tentam formar alianças comerciais a fim de impulsionar as exportações. Se a negociação sobre as áreas a proteger levar tempo demais, o Japão acabará ficando para trás. Portanto, o Japão precisa garantir que vai agilizar suas decisões nestas negociações.

Este foi o Comentário.

Companhia japonesa pede autorização para aumentar a conta de luz


Por Uehara Yuu          
Fonte:NHK World Press All Rights reserved 


Uma companhia de energia elétrica que abastece a região oeste do Japão solicitou ao governo nacional que aprove um aumento médio de 11,88% na tarifa que cobra de domicílios. Argumenta ser necessário cobrir gastos resultantes da suspensão do funcionamento de usinas nucleares.

O presidente da Companhia de Energia Elétrica de Kansai, Makoto Yagi, entregou segunda-feira o pedido à Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão. A empresa planeja reajustar a tarifa a partir de abril.

Yagi explicou à agência que a sua empresa também analisa um possível aumento médio de 19%, a partir de abril, na tarifa que cobra de empresas com grande consumo de eletricidade. O esquema tarifário para grandes usuários está liberado e não exige aprovação do governo.

Yagi afirmou que a sua empresa esforça-se para racionalizar a administração, mas não lhe resta alternativa além de repassar aos usuários os custos crescentes do combustível que utiliza em usinas termoelétricas.

Todas as usinas nucleares do Japão suspenderam a sua operação para inspeções de segurança após o acidente de Fukushima, no ano passado. Desde então, voltaram a funcionar apenas dois reatores, ambos pertencentes à Companhia de Energia Elétrica de Kansai.

Se for aprovado, o reajuste para os domicílios será o primeiro aumento de monta nas tarifas da empresa em 33 anos.

sábado, 24 de novembro de 2012

Japão e AIEA irão presidir conferência sobre segurança nas usinas nucleares


Por Uehara Yuu         
Fonte:NHK World Press All Rights reserved


O governo japonês e a Agência Internacional de Energia Atômica vão presidir em conjunto uma conferência mundial sobre a segurança nas usinas nucleares no próximo mês.

Ministros e especialistas de mais de 30 países vão se reunir na província de Fukushima a partir do dia 15 de dezembro. No encontro de 3 dias, será discutida uma maneira de aplicar na prática a experiência obtida com o acidente nuclear em Fukushima.

Autoridades do governo japonês vão enfatizar a importância da precisão e transparência no compartilhamento de informações por ocasião da ocorrência de um acidente. Elas vão ressaltar também a necessidade de estabelecer uma maneira de proteger da radiação os moradores das proximidades.

As autoridades japonesas irão solicitar a cooperação da comunidade internacional para melhorar a tecnologia para a remoção de substâncias radioativas e o desmantelamento de reatores nucleares

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mais militares americanos posicionados no Japão são detidos por crimes


Por Uehara Yuu         
Fonte:NHK World Press All Rights reserved 

Todos os servidores militares americanos posicionados no Japão se tornaram obrigados a cumprir o toque de recolher a partir das 23 horas às 5 horas do dia seguinte, após a ocorrência do caso em que dois trabalhadores da base estupraram uma mulher em Okinawa, no mês de outubro passado. Contudo, crimes atribuídos ao pessoal das forças armadas americanas continuam sendo relatados.

Dois militares americanos foram detidos na sexta-feira. Um fuzileiro naval de 27 anos foi preso em Okinawa na sexta-feira, de manhã, por estar dirigindo embriagado.

A polícia diz que o Sargento Luiz Fernandez da Base Aérea de Futenma bateu seu veículo em um outro que estava parado no sinal vermelho.

Policiais que foram ao local detectaram teor de álcool em nível superior ao limite permitido legalmente.

Em um outro caso, foi detido o fuzileiro naval de terceira classe, Oscar Hayes Wiygul, que é membro tripulante do porta-aviões George Washington, na Base Naval de Yokosuka. Ele é acusado de ter se despido em um café especializado em revistas de histórias em quadrinhos. A polícia diz que Wiygul estava embriagado quando entrou no estabelecimento com um amigo.

Autoridades do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão fizeram protestos à embaixada americana após cada incidente.


Capivaras aproveitam águas termais para fugir do frio do Japão


Por Uehara Yuu       
 Fonte:NHK World Press All Rights reserved 

Um parque temático natural, a sudoeste de Tóquio, comemorou os 30 anos desde que começou a oferecer banho de águas termais ao ar livre a seus roedores gigantes chamados capivaras. 

Há 10 capivaras no parque, localizado na cidade de Ito. O animal é conhecido como o maior roedor do mundo, e é natural da América do Sul. Todos os anos, no inverno, o parque oferece um banho de águas termais ao ar livre, devido ao frio que prevalece nesta época do ano no Japão.

As águas termais deste ano foram inauguradas após uma cerimônia. Os filhotes que nasceram em agosto nadaram na água, para a alegria dos visitantes.

Os roedores poderão aproveitar as águas termais ao ar livre até o início de abril.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Japão desenvolve nova regulação para retirada forçada da população em caso de acidente nuclear



Por Uehara Yuu       
Fonte:NHK World Press All Rights reserved 
O órgão regulador nuclear do Japão começou a desenvolver um novo conjunto de padrões de emissão de ordens do governo para a retirada forçada da população em caso de acidente nuclear.

A Autoridade Reguladora Nuclear realizou uma reunião do painel de especialistas na quinta-feira como parte do primeiro passo nos esforços para esboçar novos padrões até o fim do ano. Também está sob revisão o momento em que se deve instruir as pessoas a tomarem tabletes de iodo como forma de prevenir danos à tireoide.

Os especialistas que participam da reunião confirmaram que o Japão adotará os padrões estabelecidos pela Agência de Energia Atômica como um guia para desenvolver seus próprios padrões. Eles afirmam que os padrões serão baseados na situação dos reatores e nos dados de monitoração da quantidade de radiação liberada.

Rússia busca cooperação médica com o Japão


Por Uehara Yuu      
fonte:NHK World Press All Rights reserved

A ministra da Saúde da Rússia disse esperar a concretização da cooperação médica com o Japão no extremo leste da Rússia.

Veronika Skvortsova esteve no Japão na quarta-feira para uma reunião que visava promover a cooperação econômica entre os dois países.

Em uma entrevista com a NHK, Skvortsova apresentou um plano para construir um laboratório em Vladivostok voltado ao tratamento de câncer com radioterapia. O plano é parte dos esforços para melhorar o sistema de saúde da região.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Japão e Rússia oferecem treinamento sobre narcóticos a policiais afegãos


Por Uehara Yuu     
 fonte:NHK World Press All Rights reserved

A polícia afegã passou por um treinamento com vistas à erradicação de drogas ilegais no país, como parte de um programa que tem o apoio do Japão e da Rússia.

Dezessete agentes afegãos da área de narcóticos participaram de um treinamento em Moscou na terça-feira.

O Japão e a Rússia concordaram, em 2009, em cooperar para ajudar o Afeganistão a eliminar a produção de drogas.

A papoula produzida no país é utilizada para a fabricação de grandes quantidades de ópio, que é processado e transformado em heroína. A heroína produzida é, então, comercializada em todo o planeta, incluindo a Rússia. O comércio de drogas ajuda a financiar os insurgentes talibãs no Afeganistão.

Durante o treinamento, uma autoridade do centro de controle de narcóticos do Ministério da Saúde do Japão fez uma palestra, em que tratou de diferentes tipos de drogas, seus componentes e rotas de distribuição. Também mostrou imagens de uma apreensão de maconha que era produzida em uma casa particular no Japão.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Japão oferece ajuda de 1,2 milhão de dólares ao Haiti


Por Uehara Yuu     
fonte:NHK World Press All Rights reserved

O governo japonês decidiu prover uma concessão de 1,2 milhão de dólares na forma de ajuda ao Haiti, no Caribe, que foi atingido por um terremoto de grandes proporções em 2010 e um furacão recentemente.

Mais de 200.000 haitianos foram mortos pelo terremoto em 2010. No mês passado, o país foi atingido pelo Furacão Sandy, que causou enchentes e deslizamentos. Muitas pessoas ainda estão em abrigos.

As Nações Unidas estão pedindo assistência da comunidade internacional.

O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Koichiro Gemba, disse que a ajuda vai ser usada pra garantir água potável, reconstruir poços danificados e distribuir suplementos alimentares a crianças.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Autoridade de Okinawa apresenta protesto contra militares dos Estados Unidos


Por Uehara Yuu    
fonte:NHK World Press All Rights reserved

Um representante da província de Okinawa, encarregado das questões referentes às bases dos Estados Unidos, pediu que os militares americanos confirmem que suas tropas estão respeitando um toque de recolher imposto no mês passado após um incidente envolvendo seus membros.

Ken Kohagura visitou uma base local americana e o Consulado Geral dos Estados Unidos na cidade de Naha na segunda-feira, para apresentar um protesto após um fuzileiro naval ter sido preso um dia antes sob suspeita de invasão de domicílio.

No Camp Zukeran, um oficial encarregado dos assuntos políticos e internacionais, pediu desculpas pelo incidente.

O oficial disse que os fuzileiros navais irão cooperar com a polícia e garantir que incidentes similares não voltem a acontecer.

Um mês atrás, os militares dos Estados Unidos introduziram um toque de recolher para todos os membros no Japão entre as 11 da noite e 5 da manhã. A medida foi imposta após dois militares terem sido presos sob suspeita de estuprar uma japonesa na província de Okinawa.

Astronauta japonês retorna ao planeta Terra


Por Uehara Yuu   
fonte:NHK World Press All Rights reserved

O astronauta japonês Akihiko Hoshide, que estava na Estação Espacial Internacional, retornou à Terra na segunda-feira, junto com astronautas dos Estados Unidos e da Rússia.

Durante o período de 4 meses de estada na estação espacial, Hoshide fez 3 caminhadas fora da estação, num total de 21 horas e 23 minutos, número que ultrapassa o de outros astronautas japoneses.

domingo, 18 de novembro de 2012

Fuzileiro naval americano é preso por invasão de propriedade em Okinawa



Por Uehara Yuu  
fonte:NHK World Press All Rights reserved  

Um fuzileiro naval americano foi preso sob a acusação de invadir uma propriedade privada na Província de Okinawa, do sudoeste do Japão. O militar nega a acusação com o argumento de que havia sido convidado por uma mulher a ingressar na propriedade.

O primeiro-tenente Thomas Chanquet, de 24 anos, foi preso no quarto andar de um edifício da cidade de Naha por volta das 7h30 de domingo. Ele pertence à Base Aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos posicionado na mesma província.

Policiais japoneses o prenderam depois de receber uma ligação de emergência da mulher. Ela declarou que Chanquet ingressou abruptamente no apartamento e foi dormir no quarto de um amigo dela, que naquele momento não se encontrava na moradia. A mulher e seu amigo disseram desconhecer Chanquet.

Segundo a polícia, um teste com bafômetro comprovou a ingestão de bebida alcoólica por Chanquet, que por sua vez admitiu ter bebido em vários locais na noite de sábado.

As Forças Armadas americanas em Okinawa impuseram um toque de recolher para as tropas posicionadas na província que vigora entre as 23 horas e as 5 horas. A medida foi adotada depois da prisão de dois militares sob a acusação de abuso sexual a uma japonesa em meados de outubro na mesma província.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Grupo japonês cria músculos cardíacos de alta pureza a partir de células iPS

Por Uehara Yuu 
fonte:NHK World Press All Rights reserved 


Um grupo japonês liderado pelo professor da Universidade Keio, Keiichi Fukuda, desenvolveu uma nova tecnologia para produzir células de músculos cardíacos de alta pureza a partir de células-tronco pluripotentes induzidas, conhecidas como iPS.

O método, que envolve uma simples mudança em culturas, deve ajudar a criar células de músculos cardíacos de uma maneira mais eficiente e a um custo reduzido.

O professor Fukuda diz que seu método pode representar um grande passo para a medicina regenerativa cardíaca.

cotação dolar






Por Uehara Yuu 
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
07/11/2016

No mercado de câmbio de Tóquio, o dólar registrou alta diante do iene na segunda-feira à tarde.
Às 17 horas, na capital japonesa, a moeda americana foi negociada entre 104,43 e 104,45 ienes, com avanço de 1,20 iene em relação à cotação de fechamento de sexta-feira.






quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Japão e Coreia do Norte negociam questão de sequestros de japoneses por agentes de Pyongyang

Por Uehara Yuu Fonte:NHK World Press all rights reserved Durante negociações em andamento na Mongólia, o Japão pretende conclamar a Coreia do Norte a trabalhar para uma solução em breve da questão dos sequetros de cidadãos japoneses por agentes norte-coreanos. Altos representantes de ambos os governos iniciaram 2 dias de conversações em Ulan Bator, capital da Mongólia, na quinta-feira. O chefe da divisão para Assuntos da Ásia e Oceania da Chancelaria Japonesa, Shinsuke Sugiyama e o embaixador norte-coreano para a normalização dos laços com o Japão, Song Il Ho, participam do encontro

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ONU aprova uma contínua análise da radiação causada pelo acidente da usina nuclear japonesa de Fukushima

Por Uehara Yuu Fonte:NHK World Press all rights reserved
A Assembleia Geral da ONU endossou a continuação de pesquisa sobre os efeitos da exposição à radiação relacionada com o desastre nuclear da usina nuclear japonesa de Fukushima em 2011.

Um painel da assembleia adotou, por unanimidade, na terça-feira, uma resolução que endossa a pesquisa promovida por um comitê científico da ONU.

A resolução manifesta preocupação com os potenciais efeitos danosos de radiação e pede a elaboração de um relatório sobre as constatações até o terceiro trimestre do ano que vem.

A resolução foi adotada depois que um painel, cujos membros se reuniram em Nova York, ouviram um informe do presidente do Comitê Científico sobre Efeitos da Radiação Atômica, Wolfgang Weiss. Ele falou de Viena através de vídeo.

Weiss disse que uma análise preliminar constatou não existirem efeitos contra a saúde em investigações feitas em algo como 20 mil pessoas, incluindo trabalhadores da danificada usina nuclear Fukushima 1.

Contudo, Weiss disse que uma pesquisa contínua é necessária, porque 170 pessoas receberam doses de radiação superiores a 100 milisieverts, o nível limite de aumentados riscos de contração de câncer.

Desde o mês de maio do ano passado, o comitê analisou dados providos pelo governo japonês sobre trabalhadores da usina e outras pessoas que foram expostas à radiação.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Japão planeja criar mercado de futuros de gás natural liquefeito



Por Uehara Yuu                     
Fonte:NHK World Press all rights reserved

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão planeja criar o primeiro mercado de futuros de gás natural liquefeito até março de 2014.

A demanda doméstica por gás natural liquefeito elevou-se depois que as operações de usinas nucleares japonesas foram paralisadas em seguida ao acidente na usina Fukushima 1 no ano passado. Isso levou a um crescimento das importações do produto. No entanto, o gás natural liquefeito tem sido comercializado a preços mais altos, já que está atrelado aos preços do petróleo bruto, que continuam elevados.

O ministério espera que, no planejado mercado de futuros, o gás natural liquefeito seja comercializado a preços que correspondem à real situação de oferta e demanda.

domingo, 11 de novembro de 2012

Pessoas fazem preces em memórias de vítimas da catástrofe no Japão


Por Uehara Yuu                     
Fonte:NHK World Press 

Na região nordeste do Japão, pessoas fizeram preces em memória das vítimas do megaterremoto seguido de tsunami que há um ano e oito meses assolou a região.

Domingo, em Kesennuma, cidade da Província de Miyagi, várias pessoas depositavam flores sobre um tablado montado em frente a uma grande embarcação pesqueira que foi lançada do mar à praia pelo tsunami. Algumas delas viajaram ao local desde fora da província.

Um visitante da Província de Ibaraki disse ter se conscientizado dos desafios enfrentados pelos habitantes das áreas afetadas. Manifestou o desejo de que o governo japonês se esforce mais para realizar a reconstrução. Outro visitante, vindo de Yokohama, declarou que as reivindicações dos habitantes locais deveriam ser atendidas nesta fase de reconstrução.


Pai Nosso (em Japonês)

Shu no inori

Ten ni orareru watashitati no Titi yo
Mina ga sei to saremassu you ni
Mikuni ga kimassu you ni
Mikokoro ga ten ni okona wareru toori
Chichi ni mo okonawaremassuyouni.

Watashi tati no higoto no kate wo
Kyou mo oatae kudasai.
Watashi tati no tsumi wo oyurushi kudasai
Watashi tati mo hito wo yurushimassu
Watashi tati wo yuuwaku ni otiirasezu
Aku kara osukui kudasai.
Amen




sábado, 10 de novembro de 2012

China irá se tornar a maior economia do mundo em 4 anos




Por Uehara Yuu                                 
Fonte:NHK World Press 

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico divulgou um relatório sobre os rumos das 42 principais economias do mundo até 2060.

Segundo o documento divulgado na sexta-feira, a China deve tomar o lugar dos Estados Unidos e se tornar a maior economia do mundo já em 2016. O Produto Interno Bruto da China representará 28 por cento da economia mundial em 2060, e o da Índia, 18 por cento. A previsão é de que os dois países, juntos, se tornem economias maiores do que a soma de 34 países da organização.

Já o Japão deve representar 3 por cento da economia mundial em 2060, sofrendo uma queda em relação aos 7 por cento do ano anterior, devido à sua sociedade em envelhecimento.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Índia aprova exportação de metais terras raras ao Japão



Por Uehara Yuu                               
 Fonte:NHK World Press
O governo indiano aprovou oficialmente, na quinta-feira, um projeto para exportar metais terras raras ao Japão, em antecipação à visita do premiê Manmohan Singh ao país, programada para a próxima semana.

A empresa japonesa de comércio exterior, Toyota Tsusho, e uma firma estatal indiana vêm trabalhando em um plano para o refinamento de metais terras raras na Índia para posterior exportação ao Japão.

Fontes próximas à realização do projeto afirmam que uma operação teste será realizada, no próximo mês, na fábrica no estado de Andhra Pradesh, ao sul do país. A exportação ao Japão terá início já no próximo ano.

Se tudo der certo, a fábrica irá produzir cerca de 2.500 toneladas de metais anualmente, equivalente a aproximadamente 10 por cento do total de importação pelo Japão.

O Japão está tentando reduzir sua dependência na China, uma grande fornecedora de metais desse tipo, uma vez que o país vem restringindo as exportações nos últimos anos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pesquisa japonesa indica que desempenho das pessoas melhora com elogios




Por Uehara Yuu                               
Fonte:NHK World Press

Pesquisadores japoneses afirmam que os resultados de uma experiência indicam que o desempenho das pessoas melhora caso elas recebam uma resposta positiva.

Na experiência conduzida por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Nagoya, 48 voluntários destros foram instruídos a digitar cinco números com a mão esquerda o máximo de vezes possível durante um período de 30 segundos.

Após repetirem o processo por doze vezes, eles foram divididos em três grupos. Os que ficaram no primeiro grupo receberam elogios por seu desempenho. Já os que ficaram no segundo grupo foram obrigados a ver outros voluntários sendo elogiados. Os que ficaram no terceiro grupo receberam apenas os resultados referentes ao seu desempenho.

O resultado do primeiro grupo apresentou uma melhora de 20%, após os voluntários realizarem a mesma tarefa no dia seguinte. Já os dois grupos restantes registraram um progresso de somente 14%.

Segundo o pesquisador-chefe Satoshi Tanaka, os resultados confirmam cientificamente que a resposta positiva encoraja as pessoas a melhorarem. Ele afirma que seu grupo de pesquisa quer encontrar meios efetivos para o uso de respostas positivas na área da educação e em programas de reabilitação para pessoas que se recuperam de AVC e outras doenças.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...